Japão quer libertar a água contaminada de Fukushima para o oceano
Vivia-se o ano de 2011, março, quando Fukushima registou um dos maiores desastres nucleares alguma vez conhecido. Agora, e embora a área ainda não esteja livre de radioatividade, o Japão quer filtrar e libertar água contaminada da antiga central nuclear.
O plano do país já foi aprovado pelos reguladores.
Em 2011, aquando o desastre nuclear de Fukushima, foi utilizada água para arrefecer os reatores. Desde então, essa tem estado armazenada em enormes tanques, tendo, em julho, ascendido a 1,3 milhões de toneladas.
Conforme adiantado pela Reuters, os reguladores nucleares do país aprovaram um plano para libertar essa água da central nuclear de Fukushima para o oceano. Numa declaração, o ministério dos negócios estrangeiros revelou que, na opinião dos reguladores, é seguro libertar essa água, apesar de ainda conter vestígios de trítio, um isótopo radioativo de hidrogénio.
O mesmo comunicado deu a conhecer que a operadora Tokyo Power Electric Company vai sofrer inspeções adicionais.
De acordo com a Reuters, o plano do Japão passa por filtrar a água contaminada, separando os isótopos nocivos à saúde do títrio. As autoridades locais alegam que, embora se trate de um processo difícil, não deverá comprometer a qualidade da água.
Faremos o nosso máximo para manter a qualidade da água muito acima dos padrões de segurança.
Garantiu Yoshihide Suga, primeiro-ministro do Japão.
Plano do Japão está a receber duras críticas
Por ser um tanto duvidoso, o plano tem encontrado alguns opositores. De entre eles, a China e a Coreia do Sul, mas também pequenas associações de pesca da região de Fukushima. Para a China, especificamente, este plano é “extremamente irresponsável”.
Se o Japão insistir em colocar os seus próprios interesses acima do interesse público da comunidade internacional, e insistir em dar este passo perigoso, certamente pagará o preço pelo seu comportamento irresponsável e deixará uma mancha na história.
Avisou o porta-voz chinês do MFA, Wang Wenbin.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Engarrafem-na e bebam-na!
E seria segura para a beber, após o tratamento a percentagem de títrio na água é 1/40 do valor legal no Japão, se bebesses apenas dessa água durante 1 ano receberias menos radiação que se fizesses uma viajem de avião para o Japão…
Títrio já existe naturalmente na água do mar e na atmosfera, após os vários tratamentos os níveis de material radioactivo na água será inferior à média que já existe naturalmente nos oceanos, esta ideia de a água ser libertada para o oceano não é de agora, há anos que a água está a ser tratada para garantir que não tenha consequências para o ecossistema.
+1
Possibilidade de negócio. É engarrafar e comercializar. O melhor de 2 mundos 🙂
Gojira
Que guardem em casa a porcaria que criaram. Quem tem é defende esse tipo de usina, que se virem com elas.
Que guardem em casa a porcaria que criaram. Quem tem é defende esse tipo de usina, que se virem com elas. Se vão filtrar e é seguro, pra whe descartar no oceano então?
Essa é a grande questão: Se é boa bebam-na 🙂
Godzilla coming! I like it! E o kong?
O Kong está na Nintendo.
A Greta Thunberg está muita calada sobre este assunto. Será que não convém criticar Japão pelo ato de terrorismo ambiental? Isto pode provocar graves consequências para todos nós.
Não seja mal intencionado. A coitada não pode dar conta de tudo e, há grandes associações de defesa… e esses sim, não dizem nada!
A coitada (que é mesmo infelismente) tem é de ser resgatada das mãos dos energumenos que gostam de facturar e viciar com a sua doença.
Só comentários de especialistas nucleares.
Desde virologistas, Engenheiros de hardware e software, especialistas em geopolítica, especialistas em ambiente e clima, generais ed guerra…e agora também cientistas nucleares.
MITe Harvard andam muito distraidos, o pplware já os deixou a comer poeira á muito tempo.
Não querendo defender os “especialistas” daqui…
Vejo muita instituição com verdadeiros especialistas diplomados a fazer uma alta cagada em termos de tratamento de resíduos e afins.
No final do dia podes ter os diplomas que quiseres… O gajo ali ao lado com dinheiro e conhecimentos é que vai ditar o que se vai fazer. Tal é a nossa sociedade.
Os outros são especialistas, depois vem o cromo, invejoso, armado em herói só para marcar presença… enfim…
Estás chateado por a tua especialidade ser apenas a de criticar os outros?
Se te faz feliz até te digo que a desempenhas com grande competência.
Parabéns!