Trump promete aplicar 10% de taxas adicionais sobre todos os produtos da China
Eleito Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), nas eleições de novembro, Donald Trump não se senta ainda na Sala Oval. No entanto, os planos vão sendo partilhados. Agora, sabe-se que o futuro inquilino da Casa Branca quer aplicar 10% de taxas adicionais sobre todos os produtos vindos da China, e 25% sobre aqueles vindos do Canadá e do México.
Os planos que Donald Trump tem para os EUA importam, uma vez que a Europa, especialmente a União Europeia, podem lesar-se ou inspirar-se.
De facto, o bloco europeu definiu taxas provisórias sobre os carros elétricos chineses pouco tempo depois de os EUA quadruplicarem as que haviam definido anteriormente, de 25% para 100%.
Trump ameaça China com taxas adicionais
De acordo com uma publicação na sua plataforma de redes sociais, Truth Social, Donald Trump planeia aumentar as taxas em mais 10% sobre todos os produtos chineses que entrarem nos EUA.
Esta publicação seguiu-se a uma em que o Presidente eleito afirmou que a sua primeira de "muitas" ordens executivas, a 20 de janeiro, irá impor taxas de 25% sobre todos os produtos provenientes do México e do Canadá. Tal medida marcará o fim de um acordo regional de comércio livre.
Tive muitas conversas com a China sobre as enormes quantidades de drogas, em particular o Fentanyl, que estão a ser enviadas para os Estados Unidos - mas sem sucesso.
Lamentou Donald Trump, afirmando que, ao contrário do que prometeu, a China não sentenciou esses traficantes de droga com pena de morte.
O Fentanyl, um opiáceo sintético, é uma droga viciante que provoca dezenas de milhares de mortes por overdose, todos os anos, nos EUA. Por isso, a redução dos fornecimentos ilícitos da droga, cujos precursores são maioritariamente produzidos na China e no México, tem sido uma área em que os dois países concordaram em cooperar.
As drogas estão a entrar no nosso país, principalmente através do México, em níveis nunca vistos antes. Até que eles parem, estaremos a cobrar à China uma taxa adicional de 10%, acima de quaisquer taxas adicionais, sobre todos os seus muitos produtos que entram nos EUA.
Disse Trump, que, durante a campanha para a presidência, ameaçou impor taxas de 60% sobre os produtos chineses.
Por via do X, Liu Pengyu, porta-voz da embaixada da China nos EUA, contra-argumentou a afirmação de Trump de que a China fez pouco para conter o fluxo de Fentanyl para os EUA.
Segundo o porta-voz, as equipas de combate ao narcotráfico de ambos os países comunicam-se regularmente desde que o presidente chinês Xi Jinping se reuniu com o presidente dos EUA, Joe Biden, em novembro de 2023.
Conforme dados de setembro dos EUA, o México é o maior parceiro comercial do país, seguido do Canadá e da China.
Por sua vez, de acordo com os dados aduaneiros da China, os EUA são o seu maior parceiro comercial numa base individual. Os maiores parceiros comerciais regionais do país asiático são a Associação das Nações do Sudeste Asiático e a União Europeia.
A tomada de posse de Donald Trump está marcada para o dia 20 de janeiro.
Quem vai pagar estas taxas vão ser os consumidores americanos e tenho cá uma impressão que quando lhes começarem a ir ao bolso não vão gostar…
claro, e é isso que poderá forçar as empresas a mudar a politica de fabrico.
Por exemplo – a Apple construiu uma fabrica nos EUA para os seus telemoveis por causa das taxas de ter os iphone fabricados na china e vendidos no US. Resultado? criação de empregos nos US e já conseguiu competir com a concorrencia no que toca a custos (Samsung por exemplo)
Mas há desemprego nos EUA? Se não fossem os imigrantes a escassez de mão de obra era muito maior. Agora Trump diz que vai deportar imigrantes indocumentados, aos milhões. Vamos ver como fica a escassez de mão de obra e quantas empresas fecham, sobretudo na agricultura.
E a Apple não construiu qualquer fábrica nos EUA, não inventes.
Indocumentados. Talvez seja a altura de serem documentados. Se estão ilegais acho muito bem que sejam deportados, é a lei. Se trabalham sem documentos é porque os patrões os contratam. Eu vivo no estrangeiro e aqui não trabalham sem documentos.
La Palice não diria melhor – se trabalham indocumentados é porque os patrões os contratam, ou seja, precisam deles e de trabalho barato.
Vão ser documentados … através dos documentos de deportação.
O que se vai ver é o efeito que a sua deportação vai ter na economia dos EUA.
+1. Em breve com Trump e com energia americana super barata, com eficiência alta, sem burocracia do governo …. crescimento brutal é certo.
O pai natal também se vai juntar à festa no dia 24 de Dezembro. Quando não se percebe de economia, fazemos a figura do bobo da corte…
“eficiencia alta” por decreto governamental Doge LOL Americanos a fabricar tshirts hehehehe
rui 26 de Novembro de 2024 às 11:21
Não sejas pateta. Acorda para a vida!
O Chega é a fantasia dos tempos atuais como o comunismo era a fantasia para os problemas em 1974 e mais alguns anos à frente!
Correto, mas não nos podemos esquecer que os americanos não vão querer empregos com salários baixos como os chineses que trabalham nessas fábricas. Portanto, irá na mesma ficar mais caro para os consumidores finais.
Que falta de noção.. os iphones não são importados para os EUA, mesmo que sejam fabricados fora dos EUA lolol.. Logo, não são alvo de tarifas destas..
Os iPhones fabricados noutros países, como a China, são importados para os EUA.
Que a Apple tenha obtido reduções ou isenções de taxas alfandegárias (a normal seria de 25%) é outra coisa. Por isso a Apple está preocupada com taxas de importação que Trump venha a impor sobre “todos os produtos importados da China”, o que incluirá esta sobretaxa de 10%.
Trump já fez isso no primeiro mandato, se não me engano em 2018, vamos a ver se não lhe acontece o mesmo, por exemplo impos uma tarifa de 25% no aço com origem na China, União Europeia, Canada e México mas deixou vários países e empresas isentos, a união Europeia foi um pouco seletiva e impos tarifas retaliatórias em produtos como o sumo de laranja e motociclos.
Resultado as tarifas ou os custos relativos ao aumento do custo foi passado aos consumidores, como é sempre, em vez de aumentar o consumo de aço produzido nos estados unidos aumentou a importação do aço de países como o Brasil e a Coreia do Sul que mesmo ficando mais caro continuava mais barato que o aço americano, devido as tarifas retaliatórias empresas como a Harley Davidson abriram fabricas na Asia e mudaram para la parte da produção, a produção de laranja nos estados unidos caiu a pique e o preço do sumo de laranja subiu bastante mesmo com um programa de subsídios do estado tanto é que ele próprio depois teve de negociar a suspensão da maioria das tarifas e o melhor que conseguiu foi uma cota para exportação de carne para a UE.
Ninguém ganha numa regra deste tipo no máximo há um lado que perde mais.
O quê, de repente a Apple já fabrica iphones nos EUA? Como, se eles nunca os fabricaram, sempre foram fabricados pelos chineses? Foste tu que inventaste isso ou viste numa rede social?
carrega trump, esse é o caminho para o fim dos u.s.a. … ganda maluco este tipo
ANUNCIO: Procura-se urgentamente o Musk e Vivek (versão portuguesa) para limpar o lixo e cortar a burocracia em Portugal.
mete tabaco nisso rui e vai dormir
Plano do Trump para “drenar o pântano” criar um novo Departamento para Eficiência Governamental e torná-lo no único departamento com dois tipos como chefe, acho eu que o governo português não precisa de mais ideias para criar tachos já temos em demasia…
++111
Portugal detesta mudancas. O Futuro é continuar a apostar nas politicas dos anos 90
“Trump, o tarifeiro – baixa impostos e aumenta as tarifas alfandegárias”. Agora convenceu-se que também consegue resolver o problema das drogas nos EUA com as tarifas.
– Relativamente à China, Trump diz que não parou de fornecer produtos químicos aos traficantes de droga, em particular de Fentanil – leva com uma taxa alfandegária adicional de 10%, a somar às que já existam (por exemplo, nos veículos elétricos, em maio, a taxa passou de 25% para 100% e Trump passa para 110%). A China nega, diz que está a cumprir o acordo com a administração de Biden e apresenta relatórios do combate à droga.
– Entre os EUA, o Canadá e o México há um acordo de comércio livre, o USMC, negociado por Trump e que entrou em vigor a 01/07/2020 – em que muitos bens não pagam qualquer taxa de importação. Por terem “fronteiras permeáveis” aos tráfico de droga, Trump diz que vai aplicar uma taxa alfandegária de 25% sobre todos os produtos.
É esperar para ver, mas está toda a gente convencida que, para obter receita para compensar a redução de impostos, Trump irá aprovar uma taxa mínima, de 10% ou de 20%, incluindo aos produtos da UE, e de 40% a 60% sobre todos os produtos fabricados na China e que, isso e as correspondentes retaliações, vão levar a uma recessão nos EUA e a uma crise económica mundial.
É meter de lado.
Esquecem-se é que a China não exporta só carros, matéria-prima para eletrónica e “bugigangas”.
A China e a Índia são os maiores exportadores mundiais de matéria-prima para produtos farmacêuticos, e aplicar essas tarifas irá aumentar bastante os preços dos medicamentos.
Anda a emitar a UE…
Mas ao menos o Trumpas beneficia quem fabricar nos EUA….
Na UE é sempre a carregar em impostos, Portugal então é o rei com o melhor dos dois mundos, ordenados de terceiro mundo e impostos do primeiro.
Os impostos em Portugal não tem nada haver com a UE. Podia perfeitamente baixar bastante os impostos mas escolher não fazer.
Aliás portugal está sempre a ser multado pela UE por cobrar impostos de forma ilegal. Se muito fora da UE pagava-se ainda mais
Mete taxas leva com taxas. Mais simples não há…
Basicamente, é isto.
As exportações da Europa para os EUA podem diminuir porque fica mais difícil vender os produtos lá (mais caros para o consumidor final devido às taxas). Mas o consumo de produtos americanos na Europa também diminui (mais uma vez, porque ficam mais caros devido às taxas). Ou seja, os EUA exportam menos.
Historicamente, guerras de taxas ente países nunca deram resultados positivos.
num livre mercado o pescador pesca muito peixe o dia todo, o sapateiro faz muito bons sapatos todo o dia, o lenhador corta muita lenha todos os dias. e ao fim do dia todos trocam com todos e todos ficam felizes e com abundancia.
até que veio um politico e decidiu aplicar impostos e tarifas, de repente o peixeiro nao quer comprar sapatos nem madeira porque sao muito caros, nem o sapateiro quer comprar peixe e madeira porque caro é.
então o peixeiro passa 1/3 do tempo a pescar, 1/3 a fazer sapatos fracos, e 1/3 a cortar uns rancos de lenha, o sapateiro idem, e deixa de haver comercio.
no fim todos têm menos e de menor qualidade do que tinham antes, é este o resultado de impostos e tarifas.
o Trump dá 50 a 0 a qualquer marxista, mas também tem muitos defeitos, e esta panca por tarifas, por protecionismo será o maior dos seus defeitos.
Ele da 50 -0. Mas todos os negócios que abriu por iniciativa própria (não o que herdou) faliram todos. Incluindo um casino. Mas deve ter sido azar… Não te deites cedo não…
Nesse mercado livre utópico, não existem escolas, nem hospitais, nem reformas, nem nada, só mesmo peixe, sapatos e lenha. Fixe!
Maioria dos americanos votaram contra os seus proprios interesses, tudo porque se deixaram levar pelo medo que a propaganda mentirosa espalhou, agora está na hora de sofrer e ter esperança que aprendam alguma coisa. Este cancro do capitalismo que só beneficias os ricos vai dar cabo da democracia.
Maioria dos americanos votaram a favor dos seus próprios interesses, tudo porque se deixaram levar pelo medo que a propaganda mentirosa espalhou, agora está na hora de sorrir e ter esperança pois já aprenderam alguma coisa. Este cancro do socialismo que só beneficia os ricos vai dar cabo da democracia.
Não existe socialismo nem comunismo mesmo assim a culpa é do socalismo e comunismo! Tens que começar a escolher outro papão para abanar este nem existe, não consegues nos enganar a todos ao mesmo tempo é esse o teu azar!
A maioria dos americanos votaram a favor dos seus próprios interesses, ou seja, naquele que lhes prometia maior elevador social – quanto é que podiam subir, mesmo que os outros descessem, ou seja, mesmo que se agravassem as desigualdades sociais. Na verdade, Trump nem prometeu subidas, só prometeu a deportação dos imigrantes, que estarão a impedir as subidas dos verdadeiros americanos.
E, segundo as sondagens, a maioria continua a acreditar que Trump descobriu a fórmula mágica – um governo de oligarcas para beneficiar os ricos … e a eles.
Nem se preocuparam quando Trump disse que nem vai ser preciso votar outra vez. Acabem com os políticos e deixem governar os homens de negócios, que sabem o que lhes convém – e que é o melhor para a maioria 😉
A democracia que não está assente em valores democráticos – é a ditadura da maioria. Vamos ver que maioria existe daqui por quatro anos. Provavelmente uma que continua preocupada só com o umbigo, a menos que o modelo de Trump dê com os burros na água, como é provável. E quem será dessa vez o inimigo que impede a subida dos verdadeiros americanos? Outra vez os imigrantes ou os democratas/socialistas?
A democracia não é a ditadura da maioria, a coisa tende para a esquerda ou para a direita mas governa-se para todos até para a ganância de uns poucos infelizmente. De resto pensava que a America ia salvar o mundo afinal não se importam de espesinhar os diferentes dos “verdadeiros” americanos.
Assim como o socialismo e o comunismo da ex União Soviética ou da atual Venezuela, que só beneficiou os pobres e não deu cabo da democracia… oh, wait…
“Witch hunting is at the heart of the American experience.”
Esses fervores e delirios religiosos do culto do hiper capitalismo dá nisso, vão culpar meio mundo para afastar as atenções dos verdadeiros culpados que beneficiam com o sistema depois ainda se atrevem a dizer que são anti-sistema e vão para o poder de modo a mudar para que fique tudo na mesma! quem se lixa é o povo.
União Soviética, Coreia do Norte, Cambodja, Venezuela, ….
Curioso ter dito que “quem se lixa é o povo”
https://www.youtube.com/watch?v=XUSiCEx3e-0
a meu ver, apenas votaram no melhor dos piores candidatos … triste país esses u.s.a., agora que aguentem mais 4 anos, também tanto lhes faz, desde o bush (pai, claro !!!) que a gestão da “terrinha” está entregue à “bicharada”
Chegano, triste país esse os eua?
Aquilo está a carburar em pleno.
O SP500 está em máximos, além dos outros índices…
Se aquilo é triste nós somos o quê?
X, lá está vc com essa conversa dos ricos para aqui e ricos para ali, como se fossem eles os responsáveis por haver pobreza.
Se ganhasse o euromilhões o que fazia? ia dividir o prémio com todos os Portugueses ou ia ficar com tudo só para si e ficar rico?
Aguardo…
Organizar o mundo para que não seja necessário euromilhões, o ser humano é assim inventa novas manerias de estar e soluções, não estamos condenados a ficar estagnados neste sistema, isto não é o nosso destino final. Os ricos do 1% que ganhem juizo mas muitos sofrem de psicopatia infelizmente, só lá vão com violência, cá estaremos para o que for preciso.
Adorava ver-te como presidente e poder apostar quanto tempo te aguentavas lá sem que te tratassem da saúde. Ias organizar o mundo para que não fosse necessário euromilhões? Epá só rir, só adolescentes sem noção do mundo do trabalho podem pensar assim. No meu trabalho pessoas recebem diferente e com todo o mérito. Os excessos de que a sociedade padece não são desculpas para se acabar com o sistema atual, tentas acabar com ele, o ciclo repete-se e “quem se lixava é o povo”. O que sugeres é o que tens na Russia, Coreia do Norte e Venezuela como apontou o Realista e bem! Sem o sistema atual não estavas agora aqui no Pplware a mandar postas de pescada isso é garantido.
O sistema atual não é perfeito mas trouxe-nos até aqui e também tudo o que de bom existe, não apenas o mau. Pessoal enviesado que só consegue ver um lado é o que é
Já agora noutras noticias em que as taxas (aqui sim criminosas) impostas pela união europeia voltaram a subir ou novas que foram criadas já altissimas, não te vi lá a inundar o espaço com as tuas lágrimas em como os europeus votaram contra os seus próprios interesses, que agora vão sofrer enquanto tu ficas no conforto do lar a ver se o povo aprende com os erros ou não. Não sou a favor do Trump, mas isto é apenas mais uma taxa como muitas outras, nada de especial, ao contrário do que a tua imaginação desenquadrada da realidade te pode fazer acreditar
Quem vai pagar os 10% é os trabalhadores chineses ganharem menos 10%. O resto fica na mesma e o poderio económico chinês continuará porque o povo chinês sabe sofrer quando é preciso.