Windows 11: Microsoft parece estar a insistir para que utilizadores façam a atualização
A Microsoft tem tentado levar os seus utilizadores a abraçarem o Windows 11. Apesar de não ser suportada por todos os equipamentos, esta versão traz novidades que justificam de forma clara esta atualização.
Apesar de ser facultativa e voluntária, a Microsoft parece agora focada em forçar esta atualização. A mais recente medida tenta que os utilizadores instalem o Windows 11 durante a mais recente atualização da versão anterior do Windows.
Microsoft insiste na atualização
Nem todos os utilizadores querem ter por agora o Windows 11. Para lá dos requisitos que nem todos suportam, há ainda a questão de muitas das funcionalidades estarem a ser ainda preparadas e em alguns casos ainda em processo de melhoria de algumas áreas.
Ainda assim, a Microsoft parece focada em forçar a atualização e tem uma nova medida para o conseguir fazer. Lançou uma atualização para o Windows 10 que tem dentro um passo em que o utilizador é questionado se quer instalar o Windows 11.
Em 30 de novembro de 2022, uma atualização fora da banda foi lançada para melhorar a experiência para utilização do Windows 10, versão 2004, 20H2, 21H1, 21H2 e 22H2 (OOBE). Fornece aos dispositivos qualificados a opção de atualizar para o Windows 11 como parte do processo OOBE. Esta atualização estará disponível apenas quando uma atualização OOBE estiver instalada.
Esta atualização aplica-se ao seguinte:
- Windows 10, versão 2004 (somente Home e Professional)
- Windows 10, versão 20H2 (somente Home e Professional)
- Windows 10, versão 21H1 (somente Home e Professional)
- Windows 10, versão 21H2 (somente Home e Professional)
- Windows 10, versão 22H2 (somente Home e Professional)
Windows 11 no fim da instalação
Esta proposta será feita aos utilizadores que fizerem a instalação do Windows 10, num processo OOBE (Out of Box Experience). Num dos passos do processo de instalação é mostrado ao utilizador as aparentes vantagens do Windows 11 e como o podem instalar de imediato.
Como sempre, e nestas situações, a Microsoft dá mais destaque ao processo de instalação do que à possibilidade de recusar este passo. Este último não está escondido, mas tem um destaque muito menor na interface apresentada.
Requisitos para ter esta proposta
A atualização aplica-se a todas as instalações do Windows 10 Home e Professional com as versões 2004, 20H2, 21H1, 21H2 e 22H2. A atualização será instalada durante o processo OOBE, desde que haja uma ligação à Internet. Só assim será apresentada a instalação para o Windows 11.
Esta é mais uma medida que a Microsoft criou para tentar forçar a atualização para o Windows 11 nos utilizadores. Muitos vão acabar por seguir esse passo, mesmo que não tenham presente todas as questões que podem trazer problemas para este sistema.
Este artigo tem mais de um ano
Com a exigência de um processador “novo” o Windows 11 está condenado a ser um OS de transição!
Não entendi. Se a MS exige hardware compatível com o W11 e sem o qual o SO não é instalado/actualizado, como explicar “… A actualização aplica-se a todas as instalações do Windows 10 Home e Professional”. ?
+1 baralhado!!! … confusão!!
Venha o Windows 12, porque o 11 é mais um tiro no pé. Continuam a seguir a politica de uma versão boa, uma versão má. O menu iniciar só foi assim tão inútil, no Windows 8 e 8.1. Já para não falar dos menus de contexto, que de produtivos não têm nada.
Nada a queixar relativamente ao W11. Parecem umas carpideiras, sempre a chorar!
+1
Também não tenho nada a apontar
Olá Luís guarde o comentário jocoso para si.
Se não têm consciência a maior parte dos Portugueses não pode comprar equipamentos com esses requisitos porque não vão tirar da boca, para alimentar a ganância.
Saúde
Roy Sudo
Não podem comprar equipamentos, mas podem comprar iPhones de 2mil euros. Ok sr. Especialista. Mas no final o Luis tem razão, o povo português só sabe chorar, se tem update é mau, se não tem update também é mau, porta…
Percebeu mal o que eu referi. É só o que tenha a dizer.
O “engraçado” é que no portátil da empresa, que é uma valente…. porcaria, dá para fazer update para o windows 11. Engasga-se todo. Baixa gama dá nisto. No portátil de casa, que já é um portátil bem melhor, não posso fazer update por causa do processador.
Obviamente não vou comprar um portátil por causa do windows 11. Se já tivesse uma má performance, como o da empresa (com windows 11), até pensava nisso. Assim continuo com este em casa (e com o windows 10). O dinheiro custa a ganhar.
Olá Rui disse tudo.
Saúde
Roy Sudo
A mim o que mais me irrita, é a porcaria do menu iniciar estar carregado de “sugestões”, “últimas aplicações usadas”, “últimas aplicações instaladas” para as quais me estou a cagar, tipo o MPC-HC que não me interessa em nada ter o ícone ali a atrancar, ou as aplicações de entulho que a Microsoft faz questão de lá ter, e quando desligo isso tudo, fica um horrível espaço vazio na treta do menu quando poderiam ter a listagem como tinham em versões anteriores.
Acho que limitarem o pessoal na aparência do windows, é a maior borrada que podem fazer. Num tudo é contexto de trabalho para utilidades, e nem tudo é contexto caseiro. deveriam dar uma maior abertura na personalização pessoal do sistema.
A solução para todos os problemas do Windows ja existe chama-se Linux 🙂
A Microsoft com w11 quer forçar a compra de novos PC. É claro se for por esse motivo eu não vou trocar, tirei que ir para o Linux.
Fiquei confuso…mesmo não tendo hardware requisitado pode ser forçada a instalação dentro de um windows 10 pro??!
Fato: o W11 é um SO ruim. Quando os horríveis Me, Vista e 8.0 foram lançados também tinham vários a elogiar e deu no que deu. Não troco meu W10 pelo W11 de maneira alguma