Tesla Model Y assume a liderança dos carros elétricos e já é o mais vendido em toda a Europa
O mercado europeu tem reagido de forma única aos carros elétricos. O crescimento que tem mostrado revela que esta é já a escolha de muitos quando decidem trocar de viatura, colocando a possibilidade de terem um elétrico na balança.
Claro que a Tesla tem sabido aproveitar este momento e a pouca oferta da maioria das marcas. Assim, e depois do domínio do Model 3, chega agora a hora de uma mudança. O Model Y da Tesla é já o carro elétrico mais vendido em toda a Europa.
Ao longo dos anos, e com a generalização dos carros elétricos, as grandes marcas têm conseguido adaptar as suas propostas a este novo mercado. A Tesla é ainda a grande dominadora desta área, mas cada vez mais a concorrência se aproxima.
Claro que toda a experiência da Tesla nesta área coloca a marca nos primeiros lugares das listas de vendas, mesmo com algumas limitações que tem tido para as entregas de novos carros elétricos.
Carro elétrico mais vendido - agosto 2022 | Carro elétrico mais vendido - 2022 |
---|---|
Tesla Model Y - 7.011 | Tesla Model Y - 53.997 |
VW ID.4 - 5.796 | Tesla Model 3 - 43.575 |
Skoda Enyaq iV - 4.669 | Fiat 500e - 42.225 |
Fiat 500e - 4.032 | VW ID.4 - 34.467 |
Dacia Spring - 3.784 | Skoda Enyaq iV - 31.578 |
VW ID.3 - 3.694 | Peugeot e208 - 29.401 |
Ford Kuga PHEV - 3.504 | Ford Kuga PHEV - 27.629 |
Tesla Model 3 - 2.938 | Dacia Spring - 26.659 |
Cupra Born - 2.851 | Hyundai Kona Electric - 26.378 |
Audi Q4 e-tron - 2.839 | Kia Niro EV - 25.899 |
Os dados mais recentes, referentes a agosto deste ano, mostram um cenário de clara expansão dos carros elétricos no mercado europeu. Nesse mês foram registados mais de 159.000 carros elétricos em toda a Europa, levando a que a participação destes carros aumentasse para 21%.
Aqui há um líder claro e que deverá manter-se nesta posição durante mais algum tempo. Falamos do Model Y da Tesla, que destrona o Model 3 e assume assim o top das vendas, não apenas em agosto, mas também no acumulado do ano.
O acumulado dos meses de 2022 mostram que até agora foram registados 1,4 milhões de carros elétricos na Europa, o que representa 20% de todas as vendas de carros. Em termos de marcas, e mesmo com a Tesla nos 2 primeiros lugares, temos o grupo VW a dominar, com as suas muitas propostas (Porsche, VW, Skoda, Audi e Cupra).
Estes são valores impressionantes para um mercado que estará a atravessar problemas de várias ordens. Ainda assim, mostra uma vitalidade única e que parece traçar de forma clara o caminho a ser seguido no futuro.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: CleanTechnica
Neste artigo: carros elétricos, elétricos, europa, Model Y, Tesla
Em termos de marcas, e mesmo com a Tesla nos 2 primeiros lugares, temos o grupo VW a dominar, com as suas muitas propostas (Porsche, VW, Skoda, Audi e Cupra).
Autor, nao percebi, a Tesla nos 2 primeiros lugares? E a Tesla tem muitas propostas também, apesar de so 2 realmente venderem de forma significativa na europa. Alias o que da para perceber é que a VW sozinha sem as marcas do grupo é praticamente a unica que ta a par com a Tesla em vendas de todos os modelos, faltando claro saber as vendas dos restantes Tesla, e dos restantes VW mas estao praticamente par a par. As outras marcas com uma oferta muito limitada de so 1 ou 2 modelos ainda precisam expandir.
É bom vermos que as marcas que nao sao 100% eletricas como a Tesla mesmo com 2 ou 3 modelos eletricos no meio da sua frota de combustao, ja começam a fazer frente à Tesla e isso é bom para o consumidor até porque infelizmente ja cá tivemos um tesla em casa e foi uma excelente experiencia de condução mas uma pessima experiencia de qualidade de construção que nao vale os 60.000, sao interiores com qualidade de montagem ao nivel de um carro de segmento B.
a senhora rita esquece-se é que tem mais probabilidade de sobreviver a um acidente dentro de um tesla do que num outro carro … mesmo com os “defeitos de construcao”
Acredita nisso! A tesla está anos luz da qualidade e seguranca de um Volvo, Mercedes, Audi..
A Euro NCAP discorda de ti, com a Tesla claramente em primeiro lugar quando se ordena a tabela por “overall rating”.
Fonte: https://www.euroncap.com/en/ratings-rewards/latest-safety-ratings/
isso depende muito da velocidade da luz
Resumindo.
Um dos maiores e mais antigos fabricantes do mundo, está a quase a conseguir apanhar um dos mais recentes e pequenos fabricantes.
Nada mau para uma empresa falida que só vende produtos de má qualidade.
“Esqueceu-se ” de um pormenor, no acumulado anual o Mod Y+Mod 3 soma 97k seguindo-se do terceiro Fiat e500 com 42k. Outra coisa interessante, fala-se muito da ameaça dos carros chineses, mas nem vestígios.
Model 3 aqui e so posso falar maravilhas. Toda a gente nas grandes cidades so devia poder circular de eletrico no centro. Felizmente em 2024 isso ja passa a ser obrigatorio em Lisboa e Porto
“…Felizmente em 2024 isso ja passa a ser obrigatorio em Lisboa e Porto”, onde foste buscar isso?
Sera apenas no centro da cidade, atualmente ja tens probicao para matriculas antes de 2000
Felizmente o meu carro para o ano já pode passar a clássico.
E já posso ir para o centro de Lisboa.
Tu sabes o que dizes? Estas a dizer que uma país pobre devia drasticamente deixar de usar carros 3x mais baratos que os eletricos? E quem paga isso?
Usas os transportes publicos. Falamos dos centros das maiores cidades logo quem nao tem eletrico usa o metro.
No Porto …AINDA NAO! FELIZMENTE!
Há quanto tempo é que o Y e o ID.4 estão no mercado ?
É o melhor carro da Tesla a nível de performance, funcionalidade, qualidade e preço.
Vai continuar a vender como pãezinhos quentes…
Mesmo em Portugal tem vendido bem, Portugal ao contrario do que se pensa tem muita gente a viver bem e um dos paises da UE onde melhor erradicou a pobreza extrema praticamente inexistente.
Um carro elétrico que custa,no mínimo,50.000 euros.Esta é boa. 🙂
Quem é que compra tanto 500e?
Quando a uber e afins decidirem que os carros tem de começar a ser todos elétricos, vão ver como rapidamente estes rankings mudam.