PSP apanha burlões do MB WAY que lesaram 30 pessoas
Os esquemas fraudulentos com recurso ao MB WAY são muito frequentes. A tecnologia usada garante segurança, mas a facilidade de operação leva a que os burlões criem facilmente esquemas para obter dinheiro.
A PSP desmantelou um grupo de dez indivíduos suspeitos de terem criado um esquema de burla com MB WAY que lesou pelo menos 30 pessoas.
MB WAY: Burlões levavam vítimas a introduzir códigos
De acordo com informações recolhidas pelo JN, os burlões escolhiam as vítimas em anúncios de sites da Internet. Eram pessoas que publicitavam a venda de bens e que eram posteriormente abordadas pelos burlões.
Os indivíduos apresentavam-se como clientes interessados na compra dos artigos publicitados, referindo que queriam pagar por MB WAY e aliciavam as vítimas a instalar a aplicação nos seus telemóveis... e é aqui que entra em ação a burla.
Aproveitando o desconhecimento das vítimas sobre o funcionamento da aplicação os burlões levavam-nas a introduzir códigos que lhes permitia tomar o controlo das contas bancárias dos lesados. Eram depois realizadas transferências para contas dos elementos do grupo ou de cúmplices que faziam de imediato levantamentos em dinheiro.
O MB WAY é a solução MULTIBANCO que lhe permite fazer compras online e em lojas físicas, gerar cartões virtuais MB NET, enviar, pedir dinheiro e dividir a conta e ainda utilizar e levantar dinheiro através do seu smartphone, numa app própria ou nos canais do seu banco.
Quais as recomendações de segurança na utilização do MB WAY?
- Nunca adicione um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece.
- Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou SMS
- Não siga ligações recebidas via correio eletrónico ou SMS
- Verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade
Este artigo tem mais de um ano
O problema é que a PSP faz um bom trabalho, entrega-os à Justiça, logo a seguir são soltos para continuar a fazer o mesmo.
Certo.
Não compensa ao Estado/Governo manter estes gajos na prisão, não gera multas/impostos pagar os privilégios dos políticos.
A “Justiça” cá em Portugal só é eficiente quando resultam dinheiros a favor do Estado/Governo.
Tudo para ti se resume a dinheiro?
Essa teoria que a Justiça não prende mais para se poder arrecadar mais impostos é um delírio total
Talvez não do ponto de vista do Jorge, mas já vários polícias me disseram que não há lugar nas prisões e que o estado não quer pagar para ter mais reclusos…
O problema é as pessoas que são burladas. Temos o dever de tentar ao máximo instruir de forma a travar as burlas, sim, mas se pensarmos em termos práticos, as pessoas que são burladas é que lhes entregam os acessos. É o mesmo que eu dar a chaves de minha casa a alguém. Este é o problema.
Eticamente, os burlões retirarem dinheiro às pessoas aproveitando-se do seu desconhecimento no funcionamento do MBWAY é errado, mas o problema não são os burlões mas as pessoas que se deixam ser enganadas, logo não vejo porquê que o tribunal tem que aplicar penas a estas pessoas, e mantê-los presos.
Burla é crime e normalmente baseia-se na exploração da ignorância de outrem.
Há uma intenção de fazer mal.
Pela mesma lógica, o problema não são os violadores, mas as mulheres que se deixavam violar… Há cada uma!
A noticia não diz que parte dessa escumalha é reincidente!Essa gente faz disso modo de vida.Porque sabe que ás consequências são poucas ou nenhumas.
Ora bem o governo sabe bem quem são, os mesmos do ataque ao hospital de famalicao, mas o que importa é mostrar aos lá de fora que estamos disponíveis para a Ucrânia para parecer que somos credíveis sérios e estamos para o bem. Ainda tem a lata de dizer que o gás vai subir é inevitável, quando sabe que em Espanha é metado do preço