Impressoras Epson para PC estão a bloquear por causa de uma peça
Notícias relacionadas com impressoras já são cada vez mais escassas, à medida que estes equipamentos têm sido melhorados de forma a incrementar o seu desempenho e a diminuir a taxa de erros apresentada durante as suas funções.
Mas as recentes informações indicam que há agora um problema chato que afeta todas as impressoras Epson para computador, uma vez que as mesmas estão a bloquear por causa de uma peça.
Impressoras Epson para computador bloqueiam por causa de uma peça
De acordo com as últimas notícias, todas as impressoras Epson para computador estão a bloquear devido a uma peça específica. A situação foi inicialmente revelada por um utilizador que se deparou com o problema e publicou a situação na sua conta da rede social Twitter. O queixoso designa-se Mark Tavern e é professor na Universidade de New Haven, nos Estados Unidos.
Na sua publicação, Tavern acusou a Epson do popular conceito de obsolência programada que, resumidamente, é uma decisão da fabricante em produzir intencionalmente um produto de forma a que este se torne obsoleto e disfuncional ao longo do tempo, para levar o consumidor a adquirir um equipamento da nova geração. O professor norte-americano critica esta situação, considerando-a como um ultraje e menciona ainda a falha na sua impressora, o qual mostrava a seguinte mensagem: "A sua impressora chegou ao fim da sua vida útil. É necessário serviço técnico".
My wife’s very expensive @EpsonAmerica printer just gave a message saying it had reached the end of its service life and proceeded to brick itself. Apparently she can pay to service it or buy a new one even though it was working fine. Outrageous!
— Mark Tavern (@marktavern) July 22, 2022
Assim que a impressora bloqueou sem grandes justificações, Tavern procurou soluções e informações por parte da Epson em que, basicamente, a resolução passa por pagar por um serviço técnico ou então comprar uma nova impressora. O impressionante é que a impressora, que funcionava bem, dá apenas o aviso de que chegou ao fim da sua vida útil, sem apresentar nenhum problema elétrico, de componentes, mecânicos, nada! Apenas questões de programação do software para tal.
Suspeita-se que esta situação aconteça com todos os utilizadores que tenham uma impressora Epson, e parece que o problema envolve uma peça, designada como almofada de tinta residual que no fundo é uma esponja envolta em plástico que, segundo a marca, evita que a contaminação atinja a tinta ou que a impressora tenha um curto-circuito.
No entanto, alguns utilizadores referiram que tentaram resolver o problema através da substituição desta mesma peça, mas que a Epson os persuadiu a não o fazerem uma vez que não seria rentável esta reparação porque outros componentes da impressora também já se estariam a deteriorar.
Portanto, de forma direta, a empresa está basicamente a levar as pessoas a comprar novos equipamentos. Mas, para evitar comentários negativos, a Epson lançou uma ferramenta que aparentemente, e por algum tempo, ignora a mensagem de erro e continua a funcionar normalmente. Contudo, e agora um novo problema, é que parece que esta ferramenta não é compatível com o Windows 11 ou Mac.
Caso tenha uma impressora Epson para computador, então provavelmente esta mensagem de erro também lhe irá aparecer no equipamento, determinando assim o bloqueio das funções do mesmo. Pode ver o apoio técnico da Epson sobre este assunto aqui.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
A minha primeira e última impressora Epson foi um impressora matricial de 9 agulhas. Depois disso em jacto de tinta para fins domésticos nunca fiquei convencido. Até hoje sempre tive HP e não tenho razões de queixa. A minha última multifuncional HP já tem 8 anos de idade e a dar para as curvas. Custou 30 euros em promoção com oferta de uma mochila. Nada a apontar.
Nunca tive Epson, também tenho um HP multifunções, não é perfeito mas é jeitoso. Do que prefiro é a parte do scanner que tem um “document feeder” até 15 folhas fazendo o scanner de todas e depois criando um pdf.
Tenho uma ET2750 desde 2017, primeira coisa que fiz quando a tirei da embalagem, foi retirar essa tal esponja e colocar um tubo a correr a tinta para um frasco de vidro. Como a caixa da esponja não está ligada a nenhum circuito, a impressora funciona normalmente sem erros nenhuns, ainda só gastei 2 frascos de tinta preta (254ml).
No contador de desgaste indica que está a 22.39%, portanto ainda vai durar tempo, pelo menos nesta parte do contador de tinta, que é o que leva muitas impressoras destas a serem “atiradas para o lixo” prematuramente
Quando na minha XP-2100 aparecer essa ‘msg’… lixo com ela e um risco na Epson.
Epá, esta impressora é para esquecer, depois de uma que tive…
Isso já tinha ouvido falar, o que sei é que ao fim de 15000 impressões isso acontece e dá para ir vendo o numero de impressões feitas, e pelo que sei basta mudar a peça e fazer reset, sei que quem faz reparações de impressoras consegue o fazer por isso dá para resolver essa questão.
Tenho uma ecotank e já faz uns 4 anos por ai, ainda não atingi o valor limite de impressões em que tal se irá soceder depois logo se vé.
Estou satisfeito com ela já que fica-me mais barato as tinta em relação aos tinteiros.
O unico mal do modelo que tenho é que não imprime certo papeis com alguma espessura con facilidade, não ter viragem de página automática e imprimir até às bordas.
E já tive hp claro mas ficava-me caro os tinteiros e iam à vida que era um instante.
Tinta compativel é pra esquecer já que dava erro enfim botei fora.
A minha Epson do nada decidiu bloquear durante os scans: inicia, mas pára a meio. Clicando em Cancelar fica na mesma e só mesmo desligando da ficha. Pontualmente faz o scan como deve ser, mas é um autêntico jogo de sorte. Foi a primeira Epson que comprei, sempre tive HP, mas depois deste embróglio não voltarei a ter Epson…
E no geral o mercado de impressoras está inquinado de práticas anti-consumidor.
Já me acobteceu com uma assim que faz os 2 anos de garantia.
Pesquisei na net e encontri um programa que “limpou” esta definição e agora a impressora fun iona sem ptoblemas
Tenho um Epson Stylus SX125 com 10 anos e continua a funcionar, e com custo de tinteiros uma fração do que pagava com uma HP.
Obsolescência programada, já se fizeram diversos documentários sobre esse tema, um desses documentários começa precisamente por uma impressora que se avaria e vai falando em diversos temas, tendo a impressora como um dos temas que vão falando ao longo do documentário até que no final arranjam uma solução para ultrapassar tal limitação artificial.
Quem tiver interessado procure no youtube algo como “A História Secreta da Obsolescência Planeada [Legendado PT]”.
Penso que seja “A Conspiração da lâmpada eléctrica”. Pelo menos começava como descreves, e passava por exemplo para as lâmpadas incandescentes com vida programada de 2500 horas quando em 1930 havia publicidade de lâmpadas que duravam já mais tempo de serviço.
O mesmo documentário pode ser encontrado usando vários nomes incluindo: “A História Secreta da Obsolescência Planeada [Legendado PT]”, “A Conspiração da lâmpada eléctrica”, entre outros como “The Light Bulb Conspiracy (Extended Version)”. Foi traduzido e legendado para vários idiomas por pessoas diferentes, daí ter nomes diferentes, mas refere-se sempre ao mesmo documentário.
Um excelente documentário.
Existem outros, lembro-me de um chamado “SIC – Toda A Verdade: Obsolescencia Programada (A morte programada dos aparelhos)” também muito bom, não está completo no Youtube mas procurando no Google encontra-se outro site com ele, o som infelizmente não está em stereo, mas mesmo assim ouve-se.
Tenho uma Epson SX115, já nem sei quantos anos tem, mais de 15, tinteiros compatíveis a 1€ cada (pack de 4). Agora sinto falta é do Wi Fi e estava a pensar comprar outra da mesma marca, mas assim não. Antes desta tive uma HP e nunca voltarei a comprar: na altura comprei um portátil novo e a HP não era compatível, ganda bosta.
isso que importa? desde que uns deixem de poder ter carro e outros comprem carro electrico tudo vai ficar bem…
Basta fazer o Reset do contador de uso das almofadas, procurem pelo google que acharão o software.
+1
E eu que tive a quase para comprar uma Epson ainda bem que não o fiz em vez dessa marca comprei uma Cannon. Livrei-me de uma futura dor de cabeça.
Compraste outra dor de cabeça 🙂
Há muitos anos que uso BROTHER (MFC 490CW (13anos) e MFC J6910DW (10anos)), e daqui não saio. Tinteiros compatíveis premium MRTONER, e sempre a funcionar. EPSON e HP, para mim, são para esquecer.
Um Epson que tive há cerca de 20 nos atrás tinha um tubo que permitia escorrer este excesso de tinta acumulada… Mas agora os objectivos são a maximização do lucro para o accionista… Tudo mudou.
tenho uma Epson ekotank, desde que comprei ainda nao comprei tinta em relação há Hp todos os anos comprava 2 pares de tinteiros todos os anos só ai já poupei, agora desde que instalei o W11 sempre que preciso do scanner ou imprimir aparece no monitor que a impressora nao está activa e tem que passar pelo processo de resolução de problemas epson cheker e se fizer via wi-fi imprimo logo
O problema não é só da Epson, tenho uma Brother e aconteceu o mesmo.
É desmontar, lavar as almofadas absorventes de tinta e fazer reset aos contadores usando os códigos de manutenção que há na net e youtube.
Um pouco de paciência e youtube e resolve-se.
A Epson sempre foi conhecida por fazer Obsolescência Programada.