Copernicus mostra fumo do fogo da Serra da Estrela em Madrid
A dimensão do incêndio é de tal ordem que o fumo do fogo da Serra da Estrela chegou a Madrid. O Serviço de Gestão de Emergências do Copernicus (EMS Copernicus) já tem imagens.
O fogo que aconteceu na serra da Estrela é “tragédia” ambiental! Levará anos para que possamos ver a ser Serra como era há uns dias e, de acordo com os últimos dados, ardeu uma área correspondente a 25 mil estádios de futebol.
O Serviço de Gestão de Emergências do Copernicus (EMS Copernicus) fornece a todos os intervenientes envolvidos na gestão de catástrofes naturais, em situações de emergência de origem humana e em crises humanitárias, informações geoespaciais atuais e precisas derivadas de teledeteção por satélite e completadas por fontes de dados abertos ou in situ disponíveis.
O EMS do Copernicus tem duas componentes:
- uma componente de cartografia;
- uma componente de alerta precoce.
A componente de cartografia do serviço (EMS do Copernicus - Cartografia) tem uma cobertura mundial e fornece aos intervenientes supracitados (sobretudo autoridades da Proteção Civil e agências de ajuda humanitária) mapas baseados em imagens de satélite.
A componente de alerta precoce do EMS do Copernicus consiste em três sistemas diferentes:
- O Sistema Europeu de Sensibilização para as Inundações (EFAS), que fornece uma panorâmica das inundações em curso ou previstas na Europa com uma antecedência máxima de 10 dias.
- O Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS), que fornece informações em tempo próximo do real e históricas sobre incêndios florestais e regimes de incêndios florestais nas regiões da Europa, Médio Oriente e Norte de África.
- O Observatório Europeu da Seca (EDO), que fornece informações relevantes em termos de seca e alertas precoces para a Europa.
Numa publicação feita no Twitter pela Direção-geral da Indústria de Defesa e Espaço (DG DEFIS), é possível ver uma imagem onde mostra que o fumo do fogo da Serra da Estrela chegou a Madrid. De acordo com as informações, o fumo percorreu cerca de 300 km, segundo o registo captado a 16 de agosto.
On 15 August, the #wildfire that had started last week near Covilhã🇵🇹 regained intensity, emitting massive amounts of smoke☁️
⬇️As shown in this Copernicus🇪🇺🛰️imagery, on 16 August, the smoke had reached #Madrid after travelling for more than ~300 km
#IRCovilhã pic.twitter.com/M5X3MT0lK3
— 🇪🇺 DG DEFIS #StrongerTogether (@defis_eu) August 17, 2022
De relembrar também que no dia 16 de agosto, muitos madrilenos questionaram o serviço de Emergência Espanhol onde era o fogo. As informações fornecidas indicavam que se tratava de um fogo com origem na Serra da Estrela.
Este artigo tem mais de um ano
Os incêndios também contribuem para o aquecimento do planeta…
Pois e para as secas e falta de humidade.
Ninguém parece lembrar-se que o mundo é um espaço relativamente fechado e qualquer fonte de calor tem impacto no sistema.
Gostaria de ver um estudo comparando se as fontes de calor existentes no planeta (fogos, motores, transformadores, etc) não têm mais impacto que o CO2 e outros gases de estufa
Será que é apenas os gases de estufa que não deixam o calor sair suficientemente ou será que estamos a produzir demasiado calor?
Urban heat island é conhecido e ignorado. Todo o asfalto e prédios fazem com que menos calor seja absorvido pelo solo.
A nossa natureza toda arder, nem uma palavra dos nossos governantes!
Onde está o PAN? Onde estão os Verdes? Onde está o Ministro do Ambiente e da Acão Climática?
Estão todos de férias!
Se fosse na Amazónia, caia o Carmo a trindade, a culpa era do Bolsonaro, genocida, fascista, criminoso.
Mas como é na Serra da Estrela, e o PS está no governo, a culpa é dos portugueses, não se passa nada, deixa arder.
Consequências nada! Ninguém tem responsabilidade pelo que se está a passar.
Esqueceste-te de dizer que em Portugal a culpa é do Passos.
@Celso, coitado do Passos Coelho, ( o que lhe vale é ele tem as costas largas) só falta acusares que o homem também é o fomentador do golpe das golas, do Siresp.
Honestidade primeiramente, até nas acusações.
JoedoBidé, quer me parecer que o Celso estava a ser sarcástico.
Aliás, como toda a gente sabe , tudo o que de mau acontece em Portugal é culpa do Passos.
Já a nível internacional a culpa é do Trump e ou do Bolsonaro.
E o saque aos ordenados da função pública, depois de ter jurwdo e tres-jurado durante a campanha, foi culpa de quem? Esses e as famílias jamais lhe irão perdoar, nem aos sucessores dele.
Verdade, a protecção civil mandar 2 aviões para manutenção durante os primeiros dias de fogo??
Alguém teria obrigatóriamente de ser responsável.
Assim como medidas mais duras para quem incendeia, e descobrir quem os mandou, porque neste caso estou convicto que o Lítio nesta localização motivou interesses e isto deve ser investigado para ser esclarecido. (mas com transparencia e objectividade, não é como o costume….)
Miguel, e não os ter mandado todos foi uma sorte.
Protecção Civil é um ninho de boys lambe botas.
Aquilo é verdadeiramente imprestável, uma corja de incompetentes e sabujos.
Mas foi o que pedimos e é o que merecemos…
Não tenho qualquer dúvida em dizer que o povo português é do mais tolinho que existe aqui e em outros lados.
Igual, só lá nos confins de África ou América Latina e mesmo assim tem que se procurar bem….
O PAN que nunca achei fazer um bom trabalho na assembleia, neste momento devia destituir-se com vergonha, neste momento deviam estar muito activos e forçando a investigação
Povo manso, tem toda a razão, a culpa é dos portugueses e de mais ninguém.
Quem dá a maioria a gente desta só merece porrada no lombo e nada mais.
Rumo ao último lugar da UE.
O PEV não têm representação na AR, no entanto pronunciou-se sobre o assunto.
https://osverdes.pt/comunicados/incendios-do-presente-reflexos-do-passado/
haha , o partido ecologista que nasceu para defender mísseis nucleares…
Como?
Um incêndio de milhares de hectares como o da Serra da Estrela equivale a meses ou anos de circulação automóvel de uma cidade média. A questão é esta: se o estado se recusa a defender as populações contra ataques incendiários, por que razão as impede de formar milícias para se defenderem a si próprias?