Tesla Semi volta a mostrar as suas capacidades únicas numa simples viagem de 800 km
O Tesla Semi é ainda uma promessa que está por cumprir. Será o camião elétrico da marca de Elon Musk e promete revolucionar os transportes, tal como os restantes modelos fizeram para a adoção de outras formas de energia nas estradas.
Com a sua data de lançamento prestes a chegar, é hora de a Tesla mostrar o que o seu veículo pesado vale. Do que foi mostrado agora, será capaz de percorrer muitos quilómetros sem necessitar de carregar, o que eleva ainda mais as suas capacidades.
Uma viagem para mostrar as suas capacidades
Depois de ter sido apresentado em 2019, espera-se que seja já no início de dezembro que a Tesla fará as primeiras entregas do Semi. O camião tem já muitas encomendas e espera-se entre ao serviço de imediato em muitas das grandes empresas norte-americanas.
Agora que está prestes a ser uma presença garantida nas estradas, é hora de a Tesla mostrar as reais capacidades do seu camião elétrico. As provas foram sendo ultrapassadas ao longo dos últimos anos e agora chegou uma das mais importantes.
Tesla team just completed a 500 mile drive with a Tesla Semi weighing in at 81,000 lbs!
— Elon Musk (@elonmusk) November 27, 2022
Elon Musk: 800 km completamente carregado
Foi o próprio Elon Musk que revelou no Twitter a nova proeza que o Tesla Semi conseguiu completar há poucos dias. Na sua publicação, o patrão da empresa de carros elétricos anunciou que tinha sido completada uma viagem de cerca de 800 km.
Mais importante que a distância percorrida, o que está aqui a mostrar-se relevante é que a viagem foi realizada sem qualquer reabastecimento. O Tesla Semi estava carregado na sua capacidade máxima, cerca de 37 toneladas, e mesmo assim conseguiu percorrer a distância anunciada.
Quando chega o Tesla Semi às estradas dos EUA?
Tal como outras das propostas da Tesla, também o Semi tem estado a demorar ser uma realidade. Apresentado em 2019, o camião tem sofrido atrasos constantes e a chegar às estradas norte-americanas. Para além de ser um elétrico, tem ainda algumas caraterísticas únicas em termos de design e de desempenho.
Ao conseguir percorrer agora 800 km sem necessitar de um abastecimento, prova mais uma vez as suas capacidades. Mostra de forma clara que será uma ferramenta importante para as empresas que o escolherem e que assim vão conseguir poupar, enquanto têm um impacto mínimo no ambiente.
Este artigo tem mais de um ano
Um camião a Diesel faz mais quilometros e não precisa de 16 horas para recomeçar a viagem.
E o camionista faz quantos Km’s entre paragens obrigatórias para descanso? O problema aqui é somente os pontos de carregamento com capacidade para carregar os camiões… atualmente o máximo é 350 kw… que nem sequer há em Portugal!
Sim, esses são os próximos v3, para camiões estão a desenvolver os MCS (megawatt charging system).
“paragens obrigatórias”
Na realidade isso não acontece 😉
Este SEMI é inútil para a grande maioria das companhias de transporte de mercadorias.
Só se safa em percursos pequenos citadinos.
Amigo não fales do que não sabes sff um camionista tem que parar obrigatoriamente para descansar e não digas que não acontece porque não fazes a minima ideia do que estás a falar.
É inutil mas tem grandes encomendas de grandes empresas curiosamente nos EUA que é onde eu o acho menos adequando, um camiao destes é muito mais adeuquado as rotas europeias
Não, que ideia, os tacógrafos é só para enfeitar.
16 horas ? onde diz isso ?
Realmente há gente que gosta muito de inventar e falar mal!
No site da Tesla apenas diz:
«Fast Charging
Up to 70% of range in 30 minutes»
E para além disso poupa-se muito em combustível (sem falar na poluição e manutenção):
«Fuel Savings (est.)
Up to $200,000 over 3 years»
Primeiro nao leste em nenhum sitio 16 horas com o carregado de 1 megawatt para o semi demora 30 minutos para 70%, é verdade que agora noa ha muitos mas é como os outros antes tambem nao havia agr ha aos pontapes.
Segundos tens noçao de quantas em quantas horas é que um camionista tem de parar para descansar e quanto tempo pois se não sabes nao faças figuras
Terceiro sabes quantas horas demora a descarrega/carregar 37 toneladas?
Esses 800 km deve ter sido sempre a direito sem declives, velocidades baixas, temperaturas amenas etc 🙂
Era isso que vinha dizer…metam ele numa nacional, parar e travar, sinais e afins…. isso sim é um verdadeiro teste!
E futuramente estes camiões farão as viagens sem motorista a bordo!
Excelente, mais uma vez a Tesla a inovar no sector dos transportes. Realmente uma das empresas mais inovadoras do mundo.
Isto sim é fazer a diferença e lutar contra a poluição, não apenas aumentar taxas e impostos…
Agora diz lá isso sem te rires…
contra a poluição??!? Explica lá essa
O camiao não polui nada ao fazer estes km.
Muita eletrecidade polui a produzir SIm
As baterias poluem na sua produção Sim
Mas conheces o conceito de poluição centralizada e descentralizada poluir num sitio nao tem nada a ver com poluir por todo o lado onde passa uma corrida de F1 também polui mas há muitas corridas que carbon 0 presumo que seja preciso fazer um desenho mas se um corriga gerar 300kg de CO2 e tiveres arvores a volta que consomem esses 300kg e transformam em O2 voila, claramente não fazem a minima ideia que a poluição centralizada não é o problema de todo
Simples, não se usa uma coisa que tem também emissões na produção, e que só dura uma vez.
A tua insistência em afirmar que um carro a combustão é uma coisa descartável é qualquer coisa. Diz-me um componente que não possa ser reparado e/ou reciclado em um carro em combustão.
Tudo o que tem desgaste, consegue reparar um piston ?
Filtros ? Também
repara ?
Mas já agora, eu referia me ao combustível. Sim também precisa de ser produzido.
Como outros comentadores já disseram, e está mais que comprovado, veículos eléctricos têm na sua vida útil muito menos emissões poluentes do que veículos com motores a combustão.
Não percebo onde está a dúvida…
Esqueça, eles são mais ambientalistas que os ambientalistas, para eles só as baterias e electricidade é que precisam de ser produzidos.
Hype…Hype…Hype…
Situações praticas nem vê -las. Eheh
Tenha calma, não seja prematuro, vão começar a entregar em dezembro.
De prático só os da volvo, hyundai, entre outras.
O Semi foi anunciado em 2017 com a produção suposto começar em 2019, já vamos em 2022 segundo o Elon a primeira entrega é já esta 5ª feira e só agora é que supostamente foi testado em longo curso?
Até realmente andar na estrada nas mãos de clientes estou como o Yamahia, este tweet é só para “Hype… Hype… Hype…”
Isso é o que você sabe, o camiao ja foi visto muitas vezes na estrada, 2 versões protótipo.
Mas como sempre o preconceito toma conta da opinião.
Não, mas provavelmente foi a primeira vez que fizeram com a versão que está em produção e começa a ser entregue na quinta-feira, Quando fazem isto com um prototipo é que é só hype quando fazem com a versao de produção 2 dias antes das entregas a historia ja e outra
Por isso é que vai começar a ser entrega na 5º feira
800km? Isso não é nada quando se fala em veículos pesados.
Como assim não é nada ? um camionista nunca cobre essa distancia sem ter de descansar, e tens muitas rotas europeias que ate sao menos que isso, e sim existem casos que sao dois condutores mas isso é cada vez mais raro principalmente na europa, claramente não fazes a minima ideia do que estas a falar
Faz mais de 800 kms por dia ?
Eh valente.
….. se precisares de mais 800 …carregas durante 1.30h ….. dificilmente alguém mesmo com 2 condutores faz 1600km por dia …. e aliás as pessoas tem de para para comer … .. e uma optima notícia ..os camioes são fabricas de fumo … 40/45L aos 100km e uma cena pre-historica…e acabar com isso o mais rápido possivel … antes do euro 7 porque ainda falta 12 anos para a proibição total de otor a combustao.
Ora bem, convém que estes camiões só estejam a 100% daqui pora alguns anos, pois de contrário vão provocar mito desemprego. Camiões sem motorista? Já sabem…
Primeiro o camião tem motorista, no futuro sim poderão não ter e é o que faz sentido, tambem diziam isso dos policias sinaleiros mas o mundo tem de evoluir.
deixei de comentar e até de ler os comentáros pois 90% não valem nada apenas ilustram a ignorancia voluntaria de uma enorme aioria. não sou fã de nada mas que estivesm os grandes contrutores alemas e não á espera? sabem quantos anos tem a Tesla? e os alemaes que tanto dinheiro ganharam e ganham, (industria auto maior exportador da alema e a tesla ate vai ajudar hahaha) o Semi já fez 500km com 81toneladas, (mais que um a diesel da mesma classe) e agora cerca 800 com com 37 toneladas! duvidas???
colocar as autoestradas a carregar os camiões através de “charging station” criando autoestradas eletricas, uma faixa chegava para começar… e sair da autoestrada com as baterias a 100% é uma excelente ideia
Claro que é uma excelente ideia mas muito caro de implementar principamente quando os camionistas têm de parar para descansar de qualquer das maneiras
Se não me falha a memória, a Scania andava a testar esse sistema na Suécia.
Uma paragem de camiões Tesla Semi ou plataformas elétricas semelhantes, por outro lado, terão o consumo de eletricidade de uma pequena cidade dos EUA até 2035. Entretanto se for uma estação na autoestrada a abranger ainda mais veículos irá necessitar da energia de uma fábrica industrial até 2045.
Quando consome uma pequena cidade ?