Nokia prevê desaparecimento dos telemóveis e aposta naquele que considera ser o futuro
A tecnologia é como a bola de neve e, a passos cada vez mais largos, pula e avança. Ora, os telemóveis, que chegaram apenas há algumas décadas, poderão não durar muito mais tempo. Assim pensa a Nokia que, conforme partilhou, acredita que verão o fim da linha, em breve.
A contrariar o seu histórico tecnológico, a fabricante já está em cima do metaverso.
Embora já existissem protótipos e uma clara intenção de possibilitar chamadas sem fios, a primeira chamada realizada de um telefone móvel aconteceu em Manhattan, Nova Iorque, há quase 50 anos, pelas mãos da Motorola. Se, na altura, o telemóvel deixou todos boquiabertos, com o tempo, a evolução foi clara e, hoje em dia, temos autênticas máquinas à disposição.
Nokia deposita o futuro no metaverso
Apesar disso, a tecnologia não para, e, durante uma entrevista com o The Spokesman, o diretor de estratégia e tecnologia da Nokia, Nishant Batra, previu que os telemóveis desaparecerão até ao fim da década. Na opinião da fabricante, a seguir, o palco será do metaverso: dispositivos e plataformas de Realidade Virtual e Realidade Aumentada que darão forma a um ecossistema.
Acreditamos que os smartphones serão ultrapassados pela experiência do metaverso, na segunda metade da década.
Partilhou Nishant Batra, acrescentando que, para a sua previsão se concretizar, é necessário trabalhar uma série de fatores que influenciarão as tendências do mercado.
Também dependerá da disponibilidade de dispositivos de Realidade Virtual de Realidade Aumentada sem fios, ergonómicos e acessíveis.
Apesar de ter partilhado a visão que tem para o futuro, o diretor de estratégia e tecnologia da Nokia não deu muitos detalhes sobre os planos da fabricante para a concretizar.
Recorde-se que a Nokia foi, em tempos, uma das principais fabricantes de telemóveis, no mundo inteiro, atuando como um importante ator no mercado. No entanto, conforme fomos acompanhando, não foi capaz de se adaptar às novas exigências e tendências, e acabou por dar lugar a outras que, atualmente, desempenham papéis de grande destaque.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Já parece a palavra “AI”. Têm que meter a palavra ‘metaverso’ em tudo para uma pessoa virar a cabeça.
Esta conversa toda pode ser resumida a simplesmente:
“Os telemóveis poderão ser substituídos por wearables de realidade aumentada fiáveis que estejam ao alcance do utilizador comum” (Uma espécie de HoloLens mais versátil por exemplo).
Mas se dissesse isto desta maneira, já ninguém queria saber porque não tem a palavra da moda.
Outra vez arroz, o metaverse nunca vai ser o futuro, qualquer dia temos um futuro como o do filme do ready player one, toda a gente com óculos VR numa realidade que não é a normal
Pq é que nao vai ser? Dito por quem? Baseado em que?
Pelos TiGasPT, não chega?
E a frase chave é: “…não foi capaz de se adaptar às novas exigências e tendências, e acabou por dar lugar a outras…”Mas no passado antes das tais tendências e exigências havia algo que se sobrepôs a tudo o resto…o factor custo / flexibilidade, ou seja Andoid versus Symbian num dado momento. Há muitas formas de fazer bolos, resta saber se os ingredientes utilizados agradam ao mercado num tempo ‘Y’. Das duas uma, ou querem impor algo ao mercado e arriscam o mesmo erro, ou então a Nokia tem uma grande bola de cristal. Ninguém, em que área for, arrisca neste momento previsões a um mês quanto mais até ao final da década.
Mais um tiro no pé …
Desastre. Estes tipos vivem tanto na sua bolha tecnológica que não percebem que as necessidades das pessoas.
Percebes tu.
A NOKIA continua a ser uma das tecnológicas mais relevantes da atualidade, ou quem é que pensas que anda a instalar o 5G em todo o lado?
Pela maneira que falas, deves ser um gajo de marketing
São factos.
Quem não gosta, é mudar para o canal da Disney.
A Nokia não é muito credível em previsões. Vejam o que lhe aconteceu…
Secound life, outra vez?…. Vai ser giro perceber daqui a uns anos o fiasco. Relembro o valor que a UE gastou na realização de um mega evento no Metaverso e que basicamente, ficou tudo às moscas… https://pplware.sapo.pt/internet/ue-gasta-quase-400-mil-euros-com-festa-no-metaverso-e-so-apareceram-6-pessoas/
Já se lembraram de mais uma forma de falirem de vez…
A NOKIA está bem e recomenda-se.
Não confundir a NOKIA com a divisão de telemóveis, essa sim é que foi vendida.
Tekman: Certo mas estamos a falar de telemóveis, e não de equipamentos de transmissão core / radio dos quais os operadores estão equipados. Aí a preocupação da Nokia são com os equipamentos vindos da China (sempre a China no caminho). 🙂 Portanto esse “A NOKIA está bem e recomenda-se” não é assim tão linear…depende face a custo /operação de quem compra (neste caso os operadores).
Os chineses competem a nível de preços, mas foram afastados de mercados relevantes por motivos de segurança (ex: HUAWEI) e quem ficou a ganhar foram empresas como a NOKIA e ERICSSON.
Quanto aos telemóveis, a eventual substituição por outra coisa (wearables, metaverso, …) vai impactar a NOKIA a nível de royalties e patentes, já que eles não fabricam.
Mas para isso têm o departamento de estratégia e tecnologia mencionado no artigo, que está a trabalhar no que virá a seguir.
Tekman, apesar das restições face a material chinês por parte dos Estados Unidos, desde a governação de Trump e que se mantém em vigor com a administração Biden (guerra económica declarada pelos Estados Unido), a Huawei continua no topo na quota de mercado global disperso por vários tipos de equipamentos (core / pon’s / ont’s / base stations radio 2g /3g/4g/5g, etc…etc…até routers empresariais. Aliás os operadores nacionais cada vez mais instalam soluções empresariais com routers Huawei em detrimento dos Cisco). Certo, foram afastados de alguns mercados, mas ganharam outros. Quando tens um “polvo” com tentáculos por todo o lado, é muito difícil impedi-lo de continuar a expandir-se. E a Huawei continua a crescer, pouco por causa da desacelaração económica, mas continua a crescer.
Links de referência:
https://www.fiercetelecom.com/telecom/telecom-equipment-market-3-first-half-delloro
https://www.fiercetelecom.com/telecom/telecom-equipment-market-posts-best-year-almost-a-decade
https://www.telecomlead.com/telecom-statistics/base-station-market-share-of-huawei-ericsson-and-nokia-trendforce-105929
A Nokia nunca previu foi o futuro do android.
O metaverso não será futuro nenhum.
Não querendo parecer o Velho Do Restelo, acho que o metaverso não tem o que é preciso para vingar.
Metaverso… não sei quem são o iluminados, mas desafio quem quiser, para convencer que isso não vai dar…. nada!
A Nokia ficou parada no tempo do 3210
Isto dito por uma empresa que se perdeu no mundo dos telemóveis… o que outrora teve o seu reinado
Meta verso? Aquilo que vai levar a Meta à falência? Sim é o futuro, mas nenhum de nós atualmente vivo vai ver isso a funcionar na plenitude enquanto estiver a ser trabalhado por empresas extremamente incompetentes.
Eu acredito que os telemóveis, podem ser ultrapassados por ser incómodo no tirar/pôr no bolso, abre e fecha, cai e parte-se, por outro dispositivo sempre fixo, como óculos ou watch autónomo (prefiro este). Mas falta um click para isso acontecer.
inb4 eyePhone (Futurama)
É desta que a Nokia vai de vela.