Chegou o iSIM: Vodafone e a Qualcomm demonstram tecnologia em smartphone
Todos nós já ouvimos falar no cartão SIM, o que usamos nos nossos smartphones para ligar à rede do operador. Com a evolução da tecnologia, passamos a ouvir falar em eSim, um "cartão" SIM digital que lhe permite ativar um plano móvel da sua operadora sem ter de utilizar um cartão nano-SIM físico.
Agora chegou o iSIM, que permite que toda a tecnologia do cartão SIM esteja integrada no processador principal do smartphone.
iSIM: A tecnologia que permite ter o cartão SIM no processador
A Vodafone, a Qualcomm Technologies e a Thales anunciaram a primeira demonstração mundial da tecnologia iSIM, que permite a integração da funcionalidade de um cartão SIM no processador principal de um dispositivo.
Segundo refere a Vodafone...
O iSIM, combinado com a plataforma de gestão remota, é um grande passo que irá permitir que os dispositivos sejam conectados sem um SIM físico ou chip dedicado, tornando a conectividade a muitos objetos – a promessa do mundo conectado da IoT – uma realidade. Este grande desenvolvimento permitirá que os clientes da Vodafone desfrutem da facilidade de várias contas em um dispositivo e ajudará a eliminar a necessidade de cartões SIM separados e o plástico adicional que isso consome.
A Vodafone está apenas no início desta jornada do iSIM, mas trabalha em estreita colaboração a Qualcomm e a Thales para desenvolver mais funcionalidades para essa tecnologia.
Este artigo tem mais de um ano
e o interesse disto face ao eSIM, é?
O eSim é um circuito integrado discreto que é colocado no telemóvel. Funciona de forma semelhante a um SIM tradicional mas com a diferença que pode ser programado com novas chaves.
iSIM permite correr o SIM de uma forma virtualizada no processador do dispositivo. Não requer um chip externo como o caso do eSIM. Para o utilizador pouco muda mas para o fabricante é menos um chip para instalar na placa de circuitos.
É de referir que a aplicação iSIM corre num ambiente distinto do sistema operativo. Semelhante ao que acontece com tecnologias como o Apple Pay em que as chaves estão guardas em partes da memória que não podem ser acedidas pelo sistema operativo. Por isso tal como o eSIM o iSIM permite níveis de segurança semelhantes.
grande comentario, obrigado pela explicação
Na verdade não é bem assim. O iPhone 13, nos EUA,, vem sem qualquer cartão, nem SIM nem eSIM. O que aqui se chama “iSIM” continua-se a chamar eSIM no iPhone 13, sem cartão.
Pelos vistos a Qualcomm tirou da cartola uma tecnologia que já existe e chamou-lhe “iSIM”.
não, o iphone 13 tem o circuito do Esim que pode ser reprogramavel. não sei onde foste buscar essa informação que a apple integrou o esim no processador mas isso está errado
em Portugal nem o eSIM foi bem implementado, sempre que precisamos de trocar de telele temos que ir a loja pedir um novo eSIM, quando bastava enviar um QR Code por mail ou mensagem…
O iSIM funciona de forma semelhante ao eSIM no que toca a instalar um novo plano. Sendo a diferença principal o facto que o iSIM não necessita de um chip separado.
Por isso as operadoras não tem que mudar nada comparando com o eSIM.
Significa que a situação corrente não vai melhorar ou piorar.
“Para quem precise de tirar de milhares de fotografias”. Quem precisa, nem os profissionais.
Agora de frente, agora de perfil esquerdo, agora de direito, agora a fazer o pino.
Há uns tempos estavam 2 senhoras a tirar fotos uma à outra à beira mar (parque de estacionamento). Agora tira-me tu, agora tiro-te eu, n vezes. Isto no único lugar para estacionar que havia ali. Acabei com a “sessão fotográfica”, estacionando o carro. Ainda me chamaram mal educado entre dentes… pois!
Assim a primeira vista acho que não vai acrescentar nada de novo, não sei como pode ser feita a troca, em caso de roubo por exemplo, se for necessário apresentar o CC do de quem a conta está associada até pode ser um fator de dissuasor
A maior diferença é para o fabricante, poupa nos custos de produção.
Finalmente os androids vão poder deixar os cartões…ao fim de tanto tempo
Sabes que já podes usar o eSIM no Android, verdade?
Em todos os androids ou só em alguns?
Era bom que fosse em todos era
Pq ? Tb da em tds os iphones ou so em alguns? E olha que lançam so 3 ou 4 por ano…no android devem ser centenas. Ios, sendo dedicado a 4 modelos ano, teria + que obrigaçao de estar anos luz a frente, tal xomo o mac os do windows.
Sabes quando é que o suporte para microSD chega ao iOS? Asking for a friend…
microSD? Ainda estás em que século?
Calma Zeca. Vai lá pagar uma subscrição só para teres mais espaço no telemóvel, e ai de ti se parares de pagar…
Podes sempre comprar um iPhone com uma capacidade generosa e deixares de te preocupar com o espaço de armazenamento e mensalidades na nuvem…
Ei oh Tone, eu não preciso de pagar subscrição porque os 512GB chegam perfeitamente para o uso que dou…mas mesmo que pagasse qual era o teu problema com isso? Pelo menos os meus ficheiros estavam seguros.
Já com o microSD se vieres a perder ou roubarem o teu telemóvel podem tirar o teu fantástico e seguro cartão miscroSD e aceder aos teus ficheiros…Já pensaste que foi por isso que a Apple nunca implementou memórias externas? Por questões de segurança.
Os iPhones oferecem modelos com capacidades de armazenamento decentes.
E para quem precise de tirar milhares de fotografias pode sempre usar um leitor de cartões ligado à porta lighting.
O meu Android atual é o primeiro que uso sem mSD. Finalmente consegui livrar-me dessa m# dentro do telefone.
olha o gajo da swappie que não sabia que os android ja tinham Esim estes fanboys da apple dao importancia a coisas tao insignificantes que até têm graça o iphone teve anos e anos sem sequer ter dualsim teve anos e anos com 60hz usb-c só no ipad e o gajo da swappie acha que a diferença está em metr um cartao dentro do telemovel uma coisa que se faz uma vez de 10 em 10 anos e que por sinal é muito mais pratica de mudar para outro telemovel do que o esim
Cheira-me a esturro!
Prefiro o que posso trocar de dispositivo para dispositivo. Não demora mais que alguns segundos e é mais seguro.
é mais seguro porquê?
Porque é físico! Tudo o que é tecnológico, é uma questão de tempo para ser pirateado! Ao inicio é tudo muito seguro, tem um tamanho da chave de encriptação de centenas de bits e tal, mas ao fim dum tempo é pirateado! Então se for uma coisa apetecível, como o telemóvel, onde é guardada muitas coisa importantes de uma pessoa, não demorará muito tempo! Em relação ao SIM, deixem estar as coisa como estão, porque é uma coisa pequena que não atrapalha ninguém!
Isso está tão certo como o Pai Natal existir…já para não falar do coelho que põe ovos de chocolate.
Então se fosse esse o caso, queres ver que não iam conseguir “piratear” o teu cartão SIM igualmente? Se está inserido no telemóvel está online.
Já acabaste? Agora volta lá para o quarto e fica por lá a brincar com as bonecas.
Se toda a tecnologia é má então não a uses. Em vez de estares aqui a comentar podes sempre ir comprar um jornal e fazer as palavras cruzadas.
É com cada uma.
TENHO NOKIA 6310,ESTE CARTAO iSIM JÁ DÁ PARA PODER PASSAR OS MEUS CONTACTOS PARA COMPUTADOR? MUITO OBRIGADO