Firefox 7 foi lançado e está disponível
Na continuação da disponibilização dos novas versões do Firefox, tudo graças aos novos ciclos de desenvolvimento, a Mozilla voltou a cumprir a data programada para mais uma nova versão do Firefox. Depois de passar pelos rigorosos testes que foi algo durante as versões Nightly, Aurora e Beta, esta nova versão surge para todos os utilizadores de forma oficial e final.
Todo o trabalho que foi aplicado neste versão, e também nas anteriores, resultou num browser que consome menos memória e que tem nele um vasto conjunto de novas funcionalidades.
Desta vez os planos para a disponibilização da vesão 7 foram cumpridos na íntegra e esta só foi tornada pública no dia programado, ao contrário do que aconteceu nas versões anteriores.
As funcionalidades que esta nova versão traz, continuam a centrar-se na melhoria da utilização e gestão dos recursos que o Firefox disponibiliza. A gestão de memória, um dos pontos fracos que volta a ser apontado ao Firefox sofreu uma alteração e a Mozilla garante que esta versão tem uma melhoria drástica da gestão de memória.
Por forma a melhorar o processo de desenvolvimento das próximas versões, monitorizando ao mesmo tempo a actual, a Mozilla implementou um processo de recolha de estatísticas, anonimizadas, sobre a performance do Firefox. O envio desses dados pode, naturalmente, ser desabilitado.
Os utilizadores mais atentos vão reparar numa outra alteração que foi implementada nesta versão. A barra de endereço deixou de apresentar o habitual http:// nos endereços que ali apresenta.
Naturalmente que muitas outras melhorias e correcções foram aplicadas a esta versão. A lista da totalidade dessas novidades pode ser consultada na página oficial do site de desenvolvimento da versão 7 do Firefox.
Caso o vosso Firefox ainda não vos tenha alertado para a necessidade de ser actualizado, podem apontar os vossos browsers para os links que apresentamos abaixo. Podem alternativamente usar o Firefox e verificar se a actualização está já disponível.
Se são utilizadores de Ubuntu (10.10 ou 10.04) e pretendem ter o Firefox 7 instalado na vossa máquina, executem num terminal os passos apresentados abaixo:
sudo add-apt-repository ppa:mozillateam/firefox-stable sudo apt-get update sudo apt-get install firefox |
O Firefox continua a trilhar o seu caminho com vista a ser o browser preferido dos Internautas. A concorrência tem sido forte e tem apresentado argumentos muito válidos, mas a Mozilla tem sabido responder à altura e não se tem deixado ficar para trás o Firefox.
Artigos Relacionados:
- Firefox 6 Final já está disponível para download
- Firefox 5 Final já está disponível para download
- Firefox 6 chegou ao canal Aurora
- Firefox 5 (Aurora) já disponível para download
- Firefox 4.0 Final – Disponível para download
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Linux, Mac
Download: Firefox 7 Final Windows PT [13.4MB]
Download: Firefox 7 Final Windows EN [13.4MB]
Download: Firefox 7 Final Linux PT 32Bits [14.5MB]
Download: Firefox 7 Final Linux EN 32Bits [14.5MB]
Download: Firefox 7 Final Linux PT 64Bits [16.1MB]
Download: Firefox 7 Final Linux EN 64Bits [16.1MB]
Download: Firefox 7 Final Mac PT [28.2MB]
Download: Firefox 7 Final Mac EN [28.2MB]
Homepage: Firefox
Este artigo tem mais de um ano
como actualizar sem perder as abas e separadores abertos?
quando actualizei para o 5 e 6, perdi tudo o que estava aberto -.-
Eu actualizei e não perdi nada… estranho… oO
Andes de qualquer actualização eu uso o MozBackup http://mozbackup.jasnapaka.com
MozBackup is a simple utility for creating backups of Mozilla Firefox, Mozilla Thunderbird, Mozilla Sunbird, Flock, SeaMonkey, Mozilla Suite, Spicebird, Songbird and Netscape profiles.
It allows you to backup and restore bookmarks, mail, contacts, history, extensions, passwords, cache etc. It’s an easy way to do Firefox backup, Thunderbird backup…
Ele salva tudo e caso haja algum problema tem a opção de fazer restauro. 😉
O thunderbird também foi actualizado. Mas discordo totalmente com esta política. Os extras começam a deixar de funcionar sempre que sai uma nova versão.
No meu ver esta devia ser a versão 4.3
Aparentemente agora quando algum add-on não é compatível o firefox desinstala-o, ou seja, reiniciei o firefox e este já não tinha o adblock plus instalado e tive de instala-lo outra vez. No entanto o adblock plus ainda estava completamente funcional, talvez porque uso o plugin add on compatibility reporter que permite correr o os plugins mesmo que supostamente sejam incompatíveis. Não percebo muito bem esta lógica, mas pronto -.-
Boas!
Agora pergunta na 1ªabertura depois de instalada a Release se permitimos o envio dos consumos de RAM para ajudar a otimizar o software. Porreiro pá!!!
O Thunderbird também recebeu actualização para 7.0.
http://imageshack.us/photo/my-images/16/semttuloyicd.jpg/
cumps
maltez
Boas!
Alguém sabe se este Firefox tem opção de visualização em ecrã inteiro? (Mac OS X Lion) 🙂
Viva!
Pelo screenshot publicado não se vislumbra, no canto superior direito, o icon de full screen nativo do OSX Lion…
Cumprimentos
Em Windows e Linux basta premir F11. Não será igual?
Cumprimentos.
Não..
A função que de que falo consiste nisto: Coloca o programa em full-screen e cria um espaço virtual para ele, sem ocupar os ambientes de trabalho virtuais.. 😉
Um exemplo, no caso do Safari: https://www.youtube.com/watch?v=LrdXkb6aVn4 😛
Aqui não aparece 🙂
No meu Ubuntu não actualiza do 6 para o 7 por PPA….
Mas o thunderbird como está instalado à mão, ele actualizou sozinho…
qual ppa , os ppa são independentes , pois tens aguardar que alguém compile por ti, o firefox e que publique no ppa, podes descarregar a versão binária e depois instalares na pasta /opt
crias um atalho e colocas no ambiente de trabalho, as novas versões do ubuntu 11.04 , e 11.10 já actualizações do firefox, utilizas este ppa ? ppa:mozillateam/firefox-stable
Sim, tenho o ubuntu 11.04, e uso esse PPA!!
E a versão win 64 bits?
isso é o que me intriga. F#´”$%s porque não fazem para Windows 64 bits 🙁
Costuma estar lá uma versão de 64bit mas nunca sai para release, acho que é porque não saem versões finais de flash 64bit, a próxima versão (11) do flash já sai nativa 64bits, vamos a ver se metem o FF 64bit em release também 🙂
10:30 e aqui o meu Firefox 6.0.2 diz que está actualizado. São lentos. Se já existe a versão 7.0 disponível…
Pelo browser, normalmente só no dia seguinte.
Eu actualizei pelo browser ontem. 3ª feira!!
Para os utilizadores do arch linux basta um simples “pacman -Syu” 🙂
fónix!!!
Acho que desta vez deixo estar no 6. Andar a fazer isto todos os meses é seca, ter que voltar a ver compatibilidade de extensões e tal… parou. Deixo estar mais uns meses no 6 e lá pra janeiro instalo o FF 20.
Mesmo a sério de cada vez que sai um versão nova lá ficam algumas extensões pelo caminho…. é a vida lool
A primeira impressão é que ficou mais rápido a carregar as páginas… Mas ainda não fiz uso muito intensivo.. e não notei isso na versão 6, nem na 5…
Bem, não sei quanto a vocês, mas a mim já me actualizou ontem, por volta da meia-noite ou assim e não tive quaisquer problemas com extensões…
A mim atualizou por volta das 18h. Fiquei admirado, não estava à espera.
2 Tabs abertas no firefox 6 ocupavam-me 400 MBs de RAM, actulizei para o 7 e ocupa 150 mbs. Finalmente a começarem a controlar o abuso da memoria!!!
Bad news para quem tem o Kaspersky IS 2012… o anti-banner e o resto das extensões do Kaspersky deixaram de funcionar.
para que servem os famosos add-ons se se cada vez que vem um update para nova versão, os add-ons deixam de funcionar…
utilizo o firefox cada vez menos…
Só um pequeno reparo, o link do release notes está a apontar para a versão 6.0 (http://www.mozilla.com/en-US/firefox/6.0/releasenotes/) e deveria estar para o 7.0 (http://www.mozilla.org/en-US/firefox/7.0/releasenotes/).
Cumprimentos,
O Firefox 7 foi lançado ontem como release.Até Sexta-feira,dia 30 de Setembro,será lançado o Firefox 8 Beta(8.0b1).Entretanto a versão Firefox 9 Aurora (9.0a2) e a versão Firefox 10 Nightly (10.0a1),já foram lançadas hoje.
Boa! Tiraste-me as palavras da boca, mas eu não escreveria tão bem 🙂
Meus caros,
Tenho a dizer-vos que para quem usa o FireFox como ferramenta de desenvolvimento os consumos de RAM são absurdamente altos e toda a gestão de RAM é completamente anedótica! Facilmente tenho o meu FireFox a ocupar 1,5 GIGAS DE RAM e a ter de ser terminado o processo à mão e reinicia-lo.
Agora, a verdade é que visto o FireFox albergar a melhor ferramenta de desenvolvimento web de todos os tempos: O FireBug, este é um problema com o qual tenho que pactuar…
E posto isto devo afirmar que ainda assim não troco o FireFox por qualquer outro browser da actualidade. Deve de ser do hábito 😉
André Rosa.
Lançado, disponível, e CONSUMISTA (que saudades do firefox 3…)
Nas últimas semanas tive de matar a tarefa sistemáticamente. 1 a 1,5GB de RAM ocupados. Péssimo.
Aguardei com ansiedade a nova versão, com a já tão falada tecnologia MemShrink. Nada de novo, a bem dizer. Os consumos de RAM estão practicamente a par com o firefox 6.
Poderão ser add-ons mal coportados?? Resta-me perder algum tempo com debug ou desistir deste “que-já-foi” um excelente browser.
Com esta actualização deixei de ter acesso à página de controlo do DLink. Dá este erro: Corrupted Content Error. Acontece a mais alguém?
nem uma semana durou, já actualizou para o 7.0.1 =p
Hoje decidi instalar o firefox 8 beta para ver como é, e para já vou ficar com ele. A diferença que noto no carregamento das páginas comparado com o firefox 7, no meu caso pelo menos, é monumental, é quase clickar e a página abre quase instantaneamente. Isto no linux mint com 8mbits de net. Já no windows de certeza que será diferente pois no windows é sempre mais lento que em linux. Parece-me que essa do chrome ser mais rápido que o firefox a partir da versão 8 já não vai ter tanto peso na escolha dos browsers. É bom que a mozilla se cuide que está quase a ser ultrapassada pelo chrome, e parece que estão no bom caminho para minimizar os danos.