Carros elétricos: Quais os impostos que existem em Portugal?
A venda de veículos elétricos em Portugal tem batido recordes. Como é sabido, a manutenção de um carro elétrico é mais barata que um carro a combustível, mas que impostos existem em Portugal?
Carros elétricos: ISV, IVA, IUC e tributação autónoma
O Imposto Sobre Veículos (ISV) veio substituir o Imposto Automóvel (IA). Este é um imposto associado à matriculação, ou seja, é pago uma única vez quando o veículo é matriculado pela primeira vez em Portugal, seja novo ou usado.
Os valores do ISV têm uma atualização anual, de acordo com a cilindrada e o impacto ambiental, com uma tabela própria para automóveis e uma para motociclos ou outros veículos.
Benefícios por tipo de carro elétrico.
- Veículos 100% elétricos — isentos.
- Veículos híbridos — usufruem de redução de 40%, desde que tenham autonomia mínima de 50 km em modo elétrico e emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km.
- Veículos híbridos plug-in — redução de 75% do ISV para automóveis com autonomia mínima de 50 km em modo elétrico e emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km.
Relativamente ao IVA, as empresas têm a possibilidade de deduzir o valor total do IVA dos carros elétricos em Portugal. Quanto ao custo de aquisição, este não pode exceder 62.500€ nos automóveis elétricos, e 50.000€ nos híbridos plug-in.
Os valores do IUC estão tabelados segundo o tipo de combustível, cilindrada e ano da matrícula. Os veículos 100% elétricos estão isentos, mas os híbridos ou híbridos plug-in pagam imposto,
- Veículos 100% elétricos — isentos.
- Veículos híbridos ou híbridos plug-in — pagam o imposto, mas como apresentam emissões de CO2 reduzidas, pagam um IUC mais baixo em relação aos veículos de combustão.
A tributação autónoma aplica-se apenas às empresas, mais precisamente aos sujeitos passivos do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC).
Entre os gastos referidos encontram-se os encargos com viaturas ligeiras de passageiros. Contudo, tenha em atenção que os carros elétricos em Portugal gozam de exceções a esta regra:
- Veículos 100% elétricos — estão isentos. No entanto, esta regra pode mudar com o Orçamento do Estado (OE) para 2023. Saiba mais neste artigo sobre carros elétricos para empresas.
- Veículos híbridos plug-in — especificamente para automóveis com autonomia mínima em modo elétrico de 50 km e emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km, a taxa pode ser de 5% (custo de aquisição inferior a 27.500€); 10% (entre 27.500€ e 35.000€, inclusive) ou 17,5% (igual ou superior a 35.000€). O novo OE propõe uma redução das taxas em cada nível
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: ACP
Neste artigo: carros elétricos, impostos, Portugal
Atendendo ao que se conhece em Portugal, não percam no próximo Orçamento como taxar os carros elétricos também com todas as taxas possíveis e imaginárias, acabando assim com as isenções e a malta depois já pensa duas vezes na sua aquisição, que o barato vai começar a sair caro, assim já não se ficam a rir e o Costa agradece mais uns milhões e entrar em impostos…
+1 É mais do que óbvio que estão isentos porque o estado ainda recebe muito dinheiro dos impostos dos veiculos a combustão. A partir do momento que o deixe de receber a isenção nos eletricos desaparece.
Esqueçam se há impostos ou não, se há apoios ou não, no fim das contas os VEs são caríssimos e com preços de fazer corar o criador!
Os apoios são mais uma mentira deste governo, tinha direito a receber do meu e depois de muitas manobras de atraso, pedidos de envio dos mesmos papeis, no final não podiam dar porque não tinham dotação orçamental. Se tivesse cartão socialista já tinha recebido caso contrário não conheço nenhum que o tenha. Isto é tudo um desgoverno. Em Espanha pedem por favor às pessoas para comprarem EV e recebem logo o apoio descontando no valor da compra. Este país só é bom para alguns.
Há, os apoios parecem já estar destinados a uma determinada franja.
“…este não pode exceder 62.500€ nos automóveis elétricos, e 50.000€ nos híbridos plug-in.”
Até pode exceder esses valores e ir buscar o apoio na mesma. O velho truque das 2 facturas. Uma para o carro propriamente dito e uma outra que discrimina outro tipo de serviços ou bens.