Portugal: deixará de ser necessário o triângulo de sinalização?
Como informámos recentemente, em Espanha, a partir de 2026, todos os veículos devem ser geolocalizados pela Direção-Geral de Tráfego (Espanha) e o triângulo de sinalização dará lugar a outro equipamento.
E em Portugal, será que o triângulo de sinalização também deixará de ser necessário?
Em Espanha, os condutores que necessitarem de sinalizar uma emergência devem usar um dispositivo de luz com sistema de conectividade incluído. Mas calma! Tudo está previsto apenas para 2026, data em que os tradicionais triângulos de sinalização deixarão de ser necessários.
Help Flash: já se vende em Portugal, mas não substitui o triângulo de sinalização
O dispositivo eletrónico Help Flash, que permite identificar e sinalizar os condutores e respetivos veículos em caso de acidente, não está regulamentado em Portugal, apesar de já estar à venda em lojas de eletrónica e empresas do ramo automóvel.
Fonte ligada à empresa espanhola Netun (o fabricante do produto) lembra que os condutores portugueses que usarem o Help Flash não devem abdicar do triângulo de sinalização e do colete retrorrefletor, obrigatórios segundo o Código da Estrada. As autoridades alertam para o cumprimento das regras, refere o JN.
O dispositivo Help Flash foi criado em 2016 e a particularidade em destaque é o facto de conseguir emitir luz que é visível até a quilómetros de distância. Este dispositivo funciona com uma pilha do tipo 6LR61, que garante uma autonomia a rondar os 4 anos. A luz acende quando o dispositivo está em contacto com a chapa do carro ou depósito de uma moto.
O Help Flash tem tecnologia LED garantindo uma autonomia de mais de duas horas e meia em modo de emergência.
O produto foi lançado oficialmente em Portugal no mês de novembro.
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Este artigo tem mais de um ano
É só ideias luminosas mas são sempre a pagar !!!
ideias dessas não fazem falta.
E se o carro ficar parado logo a seguir a uma curva?
“geolocalizados pela Direção-Geral de Tráfego (Espanha)” mas isto não vai contra o RGPD?
O problema de ir contra o RGPD será o consentimento informado da partilha de informação. Se o dispositivo informar apenas a localização e, não informação pessoal do condutor ou do veiculo ( matricula por exemplo ), em princípio, não deverá existir problema.
Amigo, esqueça o RGPD é uma anedota, pois todas as empresas em PT ninguem respeita nada vendem tudo a outras empresas, já se perguntou onde as empresas de markting vão buscar os seus contactos e dados, isto é tudo uma fatochada…
Quanto ao sistema de geolocalização, é algo inovador de facto, mas para funcionar decentemente tem de haver uma rede em que todos estejam interligados via web, mas como é um serviço pago e por enquanto não é obrigatório, como é natural nem todos vão ter.
Mesmo o triangulo nos dias de hoje de pouco vale numa recta com visibilidade quanto mais numa curva, já tive que comprar 3 porque os condutores que andam na estrada vem de palas nos olhos e já passam tudo a ferro, não veêm nada…
E aquele esquema utilizado pelas empresas em Portugal, que consiste em colocar anúncios de emprego na Internet para receberem os currículos e venderem os dados que lá constam?
Também, pois na realidade não existe controlo algum, pois se existisse, as coisas funcionavam de outra forma, e acaba-se as empresas poderem andar a chatear a malta por todos os meios possíveis. Enquanto houver €€€€€ metidos há festa faz-se tudo…
Todos os carros comprados a partir de Março de 2018 têm obrigatóriamente instalado o sistema eCall que, em caso de acidente, envia automáticamente para o 112 a sua localização exata, o momento do acidente, o número de identificação do veículo e o sentido do trajeto.
Por isso já vens tarde para te preocupares com o RGPD, é uma norma Europeia e está em vigor desde aquela data.
Com a situação aqui apresentada vai ser igual.
O problema é se um Português for para Espanha viajar ou vice versa , porque as regras pelos vistos passarão a ser diferentes nos dois paises
Já atualmente é assim, em Espanha precisas de ter 2 triângulos cá precisas de 1 apenas, e lá as multas não são como em Portugal.
Quando for implementado, é certo que não demorará muito a surgir algo em Portugal igual, pois os carros novos é que vem sempre com essas novidades.
Os espanhóis têm umas ideias fantásticas, tão boas que até assustam….. se usassem a inteligência para baixar o desemprego, igualdade social, nível de educação (e não de ensino), etc.. As luzes são excelentes para COMPLETAR um triângulo. Aliás, o ideal seria um triângulo com luz LED para ver-se bem. Além disso o fabricante “espanhol ” o unico que faz é mandar fazer na china e reenviar o produto.
A iluminação «led» é ineficaz, de má qualidade, e prejudica a visão e saúde das pessoas; o ideal é colocação do triângulo de sinalização.
A sério??, onde é que foi ver que a iluminação LED é má???? Já que é usada em massa há mais de uma década…
+1
ah ah ah ah ah essa é de rir.
A iluminação Led é má e prejudica as pessoas. Extraordinário!
ah ah ah ah ah ah!
+1
Se cheirar a dinheiro aplicam com certeza…
e preciso os outros terem a idea para portugal aplicar!
Se cá aplicarem isso então é que vai haver mais acidentes pois as estradas de Portugal têm muitas curvas e contra-curvas.
Vou esperar que se generalize, que aqueles que gostam de estar na linha da frente, experimentem, depois, consoante os resultados, verei…..por agora, em relação o meu transporte todos os dias, há coisas mais urgentes,….
As rotundas foi uma idiotice , agora o triângulo. So temos iluminados a gerir estas leis.
Que falha. É em Espanha. Desculpem o comentário.
Este sistema sem triângulo, para um carro que avaria logo a seguir a uma curva, numa estrada com as bermas pequenas (ou até sem bermas), é um convite ao desastre e à potencial perda de vidas.
Além disso duvido que num dia de verão, com o sol bem forte, a luz do Help Flash seja suficientemente visível ao longe.
Mais uma desculpa para uma operação stop da PSP.3
“o senhor ainda tem triângulo arcaico? Toma lá multa de 100€”.