Restaurante na Croácia tem no menu pratos preparados por um robot
A tecnologia está cada vez mais enraizada na nossa vida e nas nossas tarefas do quotidiano. E hoje vamos falar sobre mais um projeto interessante que reforça essa mesma integração. Na Croácia há um restaurante que disponibiliza no seu menu vários pratos feitos por um chef que é um robot.
Chef robot cozinha num restaurante na Croácia
Já se imaginou ir a um restaurante e a sua refeição ser preparada por um robot? Pois isso agora é possível na Croácia. O restaurante chama-se BOTS&POTS Sci-Food e é o único no mundo onde há pratos confecionados numa panela por chefs que são robóticos, sem que nenhum processo conte com a intervenção humana (tirando a parte em que integram nas máquinas os ingredientes frescos).
Numa reportagem feita pela agência Reuters ficámos a conhecer melhor este conceito interessante, inovador e muito tecnológico, onde o chef robot é capaz de preparar cerca de 70 refeições diferentes.
Segundo Hrvoje Bujas, co-proprietário do restaurante, noutros restaurantes semelhantes os robots mexem a comida, fritam batatas fritas e hambúrgueres, fazem pizzas e servem refeições, mas "não há um robot que faça uma refeição numa panela com comida fresca".
O projeto demorou 7 anos até que os sócios do estabelecimento concretizassem os seus planos e abrissem o espaço no ano passado, depois de um investimento de 1 milhão de euros.
Bujas adiantou que "foi realmente um desafio fazer uma refeição pronta com alimentos frescos no menor espaço de tempo possível e tão saborosa quanto possível".
Mas a melhor parte é que os cliente parecem aprovar o conceito! Por exemplo, Lovro Petar Andrisek, de 18 anos, disse que "a comida é de primeira qualidade. O meu prato está totalmente limpo".
O chef robótico foi batizado com o nome de GammaChef e é ensinado de forma digital como cozinhar uma refeição pelo chefe humano do restaurante. Ao todo são cinco os robots que podem confecionar cada um quatro refeições em apenas 15 minutos ou quase 100 pratos em uma hora. E Bujas explica que custaria cerca de 10.000 euros se cada um deles estivesse à venda.
O dono referiu ainda que estão a pensar expandir o modelo de negócio e que este formato com robots agiliza o processo dos cozinhados ao mesmo tempo que economiza dinheiro numa altura de escassez de pessoas. "Um destes restaurantes com cinco robots pode ser administrado por uma única pessoa. O nosso objetivo final é criar um espaço sem chef, sem garçon e sem dinheiro, onde o cliente pede, recebe e paga pela comida sem contacto humano", acrescenta Bujas.
Qual a vossa opinião sobre este conceito?
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Reuters
Fonte: Reuters
Também tenho uma bimby em casa ha 10 anos e não sou noticia. Parecem o correio da manha eheh
Adoro isto:
“O nosso objetivo final é criar um espaço sem chef, sem garçon e sem dinheiro, onde o cliente pede, recebe e paga pela comida sem contacto humano”
Farto de empregados mal humorados, complexados e insolentes
É verdade que nem todos o tem e a esses vai-se uma vez e não se volta, mas falta o ingrediente principal nesta cozinha : amor.