Proton Drive: Mais um serviço cloud, com um grau de privacidade acima do esperado
A Proton sempre nos habituou a serviços com um nível de segurança e privacidade acima do esperado. Conseguem ter uma oferta que é focada na proteção dos utilizadores e em garantir que os seus dados não são acedidos por terceiros.
Depois de vermos várias vertentes da sua oferta, temos agora mais uma novidade desta empresa. O Proton Drive foi apresentado e é mais um serviço Cloud. Este não se limita a armazenar ficheiros, mas vai mais longe ao garantir um grau de privacidade muito acima do esperado.
Proton Mail, Calendar e VPN são serviços que muitos já se habituaram a ouvir e até a usar. Mais do que uma inovação na sua área atuação, estes serviços são focados na privacidade e na segurança dos dados dos seus utilizadores. São criados com esta ideia base e tudo se desenrola à sua volta.
É assim natural que o Proton Drive siga a mesma filosofia e que garanta agora aos seus utilizadores um grau de proteção elevado, em vários níveis e em várias frentes. Este é um serviço Cloud cifrado e que por isso irá atrair muitos utilizadores, em especial pela sua proteção.
Para além de garantir que os dados são armazenados e não podem ser acedidos pela própria Proton, também fica claro que mesmo que seja comprometida a conta, o acesso dependerá sempre de chaves que apenas o utilizador possui. Além disso, este serviço tem cifra nas comunicações de e para os seus servidores.
Por agora, o Proton Drive está aberto a todos e pode ser usado na sua versão web. Além disso, e ainda em testes, existe também um cliente Android que permite o acesso ao serviço a partir de um smartphone. Em breve outros clientes vão ser trazidos para este serviço Cloud.
Na sua vertente gratuita, o Proton Drive oferece aos utilizadores 1GB de armazenamento para imagens, documentos e vídeos. Existe ainda dois níveis pagos de 200 GB e 500 GB, por 3,99€ e 9.99 € por mês, respetivamente.
Com uma natureza open-source, qualquer um pode olhar ao código do Proton Drive e avaliar a segurança oferecida. Além disso, esta empresa está alojada na Suíça com servidores dedicados, onde as obrigações de segurança são elevadas, algo que oferecem a todos os utilizadores de forma nativa, independentemente de ser um plano pago ou gratuito desta Cloud.
Este artigo tem mais de um ano
A forma como o serviço funciona não lhe permite fazê-lo de uma forma verdadeiramente segura.
Explicaria em maior detalhe, mas os sistema anti-spam do pplware bloqueia automaticamente a mensagem nem deixando ir para moderação, como vão todas as outras, pelo que não o consigo fazer.
Alguma palavra deve estar a despertar o sistema de bloqueio automático, mas não consigo descortinar qual.
Fiquei curioso com essa afirmação.
Gostaria de facto que fosse mais detalhado. Conheço considerávelmente bem o serviço, e não entendo como isso poderá ser verdade.
Excelente artigo. Faz falta artigos destes no pplware, para incentivar as pessoas ao uso de apps mais privadas/seguras.
Em alternativa existe:
Tutanota – Emails
Icedrive – nuvem com E2E
Não é um serviço para todos devido ao seu preço, mas para quem quer privacidade não há melhor que a Proton.
Tens o pacote gratuito que te oferece 1GB e que já dá para guardar muita informação mais sensível
Claro que há melhor: ownCloud; Nextcloud.
Se não tem capacidade para implementar no seu hardware ou de manter, tem por exemplo a “NextBox” da “Nitrokey”.
Muito mais privado. Convêm ter uma Internet de banda larga rápida se quiser aceder pela Internet.
O problema do nextcloud ou owncload self hosted é que as garantias de privacidade e segurança da própria aplicação podem ser facilmente perdidas caso o owner da cloud não saiba proteger devidamente todo o sistema, manter um bom sistema de backups, ter todas as noções de firewalls, etc
E então se estivermos a falar de users que pretendem ter a sua cloud acessível pelo exterior tudo se torna ainda mais complexo. Porque para além de tudo o que mencionei acima, ainda necessita de ter bons conhecimentos para implementação e managing e uma VPN (self-hosted claro) e idealmente uma proxy pelo meio.
Por isso, diria que soluções como esta, são perfeitas para end-users que não têm todo o conhecimento tecnico necessário para implementar e manter tudo isto. Que deverá ser, seguramente, mais de 99% de toda a população.
Mas aí estás a colocar a cloud dentro de casa. Obriga a ter estrutura própria, nem que seja um servidor mínimo e disco para armazenamento.
Falamos de soluções “onCloud” e não “onPrem”, que são completamente diferentes.
Pois pois, é tudo seguro, só que é seguro até ao dia em que já não é.
A única segurança a sério e que uso intensivamente é, encriptar com PGP todos os ficheiros antes de os mandar para a cloud .
Mesmo que alguém lá entre, boa sorte a quebrar o PGP.
PorcoDoPunjab, o encantador de burros e coleccionador de casas
Qual a diferença entre isto e o OneDrive?? Está malta da Proton não era lá “amiga” da Microsoft e tal..Se a memória não me falha existiram várias notícias dessa cumplicidade na altura. A política do seguro, mas nem tanto, então mais vale o OneDrive, ativamos o cofre pessoal e vai dar à mesma coisa.
Muito caro e ultrapassado.
Serviços cloud descentralizados como o Storj são a nova realidade, até a Microsoft é cliente.
Partem os ficheiros em várias partes e distribuem-nas por vários servidores espalhados pelo mundo, dessa forma os mesmos nem por brute-force podem ser atacados e os dados passam a ter muito mais redundância do que apenas existirem em 2 ou 3 locais.