Omemo 0.28 – O novo conceito P2P!
Um dia desta semana estava eu a fazer zapping pelos tristes canais do serviço analógico da TVCabo quando passo pela TVE Internacional e vejo um documentário sobre um novo conceito de P2P, o Omemo.
Infelizmente apanhei o documentário no fim mas ainda me apercebi que poderia ser interessante para eu investigar o que é realmente e para falar aqui no nosso querido Peopleware, por isso apontei logo o nome num papel.
Omemo é um dispositivo virtual de armazenamento social criado por espanhóis, é um grande disco rígido virtual que se cria graças à partilha de espaço livre por parte dos utilizadores. O software Omemo, de código aberto, permite o acesso anónimo ao disco rígido virtual criado pelas partições dos utilizadores usando a tecnologia P2P.
Todos os utilizadores do Omemo podem adicionar conteúdos ao disco e aceder ao resto dos conteúdos publicados nele. Mediante um sistema de votos, os utilizadores decidem que conteúdos desapareçam do disco e quais serão colocados em destaque.
Licença: GPL Sistemas Operativos: Windows XP/Vista Download: Omemo 0.28 beta [4.69 MB] Código Fonte: Omemo 0.28 beta [3.07MB] Homepage: Omemo
Este artigo tem mais de um ano
Parece-me uma boa ideia. Vamos lá ver se este projecto se destaca dos outros.
Cumprimentos, David Carreira
Alguém experimentou? É bom? E velocidades?
A experimentar depois digo qualquer coisa.
nao vale nada
experimentei e nao gostei
instalei mas nao abriu o browser do localhost como supostamente deveria abrir
nd como os torrents pa files grandes e recentes e a mula pas velharias e coisas pequenas cm musicas……
Olha, acabei de baixar, ainda não fiz nenhum download… mas o sistema de busca e o upload são bem rápidos, apesar dos resultados serem ainda quase que nulos… tem muito pouca coisa, o interessante é muita gente começar a usar e rolar uma divulgação do programa pra ele ficar popular.
O que salva os P2P as vezes não é nem a velocidade e sim a popularidade e disponibilidade de arquivos.
@Jorge Matias
X2
Boa ideia, isto? Então se todos os serviços e programas de P2P andam há séculos a lutar para descentralizar a informação, fazendo com que os ficheiros não estejam realmente alojados em lado nenhum a não ser nos nossos computadores, vêm estes gajos agora criar um disco gigante?? Isto é meio caminho andado para daqui a duas semanas a polícia espanhola ir à bater à porta e perguntar que festa é aquela.
Palavra de honra.
Ou então não percebi o conceito.
O senhor Luis Alves Pinto têm a sua razao quando fala no disco gigante com policia a porta.
Ou entao, somos dois a nao compreender o conceito. Mas claro, acredito que quêm criou uma coisa destas, está muito bem planeada.
Já conhecia o contexto. Penso que existem outros programas que fazem o mesmo…
Nada de novo… apenas mais uns gaijos a querer ganhar algum $$$ com ideias antigas e pouco funcionais…
Lol , sem desmerecer o trabalho dos outros , mas deve-se apanhar uma boa quantidade de “chatos” nesse tipo de partilha , onde qq um pode loadar o que lhe apetecer…
Com o Emule a sacar a mais de 200 é dificil aceitar outros P2P.
O Emule ainda que necessite de uma configuração mais esclarecida por parte do utilizador não dá chances a nenhum outro.
Vou ler os seguintes comentários e depois vejo se vale a pena experimentar.
[[]]
Concordo num ponto: emule + torrents é a combinação pura e simplesmente imbatível (por enquanto – mas não me parece que este conceito venha fazer muitas cócegas)
————————————
http://www.revolucaodigital.net
o conceito em si está interessante e recorda-me o conceito da FreeNet… cada nodo “empresta” uma quantidade (a definir pelo utilizador) de espaço no disco.
E a informação em cada um dos discos, dos nodos é distribuida.
Mas a questão realmente, coloca-se em termos de segurança… o que me impede de colocar lá worms, spyware, virus, etc ?!!?
Deixa a desejar, por não ter um método de classificação de ficheiros, onde cada utilizador pudesse testar o ficheiro em si, e deixar um coment, se é fake, virus, etc…
no fundo é P2P… muda a abordagem à ideia da partilha mas vai a dar ao mesmo, nao é reinventar a roda
“Luís Alves Pinto e renanpauperio”….vocês não entederam a abordagem da matéria.
Este disco grande criado, é VIRTUAL. Ou seja, criado a partir das partições de nossos HDs. Nenhuma polícia terá como bater na porta porque esse pseudo “disco” está espalhado em toda parte do mundo.
Entenderam,?
@Cubillas
E que tal partilhar com a comunidade a configuração mais esclarecida do Emule?
Alguém conhece ou usa o DC++. Gostaria de arranjar um tutorial sobre isso. Até podiam postar aqui no pplware!
Bons esclarecimentos de emule na internet no http://emulebrasil.ning.com/
@Nuno A.
espero que ajude:
http://aya.walraven.org/dctutorial/
http://mais.no.sapo.pt/tutodcpp.html
@EspoG
Muito Obrigado! 😉
Deixei de usar emule e torrents.
Saco tudo de Rapishare.com
Muito melhor e por cerca de 7€ por mês!
Assim em 25 minutos saco arquivos de700Kbs e não tenho que me chatear com ataques constantes na rede assim como correr o risco de IP’s menos desejáveis se ligarem a mim.
Desde que comprei uma conta premium em rapidshare, nunca mais liguei o utorrent e muito menos a mula, nem sei como é que alguem ainda usa a mula… nunca vi nada tão lento!