NASA: Foi possível comunicar a 200 Gbps entre o espaço e a Terra
Nos últimos anos têm aumentado as missões ao espaço. Além dos sistemas de transporte, também se evoluem as comunicações com o objetivo de transferir a maior quantidade de dados no menor tempo. A NASA conseguiu recentemente transferir dados entre o espaço e a Terra a 200 Gbps.
Sistema TBIRD da NASA é do tamanho de uma pequena caixa...
O "satélite dourado" TBIRD da NASA, do tamanho de uma pequena caixa, consegui estabelecer um novo recorde ao nível da taxa de transferência de dados mais rápida já realizada no espaço. O TBIRD, que significa TeraByte InfraRed Delivery, conseguiu atingir uma velocidade de 200 gigabits por segundo (Gbps) a 28 de abril, segundo revela a própria NASA.
O sistema de comunicações de luz laser orbital conseguiu alcançar o dobro da taxa de transferência estabelecido por mesmo sistemas há menos de um ano.
Com esta ligação super rápida, o TBIRD consegue enviar vários terabytes de dados de teste para a Terra durante uma única passagem de seis minutos sobre uma estação terrestre. Um único terabyte é o equivalente a cerca de 500 horas de vídeo de alta definição.
Ainda nesta década irão existir mais missões tripuladas à Lua. Tudo está em desenvolvimento e já se estuda a criação de um fuso-horário único para a Lua para que se possa coordenar as suas missões. A comunicação entra a Lua e a Terra será essencial e já está a ser construída uma rede de comunicações via satélite para o efeito.
O sistema, chamado de Parsec, irá recorrer a uma constelação de pequenos satélites lunares para fornecer a ligação ininterrupta entre astronautas, os seus equipamentos e mesmo pessoas em casa. O sistema também será uma ajuda aos sistemas de navegação. A tecnologia deverá ajudar os exploradores a manter contato e auxiliar nas mudanças de curso da nave espacial, podendo mesmo vir a ser vital para aqueles em solo lunar. Os primeiros nos devem estar operacionais até 2025 - saber mais.
Este artigo tem mais de um ano
Meanwhile ainda há pessoal com adsl por cá lol
Ca em casa tenho fibra 10gbps de download e upload, ja não uso cabos. Por wifi saco filmes de 100gb em menos de 10 segundos
Onde ?? Não goze com as pessoas.Ora,ora…
Ou você vive fora de Portugal ou então tem um contrato de empresa com a ONI,por exemplo.Caso contrário o que disse é uma total mentira.E atenção,mesmo esse pacote para empresas,apesar de não ter fidelidade,é caríssimo !!
Óbvio que é mentira, basta fazer as contas do que ele disse, sacar 100GB em menos de 10 segundos, seriam quase 100gbps por segundo lolol
Costuma-se dizer que apanha-se mais depressa um mentiroso que um coxo. Claramente não sabes que 1 byte não equivale a 1 bit. Numa situação ideal, para retirares um filme de 100 GB em 10 s precisarias de uma ligação de 80 Gb/s. Também tens que me explicar como é que consegues 80Gb/s através de WiFi.
Ora era mesmo isso que precisava cá para casa! 🙂
Também eu.Quando esta velocidade estar à disposição do freguês se calhar nessa altura já estou debaixo da terra.Se ainda hoje em dia a velocidade máxima para clientes em Portugal não ultrapassa o 1Gb em download com este potencial 200 Gb só lá para depois de 2050.Kkk… 🙂
Acho que os da LigaT já fornecem 10 Gb(no máximo não ultrapassa os 8 e tal em testes de velocidade e com uma placa de rede que suporte essa velocidade,como já li em certos fóruns).Mas só estão presentes em um punhado de cidades.E não oferecem o serviço de televisão nem telefone como as operadoras de telecomunicações o fazem.Nem canais como o HBO Max ou o Amazon Prime Video,por exemplo.Nem tão pouco a Digi o vai fazer quando começar a operar em Portugal no início do próximo ano de 2024.À partida excluem muita gente que gosta de ver televisão como hábito normal do dia-a-dia.Interessa mais a empresas e particulares(na sua maioria jovens,sem dúvida),que se estão nas tintas e só preferem ter o serviço de internet.Mas cada um sabe da sua vida.
E deixem lá essa história de Box’s Android,de Apple não sei quê,de Google não sei quê,de IPTV,etc… Isso é para quem é novo.Acham que as pessoas normais têm lá saber para lidar com essas coisas ?? Tenham mas é juízo.