MediaTek diz estar a criar o maior rival do Snapdragon 8 Gen 3 para smartphones
A MediaTek está a criar uma verdadeira arma contra a Qualcomm no segmento de topo. Segundo a empresa, este rival será uma "besta" e irá enfrentar diretamente o futuro Snapdragon 8 Gen 3.
O Dimensity 9200 da MediaTek é um dos processadores de smartphone mais poderosos de 2023, superando mesmo o Snapdragon 8 Gen 2 nalguns aspetos. Agora, a fabricante de chips taiwanesa falou sobre o futuro e sobre o seu chipset de próxima geração.
MediaTek anunciou no Weibo que o seu processador Dimensity topo de gama da próxima geração será alimentado pelo recém-anunciado núcleo de CPU Cortex-X4 da Arm, núcleo de CPU Cortex-A720 e GPU Arm Immortalis Mali-G720. Segundo o anúncio, o Dimensity 9300 (como se espera que seja apelidado), terá uma arquitetura totalmente "inovadora", permitindo a multitarefa aprimorada e melhor desempenho em apps e jogos "fortemente multiencadeados".
Assim, a MediaTek vai ainda mais longe ao afirmar que este será uma "besta" e um verdadeiro rival ao futuro processador da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 3. Acrescenta ainda que terá grandes ganhos de desempenho e eficiência.
A MediaTek não referiu, no entanto, se o seu novo processador usará o novo núcleo de CPU Cortex-A520, que estreou ao lado do Cortex-X4 e A720. Neste momento, este poderá ser um dos detalhes importantes que a empresa não quer revelar. É teoricamente possível (mas improvável) que o novo processador simplesmente não tenha núcleos pequenos.
O Snapdragon 8 Gen 2 mudou de quatro pequenos núcleos de CPU para três (adicionando um quarto núcleo médio). Os rumores do Snapdragon 8 Gen 3 também apontam para a mudança da empresa para apenas dois pequenos núcleos (adicionando um quinto núcleo de CPU médio). Portanto, parece haver uma tendência para reduzir o número de pequenos núcleos, mas cortá-los todos ao mesmo tempo seria um movimento agressivo e provavelmente teria ramificações para eficiência e desempenho multi-core.
Este artigo tem mais de um ano
Comprei uma TV 8K Samsung este fim de semana, fiquei a saber que usa processadores Mediatek, é cada encravadela no menu que nem é bom.
Próximo fim de semana para devolver antes que me arrependa ainda mais.
Eu também caí nessa, quando saíram os dimensity para os telemoveis.
Que tinham corrigido os problemas de consumos, temperaturas e tal, que agora estavam ao nível da qualcomm.
Balelas! De que vale teres um carro potente e depois o motor está sempre a engasgar? Mais vale ter um médio, mas consistente e fiável!
Ao dia de hoje, não há nada que bata um snapdragon no mundo mobile android.
O mais impressionante é que é um simples SO de tv, nada de tão complexo como num SO de tlm diria eu e mesmo assim ter aqueles freezes todos, parece que deixa de responder por uns segundos e depois continua como nada fosse.
Tal e qual. No meu antigo (e ainda bem) telemóvel com o dimensity, ele tinha ás vezes crashes a desbloquear.
Botão power, impressão digital, e ás vezes ficava um bocado só com o wallpaper a carregar o resto da informação.. Ridículo!
E estava a acontecer com mais frequência!
Acho que se o hardware não faz o “mínimo bem feito”, então nem vale a pena…
Compreendo o facto de sempre existir alguém com más experiências com hardware pouco convincente. Mas no meu caso, tenho um Redmi Note 12 Pro+ e tem o Mediatek Dimensity 1080. Até agora, não tenho qualquer reparo a fazer, é rápido, não sobreaquece, tem um sinal de GPS melhor do que com os vários smartphones com Snapdragon que já tive.
Mas se calhar tive sorte …
Provável. Ou eu é que tive azar…
Tinha o dimensity 1200. Aquecimento normal a carregar, médio a jogar, mas a gravar a 1080p60fps ele aquecia bués! Não entendo…
Mas mais do que demorar ligeiramente a abrir aplicações (não era sempre, nem sempre as mesmas…) era os crashes a desbloquear… não consigo compreender
Experimentou fazer um reset de fábrica? Teve alguma atualização do software?
Tive algumas. Tive o telemóvel durante um ano e pouco. Mas as atualizações nem melhoraram nem pioraram. Acho que era “crónico” 🙂
Fiz-lhe o reset de fábrica para ele “seguir a sua vida”, mas ainda não tenho feedback se continua a existir esse problema ou não…