MediaTek Dimensity 9200 é um monstro que bateu até o Apple M1 no AnTuTu
No que respeita aos SoCs, temos atualmente os chips mais poderosos no mercado com desempenho e dimensões que eram apenas uma ideia há alguns anos a esta parte.
Como tal, é sempre interessante ver a 'guerra' do poder e potencial oferecido pelos componentes de diferentes marcas. E um recente teste do AnTuTu mostra que o Dimensity 9200 da MediaTek é um verdadeiro monstro que conseguiu obter 1,2 milhões de pontos, batendo até mesmo o M1 da Apple.
MediaTek Dimensity 9200: 1.2 milhões de pontos no AnTuTu
Não é novidade para ninguém que a MediaTek sempre foi uma marca olhada de lado e associada a chips de gama baixa ou média. No fundo, acabava por ser vista como uma alternativa mais acessível para os dispositivos móveis. Mas a empresa taiwanesa tem surpreendido o mercado com os seus novos lançamentos, e a grande estrela da atualidade é o seu SoC Dimensity 9200.
De acordo com os últimos dados, este chip conseguiu obter a incrível pontuação acima dos 1.2 milhões de pontos no AnTuTu, conseguindo bater mesmo o chip M1 da Apple presente num iPad Pro. Mais concretamente, o SoC topo de gama da marca alcançou 1266102 pontos, tendo assim todas as condições para ser um verdadeiro sucesso ao nível de desempenho.
Na imagem abaixo podemos então ver o resultado obtido pelo Dimensity 9200 da MediaTek que é claramente superior aos 1060247 conseguidos pelo M1 da empresa de Cupertino, através do teste a um iPad Pro de 12,9 polegadas. Mas também não nos podemos esquecer que estamos a falar de um sistema operativo mais antigo, nomeadamente o iOS 14.5.1.
Mas se falarmos de pontuações de equipamentos mais atualizados, verificamos que um iPad Pro de 12,9 polegadas, com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno obteve uma 1251547 pontos no AnTuTu, um valor ligeiramente abaixo do Dimensity 9200.
O SoC da MediaTek também supera o iPhone 14 Pro Max, com um chip A16 Bionic, o qual obteve 972936 pontos.
Se falarmos no mercado Android, a MediaTek lidera o ranking do AnTuTu através de um ASUS ROG Phone 6D Ultimate, com um Dimensity 9000, o qual obteve 1133998 pontos.
Estes testes são sempre interessantes e os consumidores mais atentos e informados também acabam por olhar para estes números como um fator decisivo na altura de escolher um equipamento. Um dos smartphones que trará o novo topo de gama taiwanês será o Vivo x90 Pro+.
Este artigo tem mais de um ano
Aniquilou tudo!
Bateu o soc mais basico da apple lancado ha 2 anos. Era suposto ficar entusiasmado? E mediatek aquece que é uma maravilha ao contrario do m1. O m1 ultra da 10 voltas de avanco em energy mode
a questão é que nem se sabe se realmente bate (diria que é altamente improvável que o faça). O Antutu não permite tirar esse tipo de conclusão.
Agora os benchmarks já não comprovam isso. Adoro ver os fan boys a chorar.
o teu problema é que não sabes que o AnTuTu não está feito para comparar pontuações entre plataformas diferentes. E o que estou a dizer é uma informação que a própria criadora do AnTutu dá publicamente.
Percebo pouco, mas achei este video sobre este tema, interessante – The Smartphone CPU Review You NEED to Watch! – do Geekerwan
parece ser um video interessante, embora fique com algumas dúvidas sobre se ele faz a integração correcta do consumo para medir a potência. Teria sido melhor se ele apresentasse o consumo em termos de energia em vez de watts, assim saberia que ele tinha pensado nas coisas como deve ser.
Mas será possível que continuem com esta falácia?
Os resultados do Antutu para Android não têm qualquer equivalência para se poder comparar com os resultados do Antutu para iOS.
Por se chamar “Antutu benchmark” é suposto serem iguais entre plataformas, senão tinha pouco interesse…
não, não é suposto! A Antutu diz publicamente que não faz o seu software de forma que seja possível a comparação entre plataformas, o sistema pontuação é diferente.
comparar estes testes ios e android nao faz sentido pois as aplicações/sistemas funcionam com instruções diferentes mas se fossem iguais so tenho de felicitar a mediatek por conseguir no final de 2022 bater um processador gama baixa apple de 2020
Também ‘bateu’ o iPhone 14 Pro Max lançado este ano
Eu estou-me a ca%#@r para estes benchmarks mas temos de ser honestos nas comparações.
pode puxar nas horas mas não obrigado