Rodela de chouriço? Cientista francês engana seguidores no Twitter
Uma rodela de chouriço ou uma estrela? Nos últimos tempos muito se tem falado e escrito sobre o espaço. Talvez devido à viagem de Mário Ferreira, mas também porque têm sido muitas as descobertas. Mas nem tudo o que se vê... é!
Um cientista francês foi obrigado a pedir desculpa por partilhar foto de estrela que afinal era uma rodela de chouriço.
Étienne Klein já veio admitir que a imagem da rodela de chouriço não é uma é estrela
Étienne Klein, cientista francês, publicou nas redes sociais uma imagem que tinha sido captada, aparentemente, pelo Telescópio Espacial James Webb. Na descrição, o cientista referiu o seguinte...
Foto da Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, localizada a 4,2 anos-luz. Foi tirada pelo JWST [James Webb Space Telescope]. Este nível de detalhe...um novo mundo é revelado dia após dia
Photo de Proxima du Centaure, l’étoile la plus proche du Soleil, située à 4,2 année-lumière de nous.
Elle a été prise par le JWST.
Ce niveau de détails… Un nouveau monde se dévoile jour après jour. pic.twitter.com/88UBbHDQ7Z— Etienne KLEIN (@EtienneKlein) July 31, 2022
A publicação foi feita a 31 de julho, mas agora o cientista foi obrigado a vir esclarecer os seus seguidores. A imagem teve milhares de partilhas e comentário, mas o cientista desculpou-se esta terça-feira e admitiu que a imagem é falsa. Etienne Klein justificou a "brincadeira" com a necessidade de fomentar a "cautela" sobre as imagens que circulam nas redes sociais.
Em declarações à agência France-Press, o físico revelou que o alarme soou quando um conhecido jornalista da televisão francesa BFMTV se mostrou entusiasmado com a imagem. Com receio que o jornalista revelasse a fotografia no canal, Etienne Klein disse-lhe que não passava de uma "piada". "Ele aceitou com bastante humor", afirmou à AFP.
A imagem da rodela de chouriço recebeu mais "gostos" do que as imagens reais que tem publicado do telescópio James Webb.
Este artigo tem mais de um ano
Parece que poucos entenderam que ele estava demonstrar os perigos dos argumentos de autoridade.
De qualquer das maneiras passou bem essa mensagem.
Realmente era bom, haver um planeta de massa de chouriço; já não digo uma estrela, porque ia ficar esturricada com tanto calor 🙂
Macabro
Mas alguém tem duvidas que temos milhares the ditos cientistas a nos mandar chouriços diariamente.
Essa rodela de chouriço já passou por Marte. Lua Vermelha e sei lá mais o quê. Os distraídos das redes caem sempre!
Grande novidade! Faz parte da constelação Pão com Chouriço, na galáxia Roulota da Feira!
É só mais um chouriço, a única diferença é que este não precisou de qualquer edição fotográfica e ainda assim quase 20 mil engoliram o chouriço, estou a imaginar os comentários “fantastique!”, “magnifique!”…
De repente fez-me recordar o parágrafo “bamboozled” do livro The Demon-Haunted World de Sagan em que este também avisava as pessoas para que tivessem mais cuidado nas suas crenças cegas por aquilo que tomam como autoridade, mas poucos prestaram atenção e agora deve ser igual.
Étienne Klein merecia uma promoção para um lugar de chefia no departamento criativo da nasa.