Dá multa ouvir vídeos e música alta sem auscultadores nos transportes públicos?
É caso para perguntar… quem não tem smartphone? Pois, provavelmente, todos têm e usam-no quase um pouco como a educação e respeito que têm pelo outro. Já lhe aconteceu, num transporte público, alguém ir com o smartphone em alta-voz ou a ver vídeos com som alto? Pois, causa incómodo! E multas, há?
Coima por não usar auscultadores pode chegar aos 250 euros
Em Portugal, ouvir música num autocarro ou outro transporte público, sem auscultadores, pode resultar numa coima.
De acordo com o Decreto-Lei n.º 9/2015, a utilização de aparelhos sonoros ou a produção de ruído que incomode outros passageiros nos transportes públicos constitui uma contraordenação, sujeita a coimas entre 50€ e 250€. Esta medida visa promover o respeito e o conforto de todos os utilizadores dos transportes públicos.
De acordo com informações, a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) tem registado um número crescente de reclamações relacionadas com comportamentos ruidosos nos transportes públicos. Em 2024, foram recebidas 121 queixas relacionadas com este tipo de comportamento.
Embora a aplicação de multas ainda seja relativamente rara, as autoridades estão a intensificar a fiscalização e a promover campanhas de sensibilização para encorajar um comportamento mais cívico entre os passageiros.
Para evitar possíveis multas e contribuir para uma viagem mais agradável para todos, é aconselhável utilizar auscultadores ao ouvir música ou ver vídeos nos transportes públicos.
Não dá, mas devia dar…
No trabalho também devia dar multa, ter os telefones, em alta-voz. Às vezes são autênticas chamadas, em conferência. É uma falta de civismo e de respeito pelos colegas que estão de um lado e do outro. Muitas vezes nem sabem que o telefone, do outro lado, está em alta-voz.
Os calduços servem pra que?
É o que dá vontade.
Eu dizia há 20 anos que um dia isto vai acabar mal, hoje acho que dura mais 1 anito até o pessoal começar a abordar qualquer um na rua com “calduços” a sério.
Não devia ser preciso dar multa, apenas o civismo dava conta do recado
Não deve sviver no memso país que eu nos últimos 5 anos. Desde que ess agente tem voz na política que agora quem é multado é quem manda baixar o som.
Não querias mais nada !!!!!
Civismo devia ser retirado do dicionário, uma vez que já não existe.
nunca existiu. estava disfarçado de “moda”, mas na verdade nunca se pensou dessa maneira…
Eu oico colunas no metro e nunca tive problemas, jbl extreme a bombar logo de manha. O primeiro que me vier chatear mando o dar uma curva
Devias era fazer isso ao pé de mim, que ías ficar felississimo quando descobrisses onde te ia enfiar a jbl extreme
Até és muito manso, pensava que quem usava jbl extreme era daqueles machos que quando alguém te dissesse para baixar o som davas logoo com a jbl no #%^^ho de quem estivesse à frente.
Se tens as colunas a bombar como é que consegues ouvir o que te dizem? Devem bombar no mínimo hahahahahh ah ahhah
Não basta multas, o dejectos dos vcães e beatas também dão multas mas não há ninguém a fiscalizar.
Por vezes temos de ser nós a tratar destes incomodos. Nos pilares do meu prédio já nenhum cão lá faz xixi.
Coima justa! Há muita gente que só faz barulho!