Comandos Linux para Totós – Tutorial nº12
Ora vivam caros linuxianos!!! Cá estamos nós para mais uma rubrica “Comandos Linux para Totós”. Se bem se lembram, no comandos Linux para totós – tutorial nº11 (ver aqui) ensinamos como redireccionar facilmente o output de um comando para um ficheiro. A pedido de um leitor hoje vamos ensinar a visualizar o conteúdo de um ficheiro usando algumas ferramentas que fazem parte da shell Linux.
Tal como referido, hoje vamos aprender a visualizar a informação de um determinado ficheiro de texto. Muitas são as ferramentas que estão disponíveis para esse efeito mas hoje vamos conhecer as 2 ferramentas que para mim são essenciais no dia a dia: cat e tail.
Se me perguntarem quanto uso o cat e quanto o uso o tail a resposta é simples: se pretender visualizar a informação de um ficheiro uso o cat. Por outro lado, se um determinado ficheiro estiver a ser constantemente actualizado (ex. logs) uso o tail para aceder a toda a informação em tempo real ou para ler parte do mesmo.
Vamos a alguns exemplos
cat – O cat, além de permitir ler visualizar a informação de um ficheiro de texto, permite também concatenar ficheiros e apresentar a informação no standard-output
Apresentar o conteúdo do ficheiro pplware.txt
cat pplware.txt |
Apresentar o conteúdo do ficheiro pplware.txt e ppinto
cat pplware.txt ppinto |
Juntar o conteúdo do ficheiro pplware.txt e ppinto num só ficheiro com o nome tudo.txt
cat pplware.txt ppinto > tudo.txt |
Acrescentar a informação do ficheiro linux_totos.txt ao ficheiro tudo.txt
cat linux_totos.txt >> tudo.txt |
tail – o tail permite visualizar parte da informação do ficheiro. Existem dois argumentos que considero fundamentais na utilização deste comando. O «n» onde podemos de imediato indicar o número de linhas a serem apresentadas a contar do fim e o «f» (follow) que permite ter sempre a ultima informação de um ficheiro actualizada no standard-output
Ver as ultimas 15 linhas do ficheiro pplware.txt
tail –n 15 pplware.txt |
Ver em tempo real o log das informações do sistema
tail -f /var/log/messages |
Espero que tenham percebido a utilização destas duas autenticas pérolas e em caso de duvida ou sugestão deixem os vossos comentários que eu terei todo o gosto em vos ajudar. Antes de fechar o artigo deixo aqui um projecto muito interessante.
Já fazem parte do projecto Doode - Uma rede Linux de amigos? Eu já ando por lá! Aqui fica o endereço:
Doode - Uma rede Linux de amigos - http://doode.com.br/
Doode - Uma rede Linux de amigos - http://doode.com.br/
Artigos relacionados
- Comandos Linux para Totós – Tutorial nº1 – Comandos básicos
- Comandos Linux para Totós – Tutorial nº2 – Comandos básicos
- Comandos Linux para Totós – Tutorial nº3 – Criar ficheiros/directórios/subdirectórios
- Comandos Linux para Totós – Tutorial nº4 – Output de um ls-l
- Comandos Linux para Totós – Tutorial nº5 – Permissões em Linux
- Comandos Linux para Totós – Tutorial nº6 – Tar – Compactação e descompactação
- Comandos Linux para Totós – Tutorial nº7 – Processos
- Comandos Linux para Totós – Tutorial nº8 – RunLevels
- Comandos Linux para Totós – Tutorial nº9 – Estrutura de Directórios
- Comandos Linux para Totós – Tutorial nº10 – Copiar e a mover ficheiros entre directório
- Comandos Linux para Totós – Tutorial nº11 – Redireccionamento de entradas e saídas
Este artigo tem mais de um ano
É bom ver que esta série continua. E que se continue a desmistificar o “ecrã preto”, que não é assim tão difícil e por vezes até é mais produtivo.
Falta apenas uma referência ao head, o “irmão” do tail só que mostra as linhas a partir do início e não do fim.
Sim, além do head existe também o more e less. Boas pérolas 🙂
https://pplware.sapo.pt/linux/guia-linux-de-bolso/
para quem se esqueceu deste post, está aí um bom pdf para ter sempre à mão =)
Sim duvida. Bom material 🙂
Diz um grande amigo meu, tambem ele Linuxiano, que a linha de comandos e poesia. Quando ele me disse aquilo estava longe de imaginar que ele domina o ecra preto como se fosse jogar uma consola de jogos.
Eu prefiro o less com o comando F em vez do tail -f. O less permite parar a visualização dos logs e andar para trás sem me ter de preocupar com o tamanho do buffer. Além disso, permite fazer pesquisas de texto, algo que o tail não permite.
+1
podes usar um pipe com o grep, mas o pipe é limitado…se a info for muita…
cmps
Está visto que não percebeste a utilidade do less com Shift+F…
boas..
nunca usei less, uso sempre o tail e head, se precisar de procurar contudo coloco-o num pipe e depois faço um grep ao pipe, e encontro a info que quero..
cmps
O grep é perigoso nos ficheiros de logs porque pode esconder-te informação preciosa. É por isso que uso o less sem grep e faço as pesquisas lá dentro. Assim, tenho todo o log disponível mesmo que esteja à procura duma string em particular.
Qual a diferença entre o cat e o more?
O cat despeja o conteúdo dum ficheiro para o stdout. O more permite navegar pelo conteúdo dum ficheiro e efectuar pesquisas de texto. No entanto, o more é obsoleto. Usa antes o less.
Aproveito para por um link para o ultimo artigo “linux para totos”.
Agradecia se alguém tivesse uma resposta…
https://pplware.sapo.pt/tutoriais/comandos-linux-para-tots-tutorial-n11/comment-page-1/#comment-443983
Gostava que fizessem um guia, de como se vê quais são os programas que começam primeiro quando se faz o boot e como se acrescentam! Continuem com o guia para tótós, obrigado
Existe algo como o tail para windows? Ontem tinha-me dado jeito 🙁
Get-Content -wait na PowerShell.
Tem, basta obtê-lo do site da GNU e compilá-lo ou buscar já compilado de terceiro com as devidas DLLs.
@Pedro A.
Tens tudo aqui https://pplware.sapo.pt/windows/software/gnuwin32-as-ferramentas-gnu-no-windows/
É só instalar 🙂
Boa dica mas não é assim tão facil instalar. Mas como alguém disse num comentário pode ser usado o cygwin, que eu até já tinha instalado…
Nabices!!! 🙁
E o comando
tail -n 15 o_meu_ficheiro_de_2G
funciona que é uma maravilha 🙂
Sempre a aprender!
@Pedro Pinto ,
Já várias vezes me congratulei com este teu guia , começo a perceber que no fundo até tem mais importância , esta tua divulgação que mil palavras que se possam dizer sobre a estabilidade e fiabilidade do Linux de hoje , sabes como é que eu vejo as coisas aqui no Pplware tu és o Guru do Linux e o @Vitor da Mac , mas só para nós é um bocado tendencioso , mas não lhe digas nada …… estou a brincar , os dois são incansáveis cada um a divulgar a sua plataforma de eleição , aceita os meus sinceros cumprimentos .
Serva
Olha que não 😀 muitas vezes as pessoas não conseguem ler nas entrelinhas, eu com mais de 10 mil artigos escritos (mais que muitos jornalistas de carreira) não me deixo influenciar pelas marcas, mas sim pelos equipamentos.
Se fores ler (não conseguirás certamente) os comentários para trás, já fui apontado como tendencioso para o Windows, para o Chrome, para o Ubuntu, para o Windows Mobile, para a Nokia…. enfim, não se pode agradar a todos, quando estes procuram adeptos para os eu clube.
Como muita gente que cá vem, vem para ser informado e partilhar informação, eu hoje e não podemos deixar de dar o respectivo valor ao Pedro Simões que está com Windows, falo do que o mundo mais fala, Apple e Android.
Sim falo mais na Apple, mas nunca escondi que sou um utilizador Android, seja como for, importa é informar e informar bem, como , na minha opinião, temos feito ao longo destes mais de 6 anos. 😉
A culpa é dos leitores, pois cada vez são mais, este mês então…. o crescimento foi tal que tivemos um dia único na história do site. 😀
@Serva
Da parte que me toca, obrigado. A equipa Pplware tenta trazer até aos nossos leitores o melhor da Interblogosfera e ficamos muito satisfeitos quando temos feedback e participação dos nossos leitores.
Provavelmente és um dos leitores que actualmente comenta mais, acho que vamos ter de te enviar um presente pplware :). Mas antes disso, já deu para perceber que dominas muitos assuntos, vou-te lançar o desafio de escreveres um artigo para o pplware. Ficava contente se aceitasses. Fico a espera de resposta.
Abraço
@ Pedro Pinto ,
Podes sff dar-me o teu email .
Cumprimentos
Serva
Errata deve-se ler ” te congratulei ” , desculpem
Serva
Fico satisfeito , pode-se saber o Nr. ou é segredo de estado .
Mas confessa lá és um pouco tendencioso , escreves muito com o coração e defendes até as últimas consequências o que achas correcto , isto é uma virtude não é um defeito é sinonimo de personalidade , bom lá estou eu com os meus tiques profissionais a falar ,mas o que disse em cima é completamente verdade penso que os 2 são uns Gurus , o @Pedro Simões anda também muito activo e gosto da forma como ele apresenta os artigos no fim gosto de todos OK , senão também não perdia o meu tempo aqui a escrever .
A toda a equipa do Pplware os meus parabéns e que contem muitos mais .
Serva
boa tarde ,
Mudei o meu gravatar , já estava um pouco farto do Outono .
Cumprimentos
Serva
Agora é que penso que está modificado
ups , não sei o que estou a fazer mal ,a ok tenho esperar 10 M para que a mudança surta efeito
Muito bom, desconhecia desta autenticas pérolas… parabéns, continuem que vou certamente continuar a ler os vossos artigos…