PplWare Mobile

O acesso à sua conta Google vai mudar radicalmente a partir de 9 de novembro

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. atento says:

    Entendo que a validação de 2 passos é importante para a segurança.
    Mas se não houver telemóvel? Como se faz? Nem toda a gente quer ter ou pode ter telemovel…

    • pjgerardo says:

      Tens outros métodos como códigos de backup e SMS (embora SMS precise de um telefone na mesma)
      E tens as apps de autenticação, nunca procurei mas de certeza que devem existir na versão PC

    • Miguel says:

      quem n tem smartphone hoje em dia? Ate o meu tetraavo tem! Deixem se de coisas, smartphone hoje em dia é tao normal como ter um carro e uma casa….mal seria se em Portugal alguem n tivesse.

      • Jota says:

        A questão não é “quem não tem telemóvel”, a questão é “Quem não quer dar o nº de telemóvel”!

        • Mitra says:

          Não é preciso dar numero de telemóvel já expliquei mais abaixo como não dar o numero e funciona na mesma.

        • Filipe says:

          Já o deram para criar a conta. Aproveito o que o Miguel escreveu e digo: “deixem-se de coisas”.

          • Manuel Costa says:

            Não dei nenhum número à google… ainda tenho 2 contas do Gmail test que uso regularmente, nunca foram atacadas e a única mudança é que deixei de receber os popups de terem adicionado novidades para experimentar e responder ao questionário (ali por 2011-2012).

      • Zé d'Avó says:

        Não é essa a questão, ter ou não ter. Já me aconteceu o telem. cair pela enésima vez e ficar apagado para sempre. Compra-se outro, certo, mas se for online estás lixado, tb precisas de telem., moral da história, tens que ter 2.
        Eu só não quero é dependências absolutas, poder optar.

    • Pintor says:

      Qualquer programa de gestão de passwords permite activar no próprio programa.

  2. Mitra says:

    Resumindo a google vai ter acesso ao numero de telemóvel de toda a gente?
    Ou podemos activar isso sem numero de telemóvel?

    • David Guerreiro says:

      Teoricamente com o Google Authenticator dá.

      • pjgerardo says:

        Não é teoricamente, dá mesmo e não precisa de ser o autenticador da Google, pode ser qualquer um, eu uso o da Microsoft porque dá para fazer backup.

        • Manuel says:

          Sim, pode-se utilizar qualquer app de autenticação contudo só é apresentado essa possibilidade quando se dá um número válido. Ou seja, sem número… nada feito.

        • Mike says:

          O da google tambem da pra fazer backup

        • David Guerreiro says:

          Mas o Google Authenticator, pelo menos, tem um problema gravíssimo, que é caso o telemóvel avarie, seja roubado, etc, perdes o que lá tinhas. Permite transferir as autenticações para outro smartphone, mas caso o teu avarie já foi. Precisas sempre de guardar os QR code iniciais para poder adicionar.

          • pjgerardo says:

            Mudei para o da Microsoft depois de usar o da Google durante anos precisamente por conta disso. O da Microsoft deixa fazer backup para a nuvem com a conta Microsoft

      • Joaquim says:

        Eu uso o authy. para poder sincronizar entre os meus vários telemóveis (1 deles iphone 6s).
        E tenho root no telemóvel, por isso faço backup do authy para o aegis (app 2fa para uso local, sem cloud).
        Aegis também dá para exportar e por exemplo por num cartao sd, para backup das keys

    • Mitra says:

      Já activei sem numero de telemóvel, quando vou activar a função 2FA aparece para adicionar o telemóvel como método de recuperação mas aparece uma opção que deixa escolher “outros meios” e gera uns CÓDIGOS DE BACKUP e assim já deixa adicionar o 2FA.

      O processo pode ser um pouco complexo para pessoas de idade, acho que muito pessoal vai fazer borrada e ficar com a conta bloqueada.

    • Carlos says:

      Lol.
      Achas que não tem já?
      Se tens um telemóvel Android já aos anos que a Google sabe *tudo* o que fazes no telemóvel.

    • StupidDGS says:

      BBurr0, aprende a ler. Usa a aplicação que não tens de dar o numero a ninguem.

  3. doido says:

    Eu larguei a google há muito… Inclusive modifiquei a rom do telemóvel para não ter serviços google associados. Agora a bateria em vez de de 1 dia, dura 3.
    Ainda assim, se se vier a provar necessário, largo o telemóvel também.
    Farto deste poder e controlo das grandes tecnológicas, que se deitam na mesma cama sua grandes governos mundiais, inclusive a nossa comunista Europa

    • cesar says:

      Nao sei que calhau tinhas, mas o meu xiaomi de 300 euros aguentava-se 2 a 3 dias com boa utilização e tinha as coisas da google

    • Rui Miguel says:

      Uns nascem como o sexo errado, tu estás no século errado. É perfeitamente compreensível. Bom era na altura pré revolução industrial.

    • Luis Rosalino says:

      “doido” se te convences que nao precisas de smartphone, parabéns porque para além de seres mt forte para ouvir as opinioes dos outros, vais tmb contra a corrente o que não é fácil pois o sistema está montado e n é facil sair dele. Eu tmb opto por n ter carro, sao custos absurdos, e todos os dias sou bombardeado com todo o tipo de pessoas a dizerem me q tenho d ter um carro…

      • Zé d'Avó says:

        Betinhos da cidade não precisam de carro, para quê? Transportes (quase) gratuitos pagos pelo orçamento e emprego ou escola a 2 passos… Os outros na província que se lixem e que paguem carro e impostos.

        • Luis Rosalino says:

          só me deste razão, o meu contexto é viver na cidade e de não precisar de carro por causa de todas as razões que disseste e mais algumas, ainda assim ha bananas que n olham para o contexto e tentam argumentar com as suas ideias de outro contexto…

        • scp says:

          Então e se não houvessem transportes públicos na cidade a gasolina e os impostos do carro seriam mais baratos? Não.

  4. Maria says:

    Nem toda a gente quer dar o n. telemovel a uma empresa que não tem nada a ver com isso

    • pjgerardo says:

      Não precisas de dar número de telefone nenhum, só usar uma app de autenticação e nem precisa de ser o google autenticador, eu uso o autenticador da Microsoft por exemplo.

      • Manuel says:

        Como falei mais acima, é preciso dar número sim. Só depois é apresentado a possibilidade de utilizar uma app de autenticação.

        • Mitra says:

          Não é preciso nada, acabei a pouco de fazer o processo e não me obrigou a dar o numero de telemóvel, no entanto tiver que activar os códigos de backup para me deixar adicionar o 2FA.
          Mas funcionou tudo bem sem numero de telemóvel.

          • Manuel says:

            Sim, acabei de experimentar, contudo não é perfeito. Mesmo escolhendo autenticação com app 2FA (e entrando com sucesso na conta) a Google continua fazendo spam a todos os meus dispositivos com mensagens a pedir confirmação se fui eu a fazer login. É ridiculo.

          • pjgerardo says:

            Manuel pode ser ridiculo para ti, mas eu que tenho a minha “vida” no Google quero ser avisado em todos os dispositivos de cada login novo (são só logins em sitios que nao logamos antes), porque um dispositivo roubado ou um acesso indevido pode ser bastante grave para a maioria das pessoas, roubo de identidade, contas bancárias, etc

    • Mitra says:

      Já activei sem numero de telemóvel, quando vou activar a função 2FA aparece para adicionar o telemóvel como método de recuperação mas aparece uma opção que deixa escolher “outros meios” e gera uns CÓDIGOS DE BACKUP e assim já deixa adicionar o 2FA.

      O processo pode ser um pouco complexo para pessoas de idade, acho que muito pessoal vai fazer borrada e ficar com a conta bloqueada.

  5. David Guerreiro says:

    Isso vai causar imensos problemas a quem tem serviços a usar POP ou IMAP na conta Gmail, com a autenticação de 2 fatores deixa de funcionar. Há programas de faturação que fazem uso disso para envio de e-mails, e há quem use Thunderbird por exemplo para aceder à conta Google.

  6. Ze Nandoooo says:

    E um mail geral?

    Uma associação tem um e-mail, acessível por várias, pessoas. Só “o presidente” é que pode aceder porque é ele que tem o telemóvel?

    Pior para mim é isto: Preciso de me logar num PC público porque a minha bateria morreu e preciso de resolver coisas. Ardeu?

    • pjgerardo says:

      Se te logas em PC’s publico sem 2FA activo, isso é o menor dos teus problemas 🙂

    • pjgerardo says:

      Se associação funciona assim é porque o responsável de IT não pesca nada de IT. Contas não se partilham em lado nenhum. O CEO da minha empresa pode pedir a minha password que eu não dou e o IT também não sabe, só tem o poder de fazer reset. Existem razões técnicas para isto funcionar assim e uma delas é se alguém fizer algo errado como apagar ou partilhar ficheiros confidenciais o que fica registado é a conta do utilizador.
      Cada pessoa na associação deve ter a sua conta pessoal e depois são criados alias como “infomacões@minhaempresa.pt” que são direcionados para todos os utilizadores que devem ter acesso a esses mails.

      • Manuel Costa says:

        És uma criança… muito criança.
        O email é uma excelente ferramenta para partilhar dados entre pessoas. Se estou no meu trabalho e preciso de um ficheiro, ou pago 50 euros por uma conta de telemóvel e a empresa paga 600 euros por um contra e serviços cloud ou temos um email comum, acessível de qualquer computador (ou telemóvel) para tirar os ficheiros necessários.
        Muito mais simples, barato e eficaz, principalmente quando se precisa de um documento geral e não se vai andar com papéis atrás ou enviar antecipadamente.
        Quando se está no local é fácil aceder e enviar para quem é o destinatário. Já me safou muitas vezes até a chegar a serviços públicos e era preciso outro documento. Aceder ao mail, enviar para a pessoa das finanças que o imprime e voilá, 8 horas de trabalho poupadas e sem gastar mais dinheiro.
        É algo muito comum em escritórios de tudo existir um mail comum para guardar a documentação geral. Salva muitos dias de trabalho. Os outros assuntos são individuais e poupa-se andar a usar o acesso aos sites ou pedir cópias de documentos ou ter de voltar, fazer uma cópia e regressar ao local para a entregar.
        E acerca de redes públicas, uso a Meo que me dá serviço livre onde exista um router MEO. Tenho contas da google criadas em 2003, ainda na fase que era Google Mail, quando passou a Gmail, continuou e continuo a usá-las. As duas receberam os parabéns de estarem activas há mais de 17 anos, no dia 1 de Janeiro de 2021.

  7. Sergio says:

    Percebo a questão da segurança.. mas pelo que percebi, esqueço-me do tlm em casa e quando chegar ao trabalho nao posso usar o mail?
    Isto devia de ser opcional, nem todos os tipos de contas precisam de algo assim, principalmente quem usa apenas para enviar emails basicos, nao faz sincronizações, nem aloja documentos importantes.

  8. wtvlol says:

    É mais seguro mas é uma situação chata. Se não tiver o tlm comigo não consigo ver o mail.

  9. Samuel MGor says:

    Não vou ativar isso nem que a Google me force!! Não vou dar o meu nr de telemóvel nem outro dado qualquer.

  10. SANDOKAN 1513 says:

    Fiz o procedimento mesmo agora.Muito obrigado,Pedro Simões. 🙂

  11. SANDOKAN 1513 says:

    Já agora,o Pedro tem todos aqueles smartphones que estão na imagem do meio(Xiaomi 11 T, Samsung Galaxy Z Fold3 5G, Huawei Mate 20 Pro, Oppo Find X3 Pro, Oppo CPH2247) e o tablet Huawei MediaPad M5 Pro ?? Eu estou atónito,palavra de honra. 😐

  12. Ruca says:

    Existe gente que não quer saber da sua conta de email. Por ignorância ou por ser desleixado. Já vi um smartphone na Fnac com uma conta Google pessoal com a caixa de email pessoal à disposição de todos. Se foi o próprio é mau, se foi alguém maldoso a usar a conta de outro agora fica salvaguardado, já não o pode fazer novamente.

  13. joao moreira says:

    Quem não usa telemóvel, smartphone por questões de saúde, como faz?
    Os meus olhos não conseguem ler nesses dispositivos.

  14. falcaobranco says:

    O pessoal tem medo de dar o numero de telemovel com medo que a Google faz o rastreio por onde anda ou então que alguem da Google lhes telefone eheheheheh mas no entanto andam com a localização ligada nos telemoveis e nos GPS…

    • Manuel Costa says:

      O problema é o spamm. É que dar o número vai ser partilhado como acontece com o facebook… em que as pessoas recebem 50 chamadas de spamm mensalmente para coisas estúpidas. Além de que há muita gente que usa tarifários limitados que obrigam a pagar SMS e chamadas individualmente. Só que a miudagem acha que 1000000% das pessoas já paga 300 euros mensais pelos serviços de internet e telemóveis.

  15. Joao Matos says:

    Só velhos do Restelo.
    Estas caixas de comentários estão cheias de gente que só sabe criticar porque sim!
    Incrível como não conseguem ver que isso é uma coisa boa e dificulta que vos roubem as contas.
    Por causa de gente assim é que há tantas burlas.
    Deixem-se de ser profissionais da crítica fácil.
    Informem-se antes de dizer baboseiras.

    • Manuel Costa says:

      Quando começares a receber telefonemas da Xscopre a querer vender-te novos serviços de telemóvel e 500000 SMS mensais de publicidade, logo percebes as baboseiras.
      Já agora, seu burro, há pessoas que pagam tarifários livres que terão de pagar cada SMS para aceder ao mail… nem todos são ricos para pagar 300 euros mensais para ter 6 telemóveis e uma ligação de 999mbs em casa.

      • João Matos says:

        Caro Manuel Costa tenho o sistema de dupla autenticação na minha conta do Gmail desde que a Google disponibilizou o serviço.

        Não recebo mais chamadas de bancos, seguradoras, companhias de telecomunicações e afins que outras pessoas que conheço e nem conta da Google têm.

        Deixe-me só corrigir uma coisa, ninguém paga um único SMS para aceder ao email! Sabe quantos é que eu paguei desde que tenho o serviço de dupla autenticação ligado? ZERO! A Google envia-lhe a si um SMS com um código para entrar, isto se você optar por receber o código por SMS, porque existem outras formas de o obter.
        Você paga os SMS que recebe? Aconselho-o a mudar de tarifário.

        Mais uma vez, se não sabe fique calado ou fale apenas depois de se informar. Deixe de ser burrinho.

  16. António says:

    Alguém sabe se também será aplicado a contas institucionais? Google educação, etc?

    • Manuel Costa says:

      Segundo a google será para todas.
      Recebi agora o mail a dizer que amanhã tenho de registar o telemóvel ou usar uma forma de autenticação secundária.

  17. pj says:

    Eu não quero estar seguro.
    esses merd.. querem é ter dados e mais dados dos utilizadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.