Rússia: Acabou-se o arsenal de “drones suicidas” iranianos?
Em diversas ocasiões, a Ucrânia denunciou ataques de drones iranianos orquestrados pela Rússia. No entanto, segundo informações, o stock de “drones suicidas” que aterrorizaram a Ucrânia parece ter chegado ao fim.
Drones Shahed-136 têm capacidades de resistir à radiação nuclear
O Reino Unido admitiu este sábado que a Rússia poderá ter esgotado o seu arsenal de drones suicidas iranianos, notando que não há relatos da utilização destas aeronaves não tripuladas na Ucrânia desde 15 de fevereiro, segundo revela a SIC.
Relativamente ao assunto, o Ministério da Defesa britânico disse que as forças armadas ucranianas comunicaram ter abatido pelo menos 24 Shahed-136 iranianos entre o final de janeiro e início de fevereiro.
O Irão reconheceu, em novembro, ter fornecido drones à Rússia, mas disse que foi apenas "um pequeno número" antes do início da guerra.
O Shahed-136 (ou Geranium-2, como é designado na Rússia) é um moderno drone desenvolvido pela indústria iraniana. Estes drones são produzidos com o objetivo de neutralizar alvos terrestres à distância. As primeiras imagens divulgadas desta "arma de guerra" apareceram em dezembro de 2021.
Com apenas 3,5 metros de comprimento e 2,5 metros de envergadura, este modelo de drone não tem capacidade de descolar de uma pista. Nesse sentido, este tipo de drone é lançado de uma plataforma com até cinco aeronaves que pode ser transportada por camiões.
O Shahed 136 tem um motor de 50 hp, pesa cerca de 2,5kg (sem carga) e pode atingir os 185 km/h graças a um dispositivo integrado para o efeito. Depois de lançado, esse dispositivo pode ser dispensado. O alcance ronda os 40 km - saber mais aqui.
A revista alemã Der Spiegel noticiou, na sexta-feira, que a empresa chinesa Xian Bingo Intelligent Aviation Technology estava a negociar a venda de até 100 'drones' a Moscovo para apoiar o esforço de guerra em território ucraniano.
A venda de armamento à Rússia é uma "linha vermelha" para os aliados de Kiev, marcada em traços largos nos últimos dias.
Este artigo tem mais de um ano
Também não tinham mísseis desde Março… Mais palha para os do costume
O Irão continua a fabricar os drones, e certamente vão entregar mais.
Devia-mos ter guilhotinado na praça publica quem inventou drones que matam.
Já é tarde. Agora precisamos é de drones armados para patrulhar florestas e “neutralizar” incendiários.
Só para fazer update.
Esta noite, e porque “não têm” mais drones, foi mais uma chuva contínua de aviões de papel, visto que e segundo a propaganda ocidental, a Rússia está com falta de tudo… Só que não. Quem está a ficar sem nada somos mesmo nós.
o pplware continua a saga que outrora era relativa ao Covid… ainda hoje as noticias referiam ataques com drones
Para que não estejas a sofrer de ansiedade, eu deixo-te aqui uma informação que foi veiculada pela comunicação internacional: O Reino Unido admitiu este sábado que a Rússia poderá ter esgotado o seu arsenal de drones suicidas iranianos, notando que não há relatos da utilização destas aeronaves não tripuladas na Ucrânia desde 15 de fevereiro.
Os que foram usado agora poderão não ser desta versão fabricada pelo Irão.
poderão…. ahh esse promenor… só inventam
e por acaso a Sic diz drones iranianos..
pela vossa conversa a Rússia já não tinha nada para estourar há alguns meses
Não somos nós que dizemos, são as fontes que estudam esta guerra idiota promovida pela Rússia. Fora isso, além de ser completamente imbecil, esta guerra serve para alguns ficarem contentes ao ver tudo a estourar, malta que não joga com o baralho todo e com problemas na ervilha. Em pleno século XXI estar um país em guerra por nada, que não vai ganhar nada a não ser destruir o que depois serão os do ocidente a construir, é só idiota.
Claro, fontes oficiais por que pense pela tua cabeça custa… já nem vou perder tempo com o comentário do covid, xau e adeus negacionista
Se pensasses pela tua cabeça, não dizias disparates. Mas, eu sei, custa mais ler um pouco e aprender, é mais fácil ires pela mão dos que dizem o mais fácil, verdade? 😉
“Guerra idiota”. exato! O Putin deve estar a delirar, pensando que todas as contruções edificadas na Ucrânia foram patrocinadas pela mãe rússia e ele pode destruir tudo, como uma criança birrenta batendo em legos.
O império soviético tinha inicialmente a sua capital na Ucrânia. Particularidades históricas.