Milhares de carros da Citroën, DS e Peugeot com problemas e risco elevado de incêndio
Não são anormais os problemas com os carros e um novo foi agora anunciado em 4 modelos que circulam na Europa. Afeta a Citroën, DS e Peugeot e coloca vários milhares de carros em risco de incêndio, tudo por um problema associado à bateria.
Risco de incêndio grave em 4 modelos
Foi através do Safety Gate, o sistema de alerta rápido da União Europeia para produtos perigosos não alimentícios, antes conhecido como RAPEX, que o alerta chegou. Este coloca em destaque um novo problema que afeta 3 marcas do grupo Stellantis e que tem um risco elevado para os consumidores.
São 4 os modelos afetados e pertencem a 3 marcas bem conhecidas, a Citroën, DS e Peugeot. O alerta revela que estes 4 modelos apresentam um risco elevado de incêndio, fruto de um problema de construção. As empresas ainda não efetuaram nenhuma chamada aos clientes, mas é expetável que estas surjam em breve.
Do que é revelado, e após os testes exaustivos realizados, acredita-se que estes carros possam ser afetados por infiltrações de água em situações normais. Estas infiltrações vão causar a corrosão do recipiente da bateria, criando um problema que acarreta o risco elevado de incêndio nestes veículos.
Problema afeta a Citroën, DS e Peugeot
Não existem números claros sobre a dimensão deste problema, mas estima-se que afete milhares de carros da Citroën, DS e Peugeot na Europa. Os modelos das marcas onde o problema está identificado são conhecidos e a sua lista pode ser consultada abaixo:
- Citroën C5 Aircross fabricados entre 20/01/2020 e 10/01/2023
- DS7 Crossback fabricados entre 19/02/2019 e 22/11/2022
- Peugeot 3008 V2 fabricados entre 12/03/2019 e 12/12/2022
- Peugeot 508 V2 fabricados entre 10/07/2019 e 25/01/2023
Caso o cliente não seja contactado pela marca, no caso de veículos usados, tem direito na mesma à resolução do problema. Deve assim contactar as marcas e solicitar a validação e o tratamento do problema. As marcas nestes casos têm de assumir os custos, mesmo que algum componente tenha de ser substituído.
Este artigo tem mais de um ano
“acredita-se que estes carros possam ser afetados por infiltrações de água em situações normais. Estas infiltrações vão causa a corrosão do recipiente da bateria, criando um problema que acarreta o risco elevado de incêndio ”
Pois…
Se eu fosse a ti, fazia já uma petição voltar a manivela* para ligar o carro a combustão…
* – A substituição da manivela pelos sistemas elétricos de ignição foi motivada pela fatalidade de uma pessoa ao ligar o carro recorrendo à manivela.
PS: A bateria de Acido (12v) não é a mesma que a bateria de tração (440v).
Entretanto:
https://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/carrinha-totalmente-consumida-pelas-chamas-na-a1-em-santarem
Todos sabemos, pelos recentes acontecimentos na Flórida, q agua e baterias nao conbinam.
Teslas a arder pareciam as fogueiras de S.João do antigamente.
Entretanto:
https://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/carro-de-alta-gama-completamente-destruido-pelas-chamas-em-viana-do-castelo
Essa foi ótima kkkkkkk
Problemas do mundo moderno que que vieram com os carros a pilhas.
Nos carros a combustão nunca houve histórias de problemas ou risco de incêndio .
Não sei se leram a noticia…
Mas os modelos envolvidos são modelos de carros a combustão…
Está tudo a atacar os carros elétricos quando a noticia se refere a carros a combustão!!
Ele está a ser irónico…
Híbridos! Os carros são híbridos!
Os carros possuem versões hibridas queres dizer…
É que o Citroën C5 Aircross só ganhou a versão híbrida em 2022… e estão a recolher os modelos de 2019, 2020, 2021.
Entretanto:
https://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/carro-incendeia-se-na-vci-15697667.html
Desde quando estas marcas têm carros a pilhas ?
Desde quando não sei.
https://www.peugeot.pt/showroom/categoria/eletricos.html
onde diz que são a pilhas ?
Só lhe faltou dizer que isto tem a ver com a bateria de 12 volts em carros a combustão.
E eu tenho colocado noticias de carros a combustão que arderam só em 2023… e nem sequer estou a pesquisar por fogo posto e a excluir noticias de veículos que não dá para identificar com 100% de certeza o veículo.
LOL
É por estas e por outras, que eu não consigo perceber o exagero de preço que pedem por um carro, principalmente usado, em Portugal! Este grupo tem igualmente uma ação da Deco por causa dos depósitos Adblue…
Os veículos estão mais caros que antigamente devido ao facto de terem incrementado de forma obrigatória ao longo dos anos mais caraterísticas de segurança passiva e ativa assim como sofreram restrições para respeitarem as normas ambientais.
Por exemplo em 1990 não tinhas a obrigatoriedade de sistema EGR para reaproveitar os gases de volta para o motor ou por exemplo não tinhas a obrigatoriedade de ter um sistema de redução de gases em que tinhas que adicionar o AdBlue, não tinhas a obrigatoriedade de ter airbags ou ABS ou até mesmo a obrigatoriedade de ter sistemas anti-colisão frontal… entre muitos outros.
Também é verdade que o preço dos usados aumentou muito em 2021 devido à escassez de peças dos veículos novos o que fez aumentar a procura e assim os preços dispararam.
Posso-te dizer que o meu carro antigo em 2020 valia €3.000 mas em 2022 e com mais km consegui vender por €5.000
Já vou ligar para a DS!
Não sei se leram a noticia…
Mas os modelos envolvidos são modelos de carros a combustão…
Está tudo a atacar os carros elétricos quando a noticia se refere a carros a combustão!!
Isso não era para se contar. Assim perde a piada toda.
A notícia também não específica isso!
Acho estranho não aparecer nenhum bmw nesta notícia. Eles não fazem parte do grupo psa?
Grupo PSA já não existe desde 2021, uaram uma imagem antiga para ilustrar o artigo.
Se for ao site da Safetygate e pesquisar qualquer um dos códigos dos modelos afectados vai ver que o carros são híbridos e o problema não são as baterias de 12V
Entretanto:
https://www.rtvon.pt/2023/05/23/carro-fica-totalmente-destruido-apos-incendio-em-torres-vedras/
E então era um pilhas ou um fumarento?
A pilhas não existem cá, portanto só pode ser fumarento.
Enquanto não consegues chegar lá pelo formato da grelha do BMW:
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/carro-ardeu-na-a8-no-sentido-loures-lisboa?ref=Mais%20Sobre_BlocoMaisSobre
A combustão já faz parte deles, isso é apenas uma falha não contida. Lool
(Linguagem da aviação)
Sim são hibridos e o problema vem da bateria.
Onde diz isso ?
Novamente:
“acredita-se que estes carros possam ser afetados por infiltrações de água em situações normais. Estas infiltrações vão causa a corrosão do recipiente da bateria, criando um problema que acarreta o risco elevado de incêndio ”
Onde diz que é híbrido ?
Não sabe o que é o recipiente da bateria ?
Todos esses modelos são hibridos! Pesquise!
Nenhum deles híbrido.
Além isso não faz sentido nenhum haver infiltrações de água na bateria híbrida, já que em todos os modelos híbridos a bateria está dentro do habitáculo do carro, nestes modelos está por traz dos bancos traseiros, como é comum em quase todos os híbridos.
Portanto só mais uma invenção sua e de quem não pesca nada do assunto.
Entretanto:
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/condutor-salta-pela-janela-para-fugir-a-chamas-dentro-do-carro
Já é conhecido o risco de incêndio há muito tempo. Tive até um casal amigo que ficou sem um Citroën na A1. Pena que só com este alerta é que marca se digna a fazer alguma coisa. Vamos também ver o que acontece com a Audi… São vários os que já arderam…
Nos a combustão ? Sim, sempre arderam muitos, só nos EUA são uma média de 500 por dia.
Continuem a comprar carros europeus, continuem.
Qual o país de origem dos carros que recomendas?
+1.
Nem dados…
E tendo em conta q alguns desses modelos/plataformas são usadas também para a Opel e tudo ser igual menos grelhas e faróis…não puseram nenhum Opel na lista? Ou será que embora a paltaforma seja a mesma existem diferenças na construção? (Alem de diferenças estéticas obviamente).
A plataforma é a parte debaixo do carro, a carroçaria é a parte de cima e essa é da responsabilidade do construtor…