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Euro 7 dita o fim dos carros pequenos e baratos… e das caixas de velocidades manuais

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Rambo says:

    Trotinetes para todos os que não conseguirem comprar um carro, grande potente e elétrico.

  2. B@rão Vermelho says:

    Eu pessoalmente gosto de colocar mudanças, mas, não me choca em nada os carros passarem todos para caixa automática, apenas tenho pena que assim seja.
    Choca-me mais acabar com os carros “baratos”, lá vai a classe média e classe baixa perder mais uma “regalia”, ou pior vamos perlongar ainda mais a vida de carros que são pouco amigos do ambiente.
    E mais uma vez lá ficam de fora os passeios em barcos cruzeiro e viagens em aviões privados , isto não deve de poluir nada só o carrito do Zé das Iscas é que mata o planeta.
    Podem dizer que não fazia assim tanta a diferença acabar com os voos privados e os cruzeiros, ok, mas é o principio, assim até parece que querem mesmo acentuar as diferenças entre classes ainda mais.

    • AlexS says:

      O ódio á vida dos outros. O desejo de tornar os outros infelizes.
      É o que está por detrás desta falta de empatia?
      As outras pessoas não têm vontade, gostos?

      Posso dar alternativas igualmente odiosas:
      Que tal acabarmos com o futebol internacional e por exemplo clubes só jogam entre eles se a distância não for mais de 100km
      Acabarmos com o cinema e com ecrans de mais de 14 polegadas?

      Isto para o cientismo em vigor no qual cada tempestade do século X seria considerada hoje Mudança Climatica provocada pelos Humanos o que mostra bem a qualidade da ciência e dos “cientistas”.

    • Atento says:

      E os aviões comerciais, esses poluem e não é pouco. O lobby desses não fala!

      • B@rão Vermelho says:

        Poluem, mas por norma vão cheios, é diferente de ir só com um carcamanho lá dentro , se achas que é igual, e justificável, é contigo, para mim, não é, e estas a falar com alguém que adora viajar

    • Koloth says:

      Está longe de ser uma regalia, é uma forma de sobrevivência para quem vive longe dos centros urbanos e onde conseguiu habitação para o seu orçamento.

  3. Realista says:

    Não concordo com esta medida pois os carros pequenos e baratos são mais essenciais que qualquer veículo elétrico de grande tamanho.

    Seria preferível que todos os veículos acima de 60kW (80cv) de potência fossem obrigados a ter caixa automática ou outro tipo de impedimento do que isto.

  4. Fusion says:

    É só de mim ou estamos a regredir por causa das fantasias da sustentabilidade?

    • Pedro says:

      Portanto o mundo ser maus sustentavel é regredir ahah

    • JL says:

      Não tem nada a ver com a sustentabilidade, muito gostam de usar os argumentos errados para culpar outros factos.

      Basta ler o texto, para redução de emissões.

    • Realista says:

      É só de ti.

      Porque desde os anos 80/90 têm se vindo a requerer cada vez mais características de segurança e também de menor impacto ambiental e isso tem feito os veículos cada vez mais caros, maiores e mais pesados.

      Por exemplo um Renault 5 de 1996 nunca poderia ser vendido em 2004 porque não possui, por exemplo, travagem ABS que passou a ser obrigatório para todos os veículos de passageiros novos que fossem vendidos na UE.

      Aliás, são as sucessivas introduções de requerimentos que muitas vezes ditam o fim de modelos automóveis que até têm sucesso pois a plataforma em que foram construidos já não aguenta adicionar novas modificações, forçando as marcas a ditar o fim do modelo (ou a fazer grandes alterações).

      • Realista says:

        Mais:

        As normas EURO foram criadas em 1992 para regular as emissões dos motores a combustão precisamente por causa do problema dos combustíveis com chumbo.

        É que a introdução do chumbo nos combustíveis foi um dos piores desastres ambientais de sempre e foi largamente utilizada durante décadas e só deixou de ser utilizado no mundo em 2021.

        https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/comunicado-de-imprensa/era-da-gasolina-com-chumbo-chega-ao-fim-eliminando

        Todas as normas seguintes Euro 2, 3, 4, 5, 6 e agora 7 foram criadas com vista à redução das emissões.

        E se continuas a achar que estamos a regredir é não ter conhecimento do que se passa.

        • Koloth says:

          A questão é suprimir por decreto uma tecnologia por outra com o dobro do preço e esperar que todos se adaptem alegremente de um momento para o outro. A questão é suprimir 20% dos empregos na europa e esperar que esses desempregados fiquem sorridentes com o meio ambiente. Porque os eléctricos serão maioritáriamente produzidos na china e aí não existe lugar para empregados europeus! A questão é manter sucatas em circulação “ad eternum” porque não existe dinheiro para comprar eléctricos , que por sua vez serão apenas para os ricos, e esperar que essas sucatas beneficiem o meio ambiente!

      • GM says:

        Em 96 já não havia R5 (novos). Já estávamos na fase do Clio, e nessa altura já de injecção.

    • Paulo Silva says:

      Quem é o fantasista aqui ?

    • Abilio Martinho says:

      Alguem está a decidir tudo por ti. A dcidir como vai ser a economia nos próxximos anos. A evolução que é no sentido de acabar com a mobilidade individual. Onde atacar? Onde é mais fácil. quem quiser carro vai ter pagar.( vamos ver como controlam os chineses). O Staline e o Mao fizeram o mesmo. O Estado decide o que é preciso produzir e que as pessoas devem consumir. O problema é que ninguém consegue controlar todos os factores de produção ou consumo. Trata-se portanto de uma experiencia social. No passado, á esquerda e á direita, as experiencias sociais resutaram em desgraças. Vão ter de meter travão ao que anunciam. A euro 7 já está a cair. è ver as posições da Alemanha, Itália, etc

    • Stormbringer says:

      Já somos 2 com a mesma opinião

  5. Filipeb says:

    Tinha a ideia que as caixas automáticas gastavam um pouco mais de combustível que as manuais. Tenho de ver isso…
    E caixas manuais nos eléctricos para mim não faz muito sentido. Das coisas que mais gosto ao conduzir um eléctrico é o arranque sem mudanças. O carro parece uma flecha, e estou a falar de um simples e208. Muito fluido, silencioso, e sem pausas na marcha. Nunca mais vi os carros a combustão da mesma maneira depois disso e continuo a conduzi-los.

  6. Vagueante says:

    O problema das caixas automáricas é a manutenção e respectivos custos (pelo menos em algumas marcas), Num classe A, a diferença na revisão dos 50/60K são uma adição de 250€, para substituição dos oleos e afis + MO, etc.
    Acabam os carrro baratos e os que se vendem serão ainda mais caros..
    Anda uma frase por aí qu eé mais ou menos isto “You’ll own nothing and you’ll be happy”
    Cada vez mais as classes baixas terão oportunidade de melhorar, evoluir e possuir algo, novos tempos….

  7. FF says:

    Vendo cavalos movidos a palha. Alguém interessado?

  8. Jota says:

    Paga Zé Povinho!

  9. Rui says:

    Isto será uma não questão, quando se chegar a 2035 já ninguém compra carros a combustão a alguns anos, será possível ter elétricos citadinos provavelmente por 15 mil euros ou mesmo menos é segmento c estará pouco acima dos 20/25 mil.

  10. João says:

    Trabalho meus meninos… muito trabalho… E muito investimento inicial! Estes senhores querem enganar quem? Os carros pequenos vão desaparecer? Fantasias para enganar os consumidores. Está na hora de apertar com eles… Não há eléctricos super pequenos a circular? Até existe uma empresa portuguesa a trabalhar nesse tipo de veículos. Os problemas são mais fundamentais… O que fazer com as baterias? O que fazer com a quantidade plástico de uso único cada vez maior nos carros? As pessoas estão se nas tintas se os carros são grandes ou pequenos, se têm mudanças automáticas ou não, se não existirem condições ambientais para se sobreviver. A industria precisa de reinventar-se rapidamente… E precisa de um puxão grande, queixarem-se menos e trabalhar mais! Os líderes e os acionistas precisão de justificar os rendimentos por eles aferidos ao longo dos anos, com atitudes concretas e responsáveis… O dinheiro que investem a nível comercial para criar a necessidade nas pessoas de ter um SUV ou um outro qualquer “tanque”, tem que ser canalizado para a criação de outro tipo de necessidade.

  11. JL says:

    E novidades ? Não é assim há 32 ou 33 anos ? Desde que foram implementadas estas normas ?

  12. Sergio says:

    É guardar o Mustang de 1969 e meia duzia de peças, para a malta de 2035 ver como se deve fazer carros

    • JL says:

      Ou como não se deve fazer carros, já hoje chega.

    • Realista says:

      Eu vejo muitas semelhanças no mercado automóvel com o mercado dos relógios mecânicos, que apesar de terem sido ultrapassados tecnologicamente pelos relógios de quartzo e mais tarde pelo silício, o seu mecanismo continua a impressiona qualquer amante de relógios.

      No entanto objetos do passado não são nada práticos de utilizar no dia-a-dia e convém não serem usados porque a mão de obra especializada para os reparar vai começar a ser cada vez menor e consequentemente mais cara, pelo que esses equipamentos vão ficar guardados para serem só utilizados em ocasiões especiais e dessa forma manterem o valor.

      Aliás, podes dizer o mesmo de um Rolex de 1963 que é “para a malta de 2023” ver como se fazem relógios. Mas o certo é que usar um Rolex Daytona de 1963 diariamente para além de lhe faltar funções não é nada pratico. Não estranhes por isso que a maior marca de relógios da atualidade e por uma grande margem seja a Apple…

      • Sergio says:

        Como é obvio estava a ser irónico, mas bem que gostava de ter o tal Mustang.
        Percebo a analogia aos relógios, mas a Apple nem se quer faz relógios.. produz relógios inteligentes, são coisas bem diferentes.
        É verdade que já vende em unidades mais que toda a industria suiça, mas se fores a um casamento ou cerimonio e tiveres o mínimo de noção, não vais com um apple watch.. vais buscar o rolex que compraste há 20 anos e que dava para 10 apple watchs

        Venha daí os elétricos que fazem falta, mas com sustentação e sem extremismos .. porque as estradas para os carros circularem tambem nao se fizeram em pouco tempo.

        • Realista says:

          Um relógio de sala é que um relógio, um relógio de pulso é qualquer dispositivo que te dê as horas e que esteja… no teu pulso.

          Chamar smartwach é só uma distinção porque têm mais funções que um relógio tradicional da mesma forma que se refere que os relógios mecânicos possuem “x complicações” para se referir às funções extra que possuem (como calendário, etc).

          Ou se quiseres outra analogia, podes usar os telemóveis. A função principal é de fazer chamadas e não é por ser um smartphone que deixa de ser um telemóvel… aliás se perder essa função passa a ser um PDA ou outro dispositivo qualquer.

          Assim a Apple fabrica relógios da mesma forma que também a Casio ou a Swatch também fabricam relógios. Alias o relógio mais vendido do mundo de sempre são os Casio G-Shock ou vais dizer também que porque não é mecânico não é um relógio? Claro que não… um G-Shock é um relógio na mesma apesar de ser eletrónico.

          E o exemplo que deste é exatamente o que referi:

          Um casamento é uma ocasião especial e não é um evento do dia-a-dia 🙂

          Assim os carros a combustão o mais provável é terem a sua utilização para este tipo de eventos – ou aqueles convívios/passeios de fim de semana.

  13. joao ratao says:

    O “verde” gera muito lobby. Desde que começaram a perceber isso que é tudo cada vez mais caro, em prol (supostamente) dos ursos polares. Sou a favor de um planeta mais limpo e tal, e acho isso tudo bem; Mas acho muito mau a tendência cada vez maior de tudo estar exponencialmente mais caro.
    A mudança de paradigma só se irá dar quando o “verde” for mais barato, e nunca o contrário.

  14. Duarte says:

    Um futuro mais sustentável….para a China e para os EUA.
    Não admira que os usados estejam cada vez mais caros!

  15. says:

    Os chineses riram-se com essa da sustentabilidade. Pesquisem sobre o que têm feito a muitos carros da marca BYD.
    Quando começarem a “perder liberdades” por causa destas normas, talvez acordem

  16. KeybordWarrior says:

    Pessoal as eleções europeias vêm aí, não votem não e depois queixem-se.

  17. Bruno says:

    Vamos voltar ao tempo de um carro por família …

  18. naomalembro says:

    O fim dos carros de entrada de gama é papão da indústria. Está provado com Dácia Spring que dá para ter carros elétricos de baixo preço. Montem fábricas totalmente automatizadas a laborar 24/7/365 e verão como se baixam preços (ou sobem margens).

  19. Júlio Costa says:

    Portanto, um futuro mais sustentável, acabar com o motor a combustão… Entretanto descobriu-se um cemitério de elétricos na China… Hipocrisia está em alta neste mundo

  20. Miguel says:

    Bora lá ajudar o ambiente, com carros grandes caros e eléctricos 😀

  21. Júlio Costa says:

    Verdade, o país que está a dominar o mercado de elétricos temos um bom futuro…

  22. Júlio Costa says:

    Também não disse que não precisam, mas estão a ir o que coloca a sustentabilidade em causa…

    • JL says:

      A sustentabilidade não se coloca em causa devido às más ações de uma ou de outra empresa, desde quando os maus exemplos isolados põem em causa todo um processo global ?

      • Júlio Costa says:

        Acho que são essas mesmas empresas que têm um fator fundamental na sustentabilidade, assim como a indústria, se não esqueçamos toda a tecnologia de hoje e processos evolutivos e voltemos aos pré industriais. Não podemos dramatizar com casos isolados, isso concordo, contudo não devemos desvalorizar também quando um caso isolado poderá ser uma bolha a rebentar no futuro.

  23. palerma says:

    Os atrasadinhos mentais que andam a esvaziar os pneus de suvs estão desejosos que cheguem o Euro7 com tantos carros enormes para esvaziar os pneus!

  24. Hugo Nabais says:

    “há mesmo planos para que toda a frota de carros venha a prescindir de mudanças manuais. Isto para os carros desportivos mais populares poderá vir a ser um grande problema, face às expectativas dos consumidores. ”

    Não percebi minimamente este vosso comentário! Hoje em dia grande parte dos despotivos e menos hypercarros são de caixa automática!

  25. Joao says:

    Os carros a pilhas são mais sustentaveis em que aspecto?

    • JL says:

      Em nenhuns, mas são um pouco melhores que os a gasolina, perdem por muitos pontos para os BEV, por isso mesmo não se venderem cá, e no mundo poucas unidades se vendem, na Europa no ano de 2022, apenas 77.

  26. pdsermqq says:

    RIP fun.

    Chacolateiras EV SUVs em todo o lado. Que tristeza de mundo.

  27. Tuga says:

    Está correcto. O tuga gosta dos carros alemães para fazer travessias durante as cheias, aqueles audis/bmws/Mercedes que possuem motores do “outro mundo” (que não franceses ou nipónicos) e resistem a tudo. Agora, carros de gama baixa para o tuga com baixos rendimentos mas com status quo? Não, obrigado!

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