ARM pode ser a culpada pelos problemas de aquecimento dos SoC nos smartphones Android
Os últimos grandes smartphones Android têm estado debaixo de fogo por problemas relacionados que têm colocado em causa o seu funcionamento. Estas situações estão bem conhecidas e ainda não têm uma solução à vista.
As causas têm sido avançadas de várias fontes, mas agora há uma nova possibilidade que está a ganhar forma. Fontes próximas na indústria avançam que a própria ARM poderá ser a culpada, fruto de problemas no desenho destes SoC.
Queixas associadas com os novos smartphones Android da Samsung surgiram desde que estes foram apresentados ao público. As primeiras causas apontadas focavam-se no próprio fabrico da gigante sul coreana e em problemas neste processo.
Tanto os modelos equipados com os SoC Snapdragon 8 Gen 1 como os Exynos 2200 tinham este comportamento e a causa mais óbvia é mesmo o aquecimento excessivo. A solução ainda não existe e parece estar a afetar outros smartphones de outras marcas.
Informações mais recentes apontam para uma nova causa para o surgir deste problema nos smartphones Android. Fontes próximas da indústria revelaram agora que a causa desta situação poderá estar noutro ponto, bem mais próximo da origem destes SoC.
Tudo aponta agora para que a própria ARM seja a causadora desta falha que está a afetar estes SoC. Em especial terá sido o desenho destes componentes e o próprio processo de fabrico que está a ser implementado tanto pela Samsung como pela TSMC.
Curiosamente, a Apple usa os mesmos processadores que a ARM desenhou no iPhone e noutros dispositivos. A diferença, como apontam, está nos elementos adicionais usados e que resultam numa personalização muito mais eficientes destes SoC.
Não se sabe como este problema poderá ser resolvido, mas certamente que com a Samsung a querer desenvolver os seus SoC isto será amenizado. A empresa poderá aplicar medidas específicas para eliminar esta falha e assim eliminar os problemas de aquecimento nos seus smartphones Android.
Este artigo tem mais de um ano
Não se entende como é que nos dias de hoje haja quem venha dizer que a “Apple usa os mesmos processadores que a ARM”. O desenho de núcleos da Apple é independente dos desenhos que a ARM fornece para serem usados nos SoC que andam por aí, a ARM não tem qualquer participação no desenvolvimento dos processadores da Apple. Da ARM a Apple apenas recebe a licença para poder desenhar os seus próprios processadores compatíveis com instruções ARM, da maneira que bem entender.
Quanto ao problema levantado, parece que alguém (Samsung?) anda a querer desviar culpas… a Mediatek demonstrou ser capaz de usar os novos núcleos da ARM sem esse problema aparente.
Mas é necessário estarem sempre a defender a marca da maçã mordida? Parece que há ai problemas psicológicos para justificar o dinheiro que você gastou com o seu iPhone. Todos sabemos que há bem melhor, pode é já não ser mais barato… mas isso é outra história!
A haver problemas não será certamente do meu lado pois nada do que eu digo serve para defender a Apple do que quer que seja, já que nem sequer há uma critíca negativa à Apple no texto. Para além que até indico que a MediaTek demonstrou ser capaz de ter um SoC sem o problema, coisa que o texto não menciona. Da próxima vez presta mais atenção e não te deixes tomar pela tua ansiedade.
Mais um atrasado que acha que os iPhones são mais caros que os Androids…
Com uma pesquisa rápida logo verás isso mesmo… basta comparares os ultimos modelos da Samsung vs Apple.
Então e aquele telemovel de merda, o Samsung Fold, só esse passa logo a frente da Apple. Mas o último modelo da Samsung já passa, por isso não é preciso ir tão longe.
Antes de destilares merdum aqui, ao menos faz uma pesquisa rápida primeiro.
mais um que confunde specs com qualidade e desempenho… mas pronto tem que haver sempre um alienado que acha que os Android (que concorrem com os iPhone) são mais baratos…
A maioria não sabe a diferença entre ISA e uArch.
Creio que nem seria preciso saber o que é cada coisa. Há anos que os sites de tecnologia apresentam notícias das vantagens da Apple criar os seus próprios núcleos, não usando núcleos da ARM – já lá vão 11 anos. Seria de esperar que somassem 1+1 em vez de repetirem as asneiras da fonte.
E para aquelas unidades que não apresentam este problema? Como se justifica?
a Samsung inventa outra desculpa qualquer…