Terra atinge hoje a velocidade máxima de 110.700km/h
A Terra vai atingir esta quarta-feira a sua velocidade máxima na órbita em volta do Sol, ou seja, a Terra irá atingir hoje o periélio da sua órbita. Isto quer dizer que o nosso planeta estará no ponto mais próximo do Sol na sua trajetória.
De referir que a velocidade média da Terra é de 107.280km/h, mas quando se encontrar no periélio a velocidade passa a 110.700km/h.
Periélio leva a Terra aos 107.280 quilómetros por hora
Em astronomia, o periélio, que vem de peri (à volta, perto) e hélio (Sol), é o ponto da órbita de um corpo, seja ele planeta, planeta anão, asteroide ou cometa, que está mais próximo do Sol. Assim, quando um corpo se encontra no periélio, ele tem a maior velocidade de translação de toda a sua órbita.
Quando a Terra se encontra no periélio a uma distância de cerca de 147 milhões de quilómetros do Sol, a velocidade irá aumentar para o valor máximo de 110.700km/h.
Quando a Terra se encontrar no ponto mais distante do Sol, designado de afélio, estará a 152 milhões de quilómetros de distância e apresenta uma velocidade de 103.536km/h. Este cenário só irá acontecer no dia 6 de julho.
A razão desta velocidade alucinante deve-se à sua órbita elíptica. O nosso planeta tem um caminho oval no qual o Sol não está exatamente no centro.
Foi pela mão do matemático Johannes Kepler, que, graças às notas de um dos seus professores, o astrónomo dinamarquês Tycho Brahe, reparou na órbita elíptica da Terra.
O cientista redefiniu alguns cálculos e o resultado ficou conhecido como a primeira lei de Kepler: "Os planetas descrevem órbitas elípticas ao redor do Sol, que ocupa um dos focos da elipse".
Contudo, o matemático foi mais longe e na segunda lei de Kepler declarou que "a linha que une um dos planetas ao sol varre áreas iguais em tempos iguais". Esta explicação é importante para se perceber como a velocidade de um planeta varia em diferentes pontos da sua órbita e como a sua velocidade aumenta quanto mais próximo está da estrela.
Este artigo tem mais de um ano
O nosso Inverno é quando a terra está mais próxima do sol? Engraçado, iria jurar que era o contrario, não sabia mesmo
As estações do ano têm a ver com a inclinação do próprio eixo da terra em relação ao sol e não com a maior ou menor aproximação ao sol.
Obrigado pela info, fui investigar e não sabia de todo isso 😉
Mas é Verão no hemisfério Sul.
Mas actualmente também é verao
Falo de Portugal que é de onde escrevo o meu comentário
É inverno somente em 50% da terra. Estacoes É algo local.
Em termos globais não existe verão ou inverno.
A órbita da Terra é ligeiramente elíptica, daí este fenómeno.
É isso mesmo. O que determina a mudança de estação não é o fenômeno do perielio ou afelio. E sim o ângulo de inclinação da terra. O nosso planeta embora esteja perto do sol seu ângulo de inclinação está expondo de hemisferio sul mais próximo ainda do sol enquanto o hesmiferio norte está mais distante
Agarrem-se bem, com os pés bem assentes na Terra…:D
Vamos lá ver se não haverá algum radar da GNR Interplanetária à espreita no Periélio! 🙂
Gostaria de sugerir uma alteração ao artigo, pois dá a entender que a Terra vai passar da velocidade orbital de 107.280km/h para 110.700km/h, que não é o caso. Os 107.280km/h representam a velocidade média e esta é, basicamente, sempre a mesma durante o ano. Apenas existe alteração se houver igualmente uma alteração na orbita da Terra.
Como tal, estas frases:
“Hoje a Terra irá atingir uma velocidade média de 107.280km/h, mas quando se encontrar no periélio a velocidade passará para 110.700km/h.”
“Periélio leva a Terra aos 107.280 quilómetros por hora”
poderiam ser mudadas para:
“A Terra possui uma velocidade média de 107.280km/h, mas hoje quando se encontrar no periélio a velocidade será de 110.700km/h.”
“Periélio leva a Terra aos 110.700 quilómetros por hora”
Obrigado.
O seu comentario nao faz sentido.
Este artigo refere exactamente o momento em que estamos mais proximos do sol e quando o planeta acelera a rotacao do sol.
Calcula-se que a velocidade média é 29,78km/s e que neste momento acelera até 30,29km/s.
Mais, na sua velocidade mais baixa – mais longe do sol – é cerca de 29,29km/s.
O teu comentário é que não faz qualquer sentido.
Primeiro, tens que me explicar como é que no “momento em que estamos mais proximos do sol” causa “o planeta acelera a rotacao do sol”. Parece-me mais a mim que não sabes do que falas.
Segundo,o meu problema estava com a redação original do texto que podia ser entendido como se a terra orbitasse à sua velocidade média, mas que ao atingir o periélio esta passaria para a velocidade máxima. Isto porque o módulo da velocidade da Terra não é constante. Após a terra atingir o periélio, o módulo da sua velocidade começa imediatamente a decrescer, e mantém-se em decrescimento até atingir o afélio. Quando tal acontecer inverte-se, o módulo da velocidade aumenta até atingir o periélio, e assim sucessivamente. Se traçares o módulo da velocidade instantânea num pedaço de papel, vais ver que esta é uma função sinusoidal.
Por isso hoje ando com a cabeça à roda 🙂
O dia de hoje parece mais acelerado. Lol
Qualquer dia o nosso planeta é multado por excesso de velocidade xD
Acredita só não fazem porque não conseguem por eles já tinha instalado um radar algures
Já sabem… se saírem nunca mais o apanham! LOL
Quanta bateria gastou com essa aceleração?
Eu bem notei o carro hoje a subir Monsanto (A5) com alguma facilidade. Está explicado…
HAHAHAHAA
Só agora que sei porque todo esse vendaval aqui por perto.
Pois é, a terra gira tão rápido mesmo, só agora percebi porque já nao tenho mais cabelos