Google Drive remove limite de ficheiros depois de uma chuva de críticas
Há 3 dias a Google mexeu nas regras do Google Drive e limitou a quantidade de ficheiros armazenados a 5 milhões. Esta "imposição" criou um enorme descontentamento e o "barulho" poderá ter feito a gigante americana voltar atrás.
Arrependeu-se ou espera melhores dias?
No início deste mês, algumas publicações nas redes sociais alertavam para uma "mudança das regras" por parte da Google no que respeita à quantidade de ficheiros possíveis de alojar no Google Drive. Sem aviso prévio, a gigante das pesquisas limitou esse número a 5 milhões de ficheiros. Não tardaram as críticas e gerou-se uma onda de descontentamento, com fortes críticas à Google.
Agora a empresa voltou atrás nesta decisão e removeu a limitação. O anúncio foi feito hoje na sua conta do Twitter:
We recently rolled out a system update to Drive item limits to preserve stability and optimize performance. While this impacted only a small number of people, we are rolling back this change as we explore alternate approaches to ensure a great experience for all.
— Google Drive (@googledrive) April 4, 2023
Segundo a Google, esta alteração apelidada "sistema para os limites de itens do Drive" tinha como objetivo "preservar a estabilidade e otimizar o desempenho" do serviço. Além disso, a empresa também fez saber que está a trabalhar em "abordagens alternativas para garantir uma ótima experiência para todos", o que significa que mudanças podem chegar ao serviço no futuro para mantê-lo estável e com bom desempenho.
O ruído obrigou a Google a considerar
Não é normal a Google dar o dito pelo não dito. Vimos em decisões anteriores, apesar da muita contestação, a empresa a não ouvir as críticas. No entanto, embora a própria Google diga que apenas um pequeno número de pessoas tenha sido afetado pela limitação, algo não esteve bem no processo.
Para haver esta decisão poderá não estar em causa as reclamações pelo limite imposto. Estará, sim, a incomodar os utilizadores a forma como a Google tomou esta decisão sem comunicar a quem de direito, isso gerou revolta nos clientes e utilizadores do serviço.
Assim, a própria empresa deixou o seu ato de contrição:
Se precisarmos fazer alterações, iremos comunica-las aos utilizadores com antecedência.
Seja como for, a Google estará ainda a marinar uma alteração mais para a frente. Poderá mexer no limite deste serviço cloud e não só.
Este artigo tem mais de um ano
E por estas que eu nunca vou aderir a isto das clouds. Comprem um Nas e tem a vossa propria cloud, nunca falha
Ou comprem uma impressora e resmas de papel! -.-
Se for uma Nas à prova de fogo ou furto, fez muito bem.
Nunca falha, até ao dia lol… A menos que tenhas o teu conteúdo replicado umas 3x em localizações diferentes, o teu NAS nem cheira perto do que estas soluções oferecem em termos de infraestrutura.
Conheço empresa que já perdeu dados em nuvem e ninguem se responsabilizou. E foi culpa da nuvem e não da empresa. Assumiram o erro mas e daí? Foi só dor de cabeça.
Devia ser algo bem diferente destas soluções nesse caso.. Hoje em dia o que não faltam são serviços vendidos como cloud, mas de cloud a única coisa que têm é precisamente um NAS, com vários nodes ligados, ou seja, apenas uma storage partilhada e isso não é nada. Um serviço de Cloud a sério, tem vários storages partilhados, replicados, e até em diferentes pontos do globo. A probabilidade de perderes dados numa infraestrutura destas, é quase zero. Mas se tiveres sugestão de melhor, agradeço.
Não, era de umas das maiores fabricantes de banco de dados do mundo. Só não citarei nome para não criar problemas. O Banco simplemente desapareceu. No meu trabalho tb já ficamos várias horas sem um serviço de bkp da nuvem da mesma empresa por um rompimento de fibra optica. Onde está a redundandia prometida. Enfim, nuvem não é o graal do TI. As vezes nem barato é.
Nunca digas Nunca…
Um NAS nunca falha, pensas tu, quando ficares sem nada porque um disco pifar logo hás de te lembrar porque é que não aderi já a um serviço cloud…
Atenção !! Voltaram atrás na decisão porque estão a procurar outras alternativas para de outra forma limitar na mesma o armazenamento dos ficheiros.É o que me parece,sinceramente.É tipo um subterfúgio para tornear o que eles realmente irão fazer.
Fácil, limitam o espaço disponível e voltam os limites.
O espaço é pago logo não podem limitar…
para o teu caso isto é um assunto que nem te interessa tão pouco… mas sim mais a empresas..
O que acham? No futuro qualquer serviço vai ser pago ou pensavam que alguém vos vai dar alguma coisa?
No futuro??? Amigo tudo é pago hoje em dia, não há almoços gratis…
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