Microsoft não quer que se esqueça! Só tem 3 meses para usar o Internet Explorer no Windows
A Microsoft já traçou o caminho para o seu browser mais conhecido. O Internet Explorer irá deixar de ser suportado a meio de 2022 e isso não pode ser esquecido pelos utilizadores, que precisam de escolher a sua alternativa até lá.
Com menos de 3 meses para o fim do Internet Explorer, a Microsoft não quis deixar de recordar os utilizadores e lançou um novo alerta. Quer preparar o caminho e não deixar ninguém sem ter uma alternativa à altura.
Fim do Internet Explorer está a chegar
Desde que a Microsoft apresentou o Edge que o destino do Internet Explorer está traçado. Este browser tem um histórico único na Internet e não será simples aos utilizadores libertarem-se desta proposta que os acompanhou por muitos anos. Parou no tempo e começou a ficar exposto a problemas de segurança e outras falhas.
Para recordar os administradores e os utilizadores para a próxima data, a Microsoft resolveu lançar um novo alerta. No seu site Windows Release Health recordou que no dia 15 de junho o suporte da Microsoft para este browser será terminado.
Microsoft não quer que se esqueça
Nessa data, que chega dentro de 3 meses, o Internet Explorer simplesmente deixará de ter qualquer suporte por parte da Microsoft. Isto abre as portas a problemas de segurança e até a falhas que podem ser exploradas por atores maliciosos.
Ao mesmo tempo, e no Windows 10, quem tentar usar este browser vai ser encaminhado para o Edge, sendo esta a alternativa. O Internet Explorer não será removido do sistema da Microsoft, visto que é necessário como suporte para o Edge.
Edge será a alternativa no Windows
A Microsoft não vai deixar cair simplesmente o seu browser clássico e os seus utilizadores. A presença do Modo IE no Edge vem facilitar a mudança para todos os utilizadores, mantendo todos os sites a funcionar, mesmo com todos os seus requisitos.
Este é mais um passo, importante, para o fim de um dos mais importantes browsers da Internet. O Internet Explorer vai deixar de funcionar e a Microsoft não quer deixar os seus utilizadores sem alternativa. Este alerta serve parar preparar a chegada do dia 15 de junho, que está só a 3 meses de distância.
Este artigo tem mais de um ano
Quero ver como é que um gajo vai executar o Java no site das finanças….
O Edge, no.modo IE, executa tudo da mesma forma. Já testei e não houve qualquer problema.
Haverá problema para quem desenvolve. Funciona tudo – pelo menos dos testes que realizei – exceto as ferramentas de desenvolvimento.
Na realidade o que o Edge faz é abrir um separador dentro do qual é executado o motor do IE. Mas não executa as ferramentas de desenvolvimento do IE e as ferramentas do Edge não suportam o motor do IE.
entao mas isso e que suposto ver o que ja existe, e evoluir as futuras implementaçoes
Da mesma forma que faço há pelo menos 8 anos
As finanças que se atualizem…
Já há algum tempo que o site das finanças não utiliza o Java. Deixa de utilizar o modelo 3.
Como envias ficheiros SAFT pelo site? por exemplo…
o @Charles já indicou a forma, usar o modo IE dentro do Edge e já permite usar o Java
Para a submissão do SAFT usa o Java
O site das finanças já está em HTML5 desde meados de 2020.
Os que fizeram 7000 milhões de euros a “vender apps” para aceder é que se lixaram, pois deixaram de poder sacar 60 euros, para emular o acesso java aos simuladores offline.
Não será antes 700000000000000000000000000000000000000000000000000 milhões e 60000000000000000000000000000000000000000000000000000000 euros ?????
Ve lá se compras um teclado novo.
No Efatura, ainda se usa JAVA.
E o Flash? Sim… Ainda há quem precise :p
Ainda consegues usar, usas no Firefox ESR. Tanto quanto sei o plugin NPAPI não expira.
Vou-me fartar de rir quando aqui no emprego o IE deixar de funcionar nos PCs com W7 para picar o ponto… inventaram um tal de Chronus para a gestão dos funcionários…
Também na minha empresa preciso do IE para trabalhar com dois programas…vou-me rir tambem…a ver os informaticos a correrem para mudar tudo para o EDGE ou Chrome… eheh
Pelomenos tinha um atalho bonitão que esse parace um verme enrolado do edge chromium. vá em paz rapaz e que Deus o tenha.
O site das finanças e o efactura funcionam no Chrome, não percebo o problema…
Consegues submeter o saft através das últimas versões do Chrome?
Olá Nuno. Não sei o que é o saft. Eu estava a falar como utilizador normal que verifica as facturas e coloca online o IRS. Qualquer das formas o atraso é das finanças, quase de certeza vão inventar uma versão nova compatível com o Chrome para eu e tu largarmos uns milhares de euros em impostos, numa empresa qualquer de um amigo de um director…
Todos os comerciantes precisam submeter o SAF-T, e fâ-lo através do E-Fatura, que na funcionalidade de submeter SAF-T usa Java. Muitos programas de faturação hoje em dia já integram a funcionalidade de envio de SAF-T, através dos Webservices da AT, embora continue a necessitar de Java na mesma, não requer acesso pelo browser.
Quando eu trabalhava na MEO, utilizávamos muito o IE.
Quero ver como vai ser para executar determinados operações, possíveis apenas com este browser.
Ainda há muitas empresas a usarem Intranets ou sites com controlos ActiveX que obrigam a utilizar o IE.
Assim como certos sites de serviço públicos, ainda têm muito impressora que não suporta outros browsers que não IE para aceder ao painel de gestão. Vai ser bonito vai :p