Apple consegue garantir 100% da produção de chips de 3 nm pela TSMC
A Apple é uma das empresas que mais se destaca no mundo da tecnologia, especialmente no segmento dos smartphones. Mas, para continuar a manter o seu estatuto, a empresa de Cupertino tem que inovar e implementar as tecnologias mais avançadas nas novas gerações de produtos. Como tal, as últimas informações da indústria indicam que a marca da maçã já conseguiu garantir 100% da produção dos chips de 3 nm pela TSMC.
Apple garante 100% da produção de 3 nm da TSMC
A TSMC é a maior e mais inovadora fabricante de semicondutores da atualidade e fornece componentes para as mais poderosas marcas do mercado tecnológico. Entre elas está a Apple, uma das suas mais importantes clientes, que aposta na empresa taiwanesa para o fabrico dos chips mais avançados de forma a lançar equipamentos cada vez mais inovadores que se destaquem dos da concorrência.
E como este é um setor onde 'quem dorme, perde', a marca liderada por Tim Cook já está a preparar o terreno para a chegada do próximo iPhone 15 e da nova linha de computadores MacBook deste ano. Para isso, de modo a poder oferecer o máximo desempenho possível, a empresa necessita de incrementar a qualidade dos chips integrados nestes produtos e, portanto, as informações recentes indicam que a Apple já conseguiu garantir 100% da produção dos chips de 3 nm da TSMC.
Segundo um relatório do canal asiático DigiTimes, a marca da maçã já adquiriu 100% do fornecimento inicial do chip N3, cuja produção em massa pela TSMC foi iniciada no final do mês de dezembro de 2022. De acordo com as fontes, estima-se que a fabricante de Taiwan consiga atingir os 45.000 wafers produzidos no próximo mês de março.
Os chips fabricados num processo de fabrico de 3 nanómetros devem então vir integrados nos próximos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, através do SoC A17 Bionic. Atualmente, os modelos iPhone 14 Pro e Pro Max contam com o A16 Bionic com chips de 4 nm, também produzidos pela TSMC.
O DigiTimes acrescenta que a empresa de Cupertino tem ainda planos para lançar um novo MacBook Air no segundo semestre de 2023, também ele equipado com chips de 3 nm.
Portanto, a Apple será assim a primeira a lançar produtos com a litografia avançada de 3 nm, mas depois dela certamente que muitos se seguirão, pois este processo de fabrico já está destinado para as próximas gerações de produtos tecnológicos topo de gama.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Digitimes