Carro elétrico sem condutor atropela idosa em Campo de Ourique
Em Portugal circulam cada vez mais carros elétricos. Atualmente já existem veículos movidos a energia para todos os gostos e bolsos. Aparentemente os veículos são seguros, apesar da segurança se manter do lado do condutor.
Hoje, um carro elétrico sem condutor atropelou uma idosa em Campo de Ourique.
Carro elétrico avançou desgovernado... desconhecem-se as circunstâncias
Um carro que se encontrava estacionado e sem condutor avançou desgovernado e atropelou idosa de 77 anos. A informação foi dada pela PSP, referindo que o carro galgou o passeio onde a vítima circulava. A idosa foi colhida pela viatura e sofreu ferimentos graves.
O carro que atropelou a idosa, era elétrico. O condutor ainda tentou entrar dentro do carro para o tentar parar, mas sem sucesso. A vítima foi assistida no local por elementos dos Sapadores de Lisboa e do INEM e foi conduzida ao hospital de São José.
As informações sobre este caso ainda não são muitas e a PSP continua a investigar agora as circunstâncias do acidente. Assim que o Pplware obtiver detalhes deste acidente, procederá à atualização deste artigo.
De referir que todas as viaturas elétricas passam pelos mesmos testes e atendem aos mesmos padrões de segurança exigidos às viaturas a diesel ou gasolina.
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Este artigo tem mais de um ano
Foi um carro que não ficou travado.. O que importa ser elétrico ou a gasolina?
A intenção é clara, querem dar a entender que era um carro com “piloto automático”.
Nos últimos dois meses vi dois carros queimados ou a arder, não vi um único artigo acerca de ambos.
E porque deve ser mentira
Ainda na semana passada vi um Smart completamente queimado junto à saída do túnel do Grilo como quem vai para Odivelas.
eu vi, era um smart eléctrico…
Um carro destravado não sobe uma rua nem galga um passeio…
a rua era a descer ahah, e o carro ficou destravado depois com o balanço subio o passeio realmente é dificil de compreender
Já me aconteceu, carro parado, engatado mas destravado, e com ignição ligada por causa do rádio (era antigo), passar um camião e só com a deslocação do ar o carro começa a andar e por estar engatado liga-se sozinho e começa a andar.
só um exemplo….
Por isso é que se engata no sentido inverso da inclinação, nunca a favor.
Ahahahah
Passa lá pelo local e depois vem aqui comentar… Queres que te diga onde é ?
não amigo eu moro mesmo aqui ao lado estava em teletrbalho quando isto aconteceu ahah
Pedro desculpa que te diga mas se moras em Campo de Ourique como sabes, sabes bem que esse episódio foi na Rua Almeida e Sousa, perto do cruzamento com a Rua Ferreira Borges, e a Almeida e Sousa só começa a subir depois do cruzamento. Onde o carro estava estacionado não era a descer nem a subir. Portanto não entendo o motivo de dizeres que a rua era a descer, pois não faz sentido nenhum
Moras ? Tens a certeza ? Não parece.
+1 e se usou o Park Assist o carro aciona o travão de mão de forma automática.
+1
O carro acelerou sozinho, só pode. Um elétrico desligado não é fácil de fazer mexer. Será que o condutor o desligou ou deixou ligado?
o carro ficou destravado amigo
Pelo que é dito não e naquela zona não parece ser a descer. e pela violência do embate tinha de ser uma brutal descida
A rua é a subir, ainda que ligeiramente, para alem de ser uma rua estreita, sem espaço para dois sentidos de transito tendo estacionamento em fila do lado direito e estacionamento em espinha do lado esquerdo.
Rua que sobe também desce. Tudo depende do sentido
Só tem um sentido.
Certo….
É uma rua que sobe em ambos os sentidos. Diria que isso é algo inédito
Desculpa ???
Um veiculo elétrico não tem mudanças e muito menos automáticas.
Só tem uma única velocidade, ou uma única relação.
Isso não é verdade. O Porsche Taycan tem duas velocidades e de caixa automatica.
Correto o Porche Taycan tem duas velocidades no eixo traseiro e uma no dianteiro.
A minha observação foi para a maioria dos veículos com um motor.
O texto na noticia, entretanto já corrigido, referia-se ás clássicas mudanças automáticas.
Não, leste mal. O que estava escrito é que a caixa automática é comum em carros elétricos.
Isso não é totalmente verdade. No geral sim.
Não é uma questão de caixa de velocidades Quando o motor eléctrico está desligado não há indução electromagnética e pode girar livremente.
um carro destravado. nice.
Um carro destravado não sobe ruas e não galga passeios. E no local não há espaço para o carror vir de um qualquer lado embalado. Algo está por explicar.
é normal um carro eletrico se estiver em drive anda sozinho.. embora não ande muito, mas se tiver a descer é capaz de ganhar alguma velocidade
A rua não desce. No local não há sequer espaço para ganhar qualquer tipo de balanço ou embalo.
a rua é toda a direito, não tem inclinações!
Se a foto é a da situação descrita, o modelo em causa BMW i3 é simplesmente um carro elétrico. Não tem funções de condução autónoma sem contar com as de assistência que é comum na maioria dos carros atuais como o “cruise control” e afins.
Aposto que o condutor saiu do carro sem travá-lo ou desligá-lo (que por norma trava automaticamente) por distração. Tal como os carros de combustão com caixa automática, os elétricos aceleram sem pressionar o pedal de aceleração. O condutor deve ter saído do carro com rapidez, caso contrário teria notado o carro a acelerar assim que tivesse levantado o pé do travão. Portanto, erro humano total.
Não percebo por que o Pplware noticiou isto. Não aparenta ser um problema dalguma tecnologia emergente ou das TI’s. Isto passar-se-ia com um carro de combustão com caixa automática. O que não falta são vídeos de “fails” com situações similares.
Não se entende como o carro galgou o passeio.
O passeio pode ser suficientemente baixo para ser galgado ou o carro ter atingido velocidade suficiente. Os carros com estas velocidades “basais” passam as lombas sem complicações, sobretudo quando vão embalados.
Outra possibilidade é o condutor ao tentar parar o carro ter pressionado o acelerador. Seja como for, erro humano.
Mas o carro estava estacionado.
Realmente estacionado ou reportado como estacionado? Se calhar o termo “estacionado” é aplicado no sentido lato. Se estamos a falar do condutor ter estacionado completamente, isto é, ter desligado o carro antes sair e o carro ligar-se e acelerar autonomamente, então seria uma anomalia raríssima. Acho isso muito rebuscado. A parte em que diz que tentou entrar no carro faz-me imaginar uma situação mais “realista” na qual o condutor ainda estaria ao lado do carro e, se calhar, ainda de porta aberta. Enfim, a ver vamos.
Muito simples, faço-te o cálculo na hora, apenas preciso de saber o grau de inclinação da estrada, a posição do veículo, peso do veículo, metros entre posição inicial e posição do embate, e altura do passeio… até numa rua sem inclinação aparente 7-8kmh são suficientes para que qualquer veículo superior a uma tonelada suba o passeio… se tiver inclinação basta 3-4kmh por tanto não é assim tão difícil de entender.
Não é assim fácil, repara nos danos que o carro tem. A força para subir o passeio naquela posição e ter aquele dano não é como dizes assim “do nada”. Não é difícil de ver que não ia assim tão devagar.
O dano que se vê é o para-choques. É relativamente fácil provocar esse dano.
Relativamente fácil… não é, colheu uma pessoa e ainda ficou com a frente num frangalho, tinha de estar com velocidade. Se estava estacionado… como ganhou tal velocidade?
Era interessante perceber.
Eu vi uma carrinha a 30kms hora a ficar com metade da frente de um lado “totalmente destruída”. Os danos parecem ser de muito pouca velocidade.
Para subir o passeio não é preciso muito, e eu que o diga que já empurrei muito carro.
Pode ser, estando estacionado, terá conseguido chegar aos 10 km/h e ficado deste jeito. Vamos ver o que se apura…
O i3 não tem condução autônoma. Se o travão do carro não teve nenhuma anomalia como já muita gente escreveu então foi erro humano… Se alguém me der os dados que mencionei em cima, tenho todo o gosto em fazer o calculo para descobrir a que velocidade o carro tinha que ir para subir o passeio e se isso sequer era possível visto que o carro não inicia logo nessa velocidade visto esta ser progressiva… para esse calculo demoro cerca de uma hora a hora e meia.
Segundo o que foi veiculado, o carro estava estacionado e acelerou sozinho e colheu a senhora que ia a passar, assim como provocou os estragos que se podem ver na viatura. Não é a descer, é uma rua plana e o carro estava parado e o proprietário fora da viatura.
Podes fazer contas à vontade 😉 assim estás entretido.
O carro não tem praticamente danos visiveis nenhuns. Não te esqueças que é um carro recente. Se fosse, p.ex. uma hillux dos anos 90, ficava só com um arranhão.
😀 numa hilux aquela parede está arrombada.
Por acaso o caso que falei de a 30kms hora ter destruído metade do lado esquerdo de uma hilux a bater num muro.
Juro mesmo que era uma hilux e vi o meu colega a bater a minha frente e nem a 30kms vinha
Frangalho? Pela foto não me parece. O que eu vejo é um para-choque que está “para dentro”, porque cedeu/partiu na parte lateral. Não é preciso uma velocidade grande, pode só ser provocado por uma pressão durante alguns segundos devido à aceleração contínua contra um obstáculo imóvel.
Como eu disse ao Pedro Pinto, se calhar o termo “estacionado” é aplicado no sentido lato, ou seja, podia estar só parado e não estar bem imobilizado. É que a hipótese do carro ter sido corretamente travado e desligado e depois ligar-se e começar a andar é muito rebuscada. Nem sei se é possível. Acho mais provável o condutor não ter desligado o carro antes de sair e o carro começar a andar sozinho e, se calhar, ele ter tentado entrar e travar o carro e enganar-se no pedal.
A questão aqui é que os primeiros relatos normalmente são uma história mal contada como o exemplo dum carro que acelerou “sozinho” e depois descobriu-se que o condutor enganou-se no pedal. Daí que desconfio do “estacionado”. Enfim, é ficar à espera da peritagem.
Não? Mas o carro estava estacionado, parado 😀
Mas deitou parte do muro abaixo, essa é a maior diferença
aquele passeio não é nada para um carro daqueles, ainda por cima electrico mesmo que seja a velocidade mínima do motor de não estar destravado é o torque todo do motor ali às 0 rotações, sobe aquilo e mais um pouco se for preciso, especialmente se o que regula a potência não reduz o torque propositadamente, ai então o estrago até foi pouco.
Torque = Binário.
“Segundo o que foi veiculado”…
Toda a gente sabe que é mais fácil dizer que foi a máquina que fez e aconteceu, do que dizer “Fiz m*rda!” ou “A culpa foi minha!”.
Óbvio que não estou a acusar ninguém porque não estava lá.
Analiso só os argumentos…
Mas é por isso que interessa sabe 😉 se atirares para trás das costas… não se sabe e não se corrige, seja ele erro de onde for. 😉
Não me parece assim tão difícil. Há uns bons anos um vizinho deixou o carro destravado, o carro desceu a rua numa parte pouco inclinada, fez uma ligeira curva (não se sabe bem como – terá eventualmente batido em algum lado?), subiu passeio e inclusive um muro muito baixinho de poucos cms, indo parar a um terreno logo encostado.
Olha para a altura do passeio, olhando bem para a roda traseira. É muito baixo.
Quanto ao atropelo, força igual a peso mais velocidade, numa coisa pesada não é preciso muita velocidade para meter alguém entre o carro e a parede.
Ele estava parado naquele local. Estacionado em espinha. O condutor fora da viatura. Disse que o carro acelerou do nada.
Acelerar claro que acelerou, agora qual a causa é a questão, a gravidade pode ser parte da justificação.
Basta uma ligeira inclinação que pode ser indetectavel a olho e ser o suficiente para em certas condições começar a acelerar.
Isso é que era interessante saber.
Como diz o Vitor, a viatura estava naquele local estacionada em espinha e segundo o relato do proprietário o carro fez o que fez. O carro não veio de lado nenhum. Estava ali naquele lugar junto ao passeio que galgou.
Sabes que o motor electrico pode ter o torque todo a 0 rotações certo?
Tipo aquele carro tem mais de 250N/m de torque, tem mais que alguns jipes a Gasóleo nas 2500 RPM.
Aquele passeio é uma anedota para um carro daqueles a 0Km/h, mesmo com o perfil de potencia baixa sem carregar no acelerador.
https://thedriven.io/2019/04/18/heres-why-electric-cars-have-plenty-of-grunt-oomph-and-torque/
Que vejam se o tapete do condutor não está solto, poderá ter corrido para a frente e ficado em cima do acelarador, mas o carro terá de ter ficado ligado para tal acontecer.
Com tantos comentários a “desculpar” o carro só resta uma conclusão…a culpada foi a senhora que andava descansadamente no passeio! Só pode ter sido…
O i3 ficou chateado pelo facto da BMW deixar de continuar a fabricar o modelo… tentou suicidar-se contra o predio…pena foi a velhota que levou com ele…
A julgar pelos danos o carro nem a 20km hora devia ir.
Eu sem mais informações diria travão de mão por travar, provavelmente com o sistema de travagem automática por uns segundos sempre que se larga a embraiagem, levando o utilizador a pensar que o carro está parado por si e esquecimento de travão de mão.
Já me aconteceu o mesmo numa rua que a inclinação não devia ser maior do que 1% ou menos até.
Todos falam na inclinação ou não estar travado!! Mas não terá sido (se possível) hackeado e usado como teste?
Por Aliens! 😀
Os BMW não são de facto os carros mais seguros do mundo… mas o i3 não tem condução autónoma e o acelerador é um acelerador convencional acelaration-by-wire… daí isto tudo só poder ter acontecido com o carro ligado, onde pedal
Driving ligado, a mudança em D… por tanto erro humano.
Então ele para no estacionamento, sai do carro e, na tua ótica, tudo isto sempre com o carro sempre em andamento 😉 nada é impossível. Por isso era interessante saber a avaliação técnica.
A partir do momento que a aceleração necessita dum fio (Acceleration by Wire e tb existe Drive by wire (Volante)) uma força terá obrigatoriamente que ser aplicada para que o carro acelere com a força do próprio motor que julgo que é o que a notícia em si quer reportar. E depois de ontem a noite ter lido o manual do proprietario: https://www.i3guide.com/pdf/BMWi3-owners-manual.pdf e o Manual Tecnico e de Raparações que podes fazer download aqui depois de criar conta: https://www.newtis.info/tisv2/a/en/ Posso garantir a 100% o erro humano visto que so existem 2 formas de movimentar o carro com os próprios motores sendo eles o primeiro com o pressionar do acelerador, segundo usando o motor adicional que tera que ser ligado separadamente (Cruise Control). Para o segundo sequer funcionar, uma serie de erros humanos + erros do software e Hardware teriam que acontecer ao mesmo tempo… algo muito improvável.
Era interessante saber como o carro sem ninguém, parado, acelerou… aaaa o dono disse que estava desligado.
Isto está no manual do carro, por isso algo falhou.
Operating readiness is switched off:
▷ When locking the vehicle, even if the low
beams are activated.
▷ When opening or closing the driver door, if
the driver’s safety belt is unbuckled and
the low beams are turned off.
▷While the driver’s safety belt is unbuckled
with driver’s door open and low beams off.
▷ When the batteries’ state of charge is low,
if the low beams are turned off.
▷ The low beams switch to parking lights af‐
ter approx. 15 minutes of no use.
Drive readiness
If drive readiness is switched on, the vehicle
ready to drive and the READY signal, refer to
page 65, is displayed in the instrument clus‐
ter.
All vehicle systems are ready for operation.
Most of the indicator and warning lights in the
instrument cluster light up for a varied length
of time.
Activated drive readiness is the equivalent of a
running engine in conventional vehicles. Deac‐
tivated engine readiness is equivalent to
switching the ignition off.
To save battery power when parking, switch
off drive readiness and any unnecessary elec‐
tronic systems/power consumers.
Drive readiness is switched off automatically:
▷ When opening or closing the driver door, if
the driver’s safety belt is unbuckled
Garanto que se acelarou, não estava desligado. E se acelarou uma força foi aplicada ao acelarador… agora falta saber quem ou que abjecto aplicou essa força… Eu continuo a dizer que foi um humano ou estas mesmo a ver o gajo a transportar um bloco, por no tablier, sair do carro, não desligar, o bloco cair logo em cima do acelarador etc etc etc… o quão provável é isso acontecer?
Boas, eu arriscaria aqui uma possível eventualidade de hacking já que está na moda ultimamente.
Boa continuação a todos.
Oh Electric Hater, ya pois só pode 😉 foram alienenigenas de outra galáxia porque os terráqueos não tem esse conhecimento num carro que não traz essa funcionalidade 😉 agora só falta encontrar os ditos alienígenas, meter-lhes um processo em cima e impedi-los que o façam novamente… para controlar se eles cumprem promessa mandamos o Costa com ele e assim resolvemos 2 problemas duma só vez 😉
Muito provavelmente saiu do carro sem o colocar em modo de Parking e/ou sem o desligar de todo. Relativamente fácil acontecer num eléctrico, já que não há barulho ou vibração.
Posto isto, o carro estava parado, o condutor saiu e aconteceu o chamado “creep walk” (que pode atingir velocidades entre os 8 e os 11km/h) em que o carro anda sozinho mesmo sem acelerar (o equivalente a tirar o pé da embraiagem num carro a diesel, e este andar sozinho), e que, com o binário instantâneo de um eléctrico, é o suficiente para fazer o que fez.
Exato, pode ser, mas até vou testar isso mais logo. Pois acho que quando se sai do i3 ele desliga, não tenho a certeza, mas pelo menos alertas dispara. Se estiver em Drive, ele não fica parado, anda devagar, mas anda, a não ser se tiver um ligeiro declive. Pelo que é dito, o carro estava estacionado e pelas imagens, teve de ser mesmo uma boa arrancada.
A descrição mais abaixo do Rui Santos, pelos vistos testemunha ocular, é a mais plausível e o confirma mais uma vez o que já descrevi… tudo o resto é impossível.
Não, quando sais do carro, ele desliga tudo (até nem sei se ele trava logo, pelo menos alertas sonoros disparam logo). Se o i3 estiver em drive (D) com o condutor lá dentro, ele continua a andar devagar, mas continua. Outra coisa, quando tiras o cento, ele dispara também alarmes.
O que o Rui disse, não bate certo com os sistemas que o carro tem. Deve ter sido uma avaria. Mas até vou testar num i3 Sport que tenho aqui e já te digo mais logo.
PS: numa altura, o i3 teve um glitch em plena autoestrada, guinando a direção de forma assustadora.
Testa e diz alguma coisa… também estou interessado em saber 😉
Pela foto nao me parece que haja balanco suficiente para o carro galgar o passeio, uma vez que segundo a noticia o carro estava estacionado. E tambem e visivel que o embate nao foi muito forte. Mas que e um acidente estranho, nao deixa de ser.
O BMW i3 quando parado em plano, ligado e sem pressionar o pedal do travão, só se move se for pressionado o pedal do acelerador. Pelo que sei não tem o chamado “Creep mode” que simula uma caixa automática de um carro ICE, que começa a move-se assim que se larga o pedal do travão, mesmo sem acelerador.
Nos Telsas por exemplo o Creep mode pode ser configurado pelo utilizador, não sei se é o caso do BMW i3.
Primeiro, não é Um Carro Elétrico !
É um BMW i3 !
Se identificam quando é uma certa marca, identifiquem também este !!!
O i3 é um carro 100% movido por um motor elétrico.
Havia um opção de ter um Range Extender, um motor a combustão de 3 cilindros ligado a um gerador, cujo o único propósito era carregar a bateria, nunca a potência desse motor é transmitida às rodas.
Carmageddon?
Eu assisti a isto. O homem estava dentro do carro, saiu para ir à bagageira mas deixou o carro no D. Foi quando o carro começou a andar. O homem tentou entrar dentro do carro para o parar mas deve ter carregado no acelerador por engano e o carro fez um arranque violento.
Exacto e depois de ler a documentação toda é a única explicação lógica que li até ao momento.
Por isso é que disse a cima: “… é mais fácil dizer que foi a máquina que fez e aconteceu, do que dizer “Fiz m*rda!” ou “A culpa foi minha!”.”
São azares da vida. Todos têm… O grave foi lá estar a senhora, senão, era um incidente como tantos outros.
Aconteceu com a minha esposa, tal como descreve…
P is engaged automatically:
▷ If the belt on the driver’s seat is off, the
driver’s door is open and neither brake nor
accelerator pedal are depressed while
drive readiness is switched on and selector
lever position D or R is set
Não me parece que este acidente devesse ter acontecido desta forma com este carro. Provavelmente foi mesmo uma falha do carro. Talvez o park tenha falhado vá-se lá saber porquê.
O que o Rui Santos diz não é verdade, só alguém que não conhece o carro pode dizer que foi daquela forma. Já referi atrás que ao sair o carro passa de Drive para Park.
Mas então não aconteceu com o carro sozinho mas com o proprietário lá dentro e isto passa a ser um não assunto.
BMW , Caro , Elétrico , e se é de alguém importante, como a ignorância existe, mais vale dizer como é elétrico ligou-se sozinho decidiu curvar e embater na parede do que assumir o acidente do dito cujo.
Ou… O a Senhora que sofreu o acidente olhou com maus olhos para o carro ele sentiu-se intimidado irritou-se e decidiu atacar!
3ª possibilidade estava destravado
Será que, quando sais do carro, nesse i3, ele fica destravado? Não fica travado?
Podem ser feitas todas as especulações possíveis sobre o que se passou, tenha sido avaria técnica (improvável), ou erro humano (bastante maus provável!). O que aqui está francamente mal é o título da notícia que sugere que o carro estava em “modo piloto automático”, o que obviamente é uma hipótese disparatada no modelo em causa.
PPLCM!!!! Que não noticia, mais um pouco diziam que a culpa era das criptomoedas.