Microsoft resolve falha que reduz consumos do Firefox em 75% (5 anos depois)
Ao longo dos anos o Firefox tem visto o seu desempenho no Windows a decair de forma drástica. Este browser da Mozilla tem procurado contornar a falha, sem um sucesso visível. Agora, 5 anos depois, o problema está resolvido com uma solução simples, bastando mudar o Defender da Microsoft.
Problema com 5 anos do Windows resolvido pela Microsoft
Apesar de não ser totalmente visível a todos, o desempenho do Firefox tem vindo a decair nos últimos anos. São várias as razões apresentadas, mas um caso vinha a ser discutido entre a Mozilla e a Microsoft. Falamos de consumos elevados do processo MsMpEng.exe, que disparavam com este browser.
Este caso durou 5 anos, com informações a serem trocadas entre estes 2 gigantes do software, sem que uma solução tivesse surgido para o resolver. Isso chega agora ao fim, com uma simples atualização do Defender que está no Windows.
O impacto desta solução é de tal forma grande que a Mozilla diz que desde que a nova versão do MsMpEng.exe chegou, os consumos do Firefox caíram em 75%. Este browser era particularmente afetado, ao gerar cerca de 7 vezes mais eventos que eram avaliados pelo Defender.
Defender estava a prejudicar o Firefox da Mozilla
O problema aqui estava no facto de cada um destes eventos ser colocado na funcionalidade de proteção em tempo real do Defender. Assim, para cada um destes eventos, o Defender tinha de os processar em separado para garantir a proteção dos utilizadores.
A própria Mozilla revelou que procurar também otimizar o Firefox. Reduziu dentro das suas possibilidades o número de eventos que o seu browser gera, para assim ter um peso menor no que o Defender tem de lidar quando está a ser usado para navegar na Internet.
Esta nova versão da correção da Microsoft deverá ser lançada dentro de dias, para assim melhorar o Firefox.
Este artigo tem mais de um ano
“Esta nova versão da correção da Microsoft deverá ser lançada dentro de dias,…” Lançada como,em que sentido ?? Através de uma actualização do navegador,só se for isso.
acho que deve ser uma actualização do defender? ou a Microsoft vai atualizar o Firefox?
Chega através de uma actualização do MS Windows Defender! (a sair nos próximos dias, conforme indicado)
Se estiver a usar outro antivírus não irá notar qualquer diferença, sendo que, a haver consumos excessivos com o antivírus que use, terá de ser tratado directamente com a empresa do antivírus em questão (e sim, há mais casos de consumo excessivo por culpa do programa de antivírus)
Já nem sei o que é um antivirus
MIcrosoft a fazer das suas
Pelo menos a Microsoft foi rápida a encontrar e a solucionar um problema no seu produto com um browser da concorrência. Ah! Espera… demoraram 5 anos!
Será que se fosse com o Internet Explorer, ou com o Microsoft Edge, teria demorado tanto tempo?
A microsoft a influenciar a concorrência entre browsers, nada de novo….
+1
+1
Utilize o navegador «Brave».
Ainda acreditas na privacidade do Brave???
A prova que o Defender é bom para quem só funciona em ecossistema Microsoft (Outlook, Edge, OneDrive, etc.
Exatamente…mas há gente que pensa que a Microsoft é obrigada a estar preocupada com os “problemas” da concorrência! Ninguém se preocupa com a “publicidade intrusiva” e os “entraves” que a Google coloca aos outros navegadores nos sites de que é “proprietária”…não apenas à 5 anos mas sim desde sempre!
Semq querer ser indelicado com a matal da Mozilla, mas eles até têm sorte que a MS tenha resolvido o problema. Porque na verdade, tendo a MS um concorrente do Firefox e sendo a MS quem fornece o ambiente onde o Firefox vai correr, teria de ser a Mozilla a adaptar o seu produto ao Windows. A Apple faz isso, e bem! Neste caso, admiro-me que tenha existido cooperação durante 5 anos para resolver este problema. Acredito mais que este problema afectasse também outros processos no Windows e acabaram ambas as empresas a cooperar.
A falha “reduz consumos do Firefox em 75%”? A mim parece-me bem! 😉
Não deve ter passado nos novos testes de compliance de alguma big tech, caso contrário ficava igual. Faz o mesmo com drivers da AMD e outras que não são do cartel
É muito irritante o desmpenho do firefox à conta do consumo de memória e que o já tinha referido por várias vezes ! Portanto podemos conccluir que o problema não está maioritariamente no Firefox mas mas mais uma vez na Microsoft !
A Micro$oft a prejudicar a concorrência ?
Não …