O primeiro navio cargueiro elétrico autónomo do mundo completou a sua primeira viagem
Apesar do foco ser o automóvel, a verdade é que existem muitos outros cenários onde os veículos elétricos autónomos poderão ser muito mais necessários e eficazes. Um exemplo são os cargueiros que fazem as rotas predefinidas há anos, que têm praticamente os mesmos métodos em todas as viagens e podem transferir várias dessas competência para a tecnologia da navegação autónoma. A prova está dada e o pioneiro navio cargueiro elétrico autónomo do mundo completou a sua primeira viagem.
Este avanço da tecnologia irá economizar 1.000 toneladas de emissões de carbono por ano.
Navio ainda tem ponte de comando, mas apenas para observar o comportamento
Chama-se Yara Birkeland e é o primeiro navio de transporte de contentores totalmente elétrico e livre de emissões do mundo. A embarcação completou a sua viagem inaugural na Noruega. Birkeland viajou cerca de 14 km de Porsgrunn ao porto de Brevik, de acordo com um comunicado de imprensa enviado pelos seus fabricantes, a Yara.
Apesar de parecer uma viagem curta, como grande produtora de fertilizantes, a Yara realiza cerca de 40.000 viagens de camião por ano para transportar os seus produtos até o porto de exportação de Brevik. O porta-contentores substituirá as viagens de camião a partir do próximo ano.
Assim, esta alteração de estratégia de transporte deverá reduzir 1.000 toneladas de emissões de carbono por ano.
Os trabalhos no navio de contentores totalmente elétrico de 80 metros de comprimento começaram no início de 2017, conforme demos a conhecer. Este foi projetado para transportar 103 contentores numa única viagem.
O Birkeland é alimentado por uma bateria de 7 MWh e pode viajar a uma velocidade máxima de 15 nós. O apoio financeiro para a construção do primeiro navio cargueiro deste tipo veio do Enova, uma empresa do governo norueguês que promove o uso de energia renovável.
O Enova concedeu uma doação de 133 milhões de coroas norueguesas (cerca de 13,25 milhões de euros) para construir Birkeland, que é capaz de se viajar sozinho.
Viajar pelo mar sem humanos a comandar já é uma realidade
A embarcação conta com um vasto conjunto de tecnologias de navegação autónoma. Traz sensores que podem detetar objetos como caiaques na água, icebergues e outros obstáculos. Todas estas integrações para operações autónomas foram fornecidas por Kongsberg.
No futuro, o navio será capaz de carregar e descarregar a sua carga, carregar a sua bateria e navegar sem qualquer envolvimento humano, informou a empresa. A partir do ano que vem, o porta-contentores fará duas viagens semanais com tripulação manual. A tecnologia autonavegável será testada por um período de dois anos, após o qual o navio será certificado como autónomo e a ponte de comando será removida do navio.
Além de limpar as suas emissões de transporte, a Yara, um dos maiores emissores de carbono da Noruega, também planeia produzir amoníaco verde. Como produtora de fertilizantes, a Yara requer grandes quantidades de amoníaco, cuja produção contribui com pouco mais de 1% das emissões globais de gases do efeito estufa, disse o comunicado da Yara à imprensa.
A empresa de fertilizantes também quer usar este amoníaco verde como combustível para navios.
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Para piratas do mar é um must…
É uma boa questão, mas na zona onde vai operar não há piratas. Noutros mares, vai ter de levar segurança.
Em vez de pagar a tripulação para navegar + militares para proteger, pagar só aos últimos!
Ora nem mais.
Muito boa noticia, o principal poluente ao cimo desta terra é precisamente os barcos, acabar com esta “praga” não é fácil, é o principal meio de transporte, mas é urgente.
Quanto aos piratas pelo menos não fazem reféns 🙂
Não são, contam com 11% do total da poluição dos transportes, praticamente a mesma que os aviões , o pior é mesmo o carro particular. Os navios não transportam na maior parte das vezes apenas o comandante.
Noruega… carros electricos em praticamente toda a população…barcos electricos… este país e esta mentalidade é mesmo muuuuuuuuuuito á frente.
Também vão começar a testar brevemente aviões eléctricos entre cidades
Por isso é que 98% do portefólio dos 3 grandes fundos financeiros do governo norueguês vivem… da exploração de petróleo.
Se o petróleo deixar de ser consumido, a Noruega perde 98% da sua economia, brilhante não é?
Por isso é que já começaram à uns anos a diversificar o seu portefólio e a deixaram de investir no petróleo.
Sim, é verdade o que diz .. mas pelo menos eles tiveram a inteligência e a honestidade de criar “riqueza” suficiente para várias gerações futuras de Noruegueses.
Se fosse cá em Portugal, os estafermos dos políticos (de todos os quadrantes) delapidavam o dinheiro em três tempos.
Adaptando um pouco o ditado “cada país, tem os políticos que merece …”
Basta olhares para Angola e Brasil.
Cá não seria tão agressivo, mas maioria ficaria preso no estado.
Isso não era para dizer XD
Não esquecer que eles têm o que têm devido ao petróleo mas não são tolos porque com o fundo que criaram tem dinheiro por muitos anos
É verdade que fazem grandes apostas nos elétricos e em energias limpas, mas por trás destes investimentos estão milhões e milhões de dólares resultantes da venda de….. petróleo. 😉
Expertos, burros são aqueles que consomem aquilo que têm a vale muito para os outros.
Portugal não produz cortiça ? Quanto mais exportar mais rico fica.
Não disse que não são inteligentes, mas é um facto. Para terem esta abordagem têm de ter obrigatoriamente petróleo. Mas não deixam de ser um povo muito mais organizado que nós. Tem a ver com a cultura.
Ora nem mais.
Então, onde vão ficar os posto de carregamento rápido em alto mar??? alguém é capaz de me responder… ehehe
Sabes bem que isso é uma pergunta sem cabimento. Estes barcos terão energia suficiente para a viagem, mais um extra para as eventualidades.
Vitor, a questão foi um pouco no a pensar num cargueiro que leva umas quantas vezes mais carga que este barco, mas, ainda assim, não é revelada a autonomia e como se portou nos 1ºs teste e em que percursos, apenas sabemos capacidade da bateria, a quantidade de carga, e que no futuro será autômato.
Nunca iriam fazer uma embarcação destas sem ter tudo calculado, até porque é para transporte de matérias perigosa.
O nuclear também produz energia…
Qual a autonomia deste menino?
E tendo uma bateria de 7MWh, estou para ver a central de carregamento para carregar este barco.
É tudo muito bonito,vamos todos ser doutores pois as profissões desaparecem dia após dia , fazemos tudo em teletrabalho, será por isso que não há matérias primas nem bens de primeira necessidade