Quantcast
PplWare Mobile

Chegou o iSIM: Vodafone e a Qualcomm demonstram tecnologia em smartphone

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. mojorisin says:

    e o interesse disto face ao eSIM, é?

    • Keyboardcat says:

      O eSim é um circuito integrado discreto que é colocado no telemóvel. Funciona de forma semelhante a um SIM tradicional mas com a diferença que pode ser programado com novas chaves.

      iSIM permite correr o SIM de uma forma virtualizada no processador do dispositivo. Não requer um chip externo como o caso do eSIM. Para o utilizador pouco muda mas para o fabricante é menos um chip para instalar na placa de circuitos.

      É de referir que a aplicação iSIM corre num ambiente distinto do sistema operativo. Semelhante ao que acontece com tecnologias como o Apple Pay em que as chaves estão guardas em partes da memória que não podem ser acedidas pelo sistema operativo. Por isso tal como o eSIM o iSIM permite níveis de segurança semelhantes.

      • dunno says:

        grande comentario, obrigado pela explicação

        • Ochinês says:

          Na verdade não é bem assim. O iPhone 13, nos EUA,, vem sem qualquer cartão, nem SIM nem eSIM. O que aqui se chama “iSIM” continua-se a chamar eSIM no iPhone 13, sem cartão.
          Pelos vistos a Qualcomm tirou da cartola uma tecnologia que já existe e chamou-lhe “iSIM”.

          • Nuno says:

            não, o iphone 13 tem o circuito do Esim que pode ser reprogramavel. não sei onde foste buscar essa informação que a apple integrou o esim no processador mas isso está errado

  2. mojorisin says:

    em Portugal nem o eSIM foi bem implementado, sempre que precisamos de trocar de telele temos que ir a loja pedir um novo eSIM, quando bastava enviar um QR Code por mail ou mensagem…

    • Keyboardcat says:

      O iSIM funciona de forma semelhante ao eSIM no que toca a instalar um novo plano. Sendo a diferença principal o facto que o iSIM não necessita de um chip separado.

      Por isso as operadoras não tem que mudar nada comparando com o eSIM.

      Significa que a situação corrente não vai melhorar ou piorar.

      • sórrir says:

        “Para quem precise de tirar de milhares de fotografias”. Quem precisa, nem os profissionais.

        Agora de frente, agora de perfil esquerdo, agora de direito, agora a fazer o pino.

        Há uns tempos estavam 2 senhoras a tirar fotos uma à outra à beira mar (parque de estacionamento). Agora tira-me tu, agora tiro-te eu, n vezes. Isto no único lugar para estacionar que havia ali. Acabei com a “sessão fotográfica”, estacionando o carro. Ainda me chamaram mal educado entre dentes… pois!

  3. B@rão Vermelho says:

    Assim a primeira vista acho que não vai acrescentar nada de novo, não sei como pode ser feita a troca, em caso de roubo por exemplo, se for necessário apresentar o CC do de quem a conta está associada até pode ser um fator de dissuasor

  4. Swappie Guy says:

    Finalmente os androids vão poder deixar os cartões…ao fim de tanto tempo

    • Sabes que já podes usar o eSIM no Android, verdade?

    • Manso says:

      Sabes quando é que o suporte para microSD chega ao iOS? Asking for a friend…

      • Swappie Guy says:

        microSD? Ainda estás em que século?

        • Hélio Musco says:

          Calma Zeca. Vai lá pagar uma subscrição só para teres mais espaço no telemóvel, e ai de ti se parares de pagar…

          • iDroid says:

            Podes sempre comprar um iPhone com uma capacidade generosa e deixares de te preocupar com o espaço de armazenamento e mensalidades na nuvem…

          • Swappie Guy says:

            Ei oh Tone, eu não preciso de pagar subscrição porque os 512GB chegam perfeitamente para o uso que dou…mas mesmo que pagasse qual era o teu problema com isso? Pelo menos os meus ficheiros estavam seguros.

            Já com o microSD se vieres a perder ou roubarem o teu telemóvel podem tirar o teu fantástico e seguro cartão miscroSD e aceder aos teus ficheiros…Já pensaste que foi por isso que a Apple nunca implementou memórias externas? Por questões de segurança.

          • Keyboardcat says:

            Os iPhones oferecem modelos com capacidades de armazenamento decentes.

            E para quem precise de tirar milhares de fotografias pode sempre usar um leitor de cartões ligado à porta lighting.

      • Miguel says:

        O meu Android atual é o primeiro que uso sem mSD. Finalmente consegui livrar-me dessa m# dentro do telefone.

    • Rui says:

      olha o gajo da swappie que não sabia que os android ja tinham Esim estes fanboys da apple dao importancia a coisas tao insignificantes que até têm graça o iphone teve anos e anos sem sequer ter dualsim teve anos e anos com 60hz usb-c só no ipad e o gajo da swappie acha que a diferença está em metr um cartao dentro do telemovel uma coisa que se faz uma vez de 10 em 10 anos e que por sinal é muito mais pratica de mudar para outro telemovel do que o esim

  5. Jota says:

    Cheira-me a esturro!

  6. Manso says:

    Prefiro o que posso trocar de dispositivo para dispositivo. Não demora mais que alguns segundos e é mais seguro.

    • mlopes says:

      é mais seguro porquê?

      • Jota says:

        Porque é físico! Tudo o que é tecnológico, é uma questão de tempo para ser pirateado! Ao inicio é tudo muito seguro, tem um tamanho da chave de encriptação de centenas de bits e tal, mas ao fim dum tempo é pirateado! Então se for uma coisa apetecível, como o telemóvel, onde é guardada muitas coisa importantes de uma pessoa, não demorará muito tempo! Em relação ao SIM, deixem estar as coisa como estão, porque é uma coisa pequena que não atrapalha ninguém!

        • Swappie Guy says:

          Isso está tão certo como o Pai Natal existir…já para não falar do coelho que põe ovos de chocolate.

          Então se fosse esse o caso, queres ver que não iam conseguir “piratear” o teu cartão SIM igualmente? Se está inserido no telemóvel está online.

        • Keyboardcat says:

          Se toda a tecnologia é má então não a uses. Em vez de estares aqui a comentar podes sempre ir comprar um jornal e fazer as palavras cruzadas.

          É com cada uma.

  7. JORGE NASCIMENTO says:

    TENHO NOKIA 6310,ESTE CARTAO iSIM JÁ DÁ PARA PODER PASSAR OS MEUS CONTACTOS PARA COMPUTADOR? MUITO OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.