iPhone 13 não surpreendeu e os clientes Apple podem mudar para a linha Pixel, diz pesquisa
Depois da apresentação oficial do iPhone 13, já muitas linhas foram escritas sobre este novo smartphone da Apple. Em geral, as notícias são positivas e os vários testes já realizados são abonatórios para o iDevice.
No entanto, uma recente pesquisa concluiu que o iPhone 13 não surpreendeu. Além disso, os clientes Apple poderão mudar para a linha Pixel.
Na nossa última questão semanal, chegámos à conclusão de que a esmagadora maioria dos nossos leitores (73%) consideram que o novo iPhone 13 não foi uma grande novidade da Apple, sendo algo dentro do esperado e do que já existe.
Paralelamente a estes nossos dados, uma recente pesquisa realizada nos Estados Unidos determinou o nível de satisfação dos clientes Apple sobre o novo smartphone, através de fatores como as novas funções e se as expectativas foram ou não correspondidas.
iPhone 13 não surpreende os utilizadores
A pesquisa foi levada a cabo pela plataforma SellCell e contou com a participação de mais de 5 mil pessoas que têm um modelo iPhone da geração anterior. Os resultados indicam que o novo iPhone 13 não surpreendeu o suficiente para levar os utilizadores de versões anteriores como iPhone 12 ou iPhone 12 Pro Max a migrarem para a nova linha.
Em concreto, 76,8% dos clientes dizem não ter intenção de atualizar o seu smartphone para o novo iPhone 13. Por sua vez, apenas 23,2% respondeu afirmativamente. Já 64% não consideram que as novas mudanças de hardware sejam impressionantes.
Sobre as razões pelas quais mudariam para o novo iPhone 13, 34,1% dos participantes aponta o dedo ao ecrã ProMotion com uma taxa de atualização de 120 Hz (modelos Pro e Pro Max), enquanto que 25,3% referem a maior autonomia da bateria.
Por sua vez, 15,7% referem que será apenas pelo upgrade em si, e 10,5% indicam o notch menor na parte frontal. O processador A15 Bionic, o aumento de armazenamento e as novas cores também estão entre os fatores escolhidos para a mudança.
No que respeita às funcionalidades esperadas para a nova geração, cerca de 29% dos entrevistados dizem que esperavam o regresso do Touch ID no iPhone 13, o que não ocorreu.
Nos casos em que não pretendem comprar o novo smartphone da maçã, 36,8% dizem que vão aguardar pelo iPhone 14 enquanto que 32,2% referem que não irão atualizar o telefone nos próximos dois anos.
Já 16,1% indicam que vão mudar para um telefone Android, sendo que 45% pretendem optar pela linha Pixel e 42% pela gama Samsung Galaxy.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: SellCell
Que muitos preferem aguardar pelo 14 porque o 13 é quase um 12S isso acredito, dado que no geral os telemóveis hoje em dia cada vez menos justificam a mudança anual face às diferenças relativamente ao ultimo modelo, agora dai a irem para Pixel ou Samsung so porque o modelo mais recente nao os surpreendeu é que acho estranho porque nao iam ganhar nada em especial com essa mudança.
Realmente penso que o touchID é algo que apple vai ter que ceder e voltar atrás, porque dá jeito e dá, mais que o FaceID que tem as limitações que tem no que toca a estar-se com adereços sejam mascaras, oculos, etc e sem duvida que se a Apple volta a ter a diga fingerprint, usb-c e um carregamento rápido, modulos de camera melhores, mantendo o que ja fez este ano de melhorar os ecras, melhorar muito a autonomia, vai vender que nem paes seja para os clientes da casa seja para clientes de fora.
Concordo contigo quando dizes que muitos utilizadores do iPhone XS, iPhone 11 e iPhone 12 possivelmente irão esperar pelo iPhone 14. Apesar do iPhone 13 ser um salto importante no que toca à autonomia, trazer um melhor ecrã e um conjunto de câmaras atualizado, estar a vender um iPhone 11 ou 12 para comprar o iPhone 13, não será tentador a esta altura. No entanto, já não concordo no que dizes sobre o Touch ID.
Se a Apple não lançou antes a tecnologia, agora com o aliviar do uso de máscara, não será mais argumento para usar o Touch ID. Poderá aparecer outro qualquer argumento, que mesmo assim e depois do milhões investidos pela Apple no Face ID, e sendo esta tecnologia das mais seguras no mercado (se não mesmo a mais segura, face ao número de equipamentos que equipa), eu diria que o Touch ID no ecrã não traz qualquer vantagem, quando comparado o deve e o haver.
Sobre o USB-C… já o podiam ter feito, nas comunicações, quem tem Mac e iPhone, atualmente já praticamente nem se usa cabo, salvo raras e esporádicas ocasiões. Não sei se valerá o investimento estar a trocar agora. O carregamento, esse está a evoluir, mas é uma necessidade, tal como já acontece no Apple Watch. Apesar que o iPhone 13 Pro Max já recebeu um incremento, mas mais, era bem-vindo. Fora isso, comunicações por satélite eram também bem-vindas.
O usb-c realmente já devia ter vindo não percebo porque não veio este ano mas para mim também não é algo que me incomode muito, agr na parte do touch id não concordo acho que sempre foi uma tecnologia melhor quanto a segurança nem sequer equaciono porque tudo o que inventam é simplemente para ser mais pratico visto haver sempre um metodo backup de codigo portanto tudo o que houver vão ser tao seguro como um código mas pronto pondo a segurança de parte acho o touch id melhor e eu já nem digo para colocarem no ecra mas no botão tal como fizeram no ipad para mim era o ideal e as vezes não percebo porque é que a apple é tão picuinhas nestas coisas é que só têm a perder quem gostar mais de face id usa quem gostar mais do touch id usa e pronto estão todos os problemas resolvidos
Discordo.
Eu acho que o touchid é fundamental em qualquer smartphone e eles podiam colocar de voltar sem aumentar os preços assim tanto (as pessoas compram igual). Isso é mais uma desculpa para “pagar” a tecnologia do faceid a long prazo.
“Não sei se valerá o investimento estar a trocar agora”
Se não for agora é quando?? Já deviam ter mudado, é patético terem mudado nos portatéis e não nos smartphones. Isso é pura birra. Tu e eu sabemos bem o quanto eles lucram com a patente do cabo próprio deles, mudam pra usb-c e lá se vai o lucro dessa operação.
O facto de estar nos portateis é simples, o type-c consegue taxas de velocidade mais altas.
Infelizmente existem pessoas e empresas que arranjam argumentos para tudo, e o pessoal come e cala.
“Fora isso, comunicações por satélite eram também bem-vindas.”
Nisto concordo. Não sei bem a razão dos smartphones não terem ainda (talvez será necessário aumentar o número de satélites? não sei mesmo) mas todos deveriam ter.
Estás no teu direito de discordar. Mas deixa-me fazer umas considerações:
Eu acho que o touchid é fundamental em qualquer smartphone e eles podiam colocar de voltar sem aumentar os preços assim tanto (as pessoas compram igual). Isso é mais uma desculpa para “pagar” a tecnologia do faceid a long prazo.
Para que se precisa do Touch ID se temos o Face ID? Tirando a questão das máscaras, que está já numa fase final, e para quem não tem Apple Watch, o Touch ID não tem mais vantagens que o Face ID. Este é o melhor sistema atualmente em maior número de equipamentos. Estamos a falar que em breve irá integrar o sistema de segurança dos Macs.
“Não sei se valerá o investimento estar a trocar agora”
Se não for agora é quando?? Já deviam ter mudado, é patético terem mudado nos portatéis e não nos smartphones. Isso é pura birra. Tu e eu sabemos bem o quanto eles lucram com a patente do cabo próprio deles, mudam pra usb-c e lá se vai o lucro dessa operação.
O facto de estar nos portateis é simples, o type-c consegue taxas de velocidade mais altas.
Estás enganado. A Apple já explicou que só não usa o Face ID nos computadores por causa de uma questão técnica e que vai ultrapassar esse problema e todos os equipamentos, até os mais baratos, terão Face ID.
Sobre o USB-C estás de novo enganado, porque a Apple fez parte do consórcio que desenvolveu o USB-C e tem tanto privilégio de usar a tecnologia como qualquer outra empresa. Aliás, já usa há anos nos MacBooks e iPads Pro. A questão de ainda usar o Lightning poderá ter a ver com questões variadas, sim, entre elas o facto de só a Apple ter esta patente e tecnologia, outra é o sistema de segurança que foi desenvolvido para estas fichas, de forma a serem detetadas algumas fichas que têm outros objetivos.
Mesmo ao nível da estrutura da ficha, repara que a Apple tem um sistema diferente da USB-C, e o sistema que usa no iPhone para vedar essa porta tem uma patente que é da Apple. Alterar pode importar custos que a Apple para já não quer. Para o utilizador, também não tem um impacto por aí além. Eu uso o carregamento no MagSafe e ligo aos Macs via Wifi para o Finder. Só quando quero fazer um restauro ou DFU recorro ao cabo.
Infelizmente existem pessoas e empresas que arranjam argumentos para tudo, e o pessoal come e cala.
Pior são muitas pessoas que não estão na posse de todas as informação e naturalmente constroem cenários imaginários sem levar em conta tudo o que está por trás das tecnologias e políticas de lançamentos. As empresas deste nível não são geridas por amadores, estamos a falar na maior empresa do mundo. Apesar da empresa visar o lucro, sabe que o seu maior bem é os clientes, a legião de pessoas que seguem a marca. É uma espécie de galinha dos ovos de ouro, e eles sabem que não podem matar a galinha 😉
“Fora isso, comunicações por satélite eram também bem-vindas.”
Nisto concordo. Não sei bem a razão dos smartphones não terem ainda (talvez será necessário aumentar o número de satélites? não sei mesmo) mas todos deveriam ter.
Pelo preço. Segundo que se falou, o iPhone 13 vem equipado com o chip de modem de banda base Qualcomm X60. Este chip suportará comunicações por satélite. Mas se te disser que tens de pagar mensalmente 100 euros (que é o custo da Starlink) tu e todos mandavam a Apple dar uma volta ao bilhar grande 😉 Havemos de lá chegar, como em tudo, mas passo a passo.
Abraço.
Vítor, em relação ao usb-c, estes últimos iPhone 13 Pro deveriam ter vindo com essa porta.
Como sabes, o ProRes tem bitrates muito altos. Se um cineasta quiser utilizar o ProRes 422 HQ, vai ter bitrates de 735Mb/s: https://9to5mac.com/2021/10/04/filmic-pro-updated-with-support-for-prores-video-capture-on-iphone-13-pro-and-iphone-13-pro-max/
Tal equivale a 5,5GB por minuto. Sendo conservativo, se gravar 30 minutos vai ocupar 165GB.
Como o lightning tem velocidades USB2.0, assume-se uma velocidade de transferência real de 40MB/s. Transferir 165GB por lightning demorará mais de 68 minutos. Tal é inaceitável.
Mesmo usando o wifi 6, em condições ideais, vai demorar mais de meia hora.
Certo certo, concordo que este é o cenário onde faz sentido, mas é verdade que só agora há a tecnologia ProRes. Mas quantos iPhones usarão esta tecnologia para gravar 30 minutos de vídeo? Deve ser a conta que a Apple faz.
Agora, eu entendo que a Apple já poderia ou ter evoluído a tecnologia Lightning (creio que já o fez no passado) ou ter partido no iPhone 11 para usb-c. Estou em crer que querem tirar mais proveito das tecnologias sem fios, neste caso o Wi-Fi.
PS: Querias dizer 480 Mbp/s
Há vários custos que devem estar a pesar na decisão.
Concordo , eu que ando sempre a mudar de visual umas vezes com barba , outras sem barba, com óculos , sem óculos , com óculos de sol com vários formatos , não arrisco face id
Com óculos, sem óculos, com barba ou sem barba, o Face ID lê sempre. Até de gorro e óculos de sol.
De capacete e óculos de desporto. Tudo funciona.
Estranho, o faceId nao me deteta com oculos de sol (sera que as lentes polarizadas de alguma maneira impedem os sensores do faceId trabalharem corretamente), nem com mascara e a pior de todas é que nao me reconhece quando estou com a cabeça encostada a uma almofada de lado(ou seja, quando estou na cama com o telemovel, desbloqueio-o com o pin/codigo, que remedio).
Para que o Face ID funcione corretamente com óculos de sol, visto que o sistema requer que os infravermelhos detetem os olhos do utilizador, os óculos devem ter filtros solares de alta transmissão e baixo reflexo, pois o reconhecimento facial funciona no espectro infravermelho entre 930 e 950 nanómetros.
A Apple diz na descrição da tecnologia que o Face ID foi concebido para funcionar com chapéus, cachecóis, óculos, lentes de contacto e muitos modelos de óculos de sol. Portanto, há alguns que não permitem a penetração dos infravermelhos e sem o acesso aos olhos, o Face ID não permite o desbloqueio. Pode ser desligada esta opção, mas não recomendo.
Não é bem assim mas está bem, depende muitos dos oculos de sol e no inverno quando saiu de casa de oculos e de gola já não lê claro que levo a gola a tapar meia cara e também não há milagres eu não vou discutir se é melhor ou pior que o touch id acho que não custava nada meter os dois só isso eu acho mais pratico o touch id, este ano e meio de pandemia se tivessem touch id acredita que tinham sido muito melhores não percebo a birra de não colocarem
Se fores de luvas também não podes usar o Touch ID. Claro que meter os dois era o ideal, concordo, mas isso seria útil em 0,0001% de todas as vezes que usamos o iPhone é teria um custo e um acréscimo de consumo que não justifica. Por isso tem de haver escolhas. Mas eu até gostava de ter os dois.
Por exemplo, na pandemia dava jeito sim o Touch ID, até ao momento que a Apple introduziu o desbloqueio pelo Apple Watch. Milhões de pessoas passaram a não precisar no Touch ID, mas muitas ainda precisam. Com o aliviar das medidas, desaparecendo a máscara na maior parte dos momentos da nossa vida, até um dia desaparecer de vez, volta tudo ao normal.
xyr
O faceid funciona igual. Não sei se nunca usas-te, mas nada do que disseste te impede de aceder ao equipamento.
+1
Concordo.
Este estudo é meio nonesense. Se tens um iphone 12 pro , é natural não quereres mudar para o 13. Se tens o 12 pro vais querer continuar no ecosistema.. logo esperas pelo próximo.
Qualquer telemóvel não surpreende hoje em dia, a novidade que traz é tão insignificante que não compensa comprar outro.
Sao excelentes opcoes
isso também me aconteceu. tinha um Mercedes classe S e não gostei das novidades do que saiu no ano seguinte. troquei por um Renault…
Acredito que muita gente não tenha achada nada de surpreendente, mas daí a mudar?
Acontece em todas as marcas com a saída de um modelo movo a seguir.
Ou alguém que tivesse um Samsung S20, por causa das novidades não serem assim tantas no S21, mudavam para outro telemóvel?
secalhar o class S também era renault ahah
Além da mercedes usar motores Renault, anda por aí muito Renaut melhor que um mercedes. O nome não da marca vale o que vale!
+1
Claro que sim, pois a Apple está irremediavelmente a ficar para trás… Mormente em relação a um S21 Ultra que é 20 vezes mais completo do que qualquer iPhone. Até escrevo mais, qualquer cliente tipico da Apple que experimente um Galaxy S já não vai querer outra coisa!
Engracado que eu vim de um galaxy s9 por deixar de ter updates para o android 11 e troquei por um iphone 13 e nunca mais volto para a samsung. Nao ter bloatware com 100 apps instaladas que nao da para desinstalar, nao ter samsung store duplicada que nao da apagar, a publicidade integrada da OneUI, os lags constantes nas transicoes de animacoes, a falta de qualidade de muitas apps no android que estou a adorar no IOS como leitores de RSS e Editores de video. Fui user samsung durante 6 anos e estou a adorar a experiencia do novo iphone , e a bateria do iphone 13 dura o triplo do s9. Em relacao ao ecra ser 60hz, sempre usei ecras 60hz e n me faz qualquer diferenca, os 120hz sao agradaveis mas para mim n me fazem qualquer diferenca. So a minha opiniao.
só para avisar que o iphone também tem apps que não dão para desinstalar para alem disso eu acho sempre engraçado alguem mudar de telemovel por já não ter updates tu não me digas que agr mudas os pc’s todos de casa porque nao podem ter win11 ahahah diz-me lá qual era a novidade do android 11 que tu querias tanto ter?
Publicidade na oneui? Deves estar a confudir com a miui so pode. A questao dos 200 apps que tu falas depende da tua operadora 😉 aqui na frança o csc da minha operadora e o XEF logo eu posso desinstalar quase todo menos a galaxy store
Tive uma breve passagem por um S10 e mesmo assim voltei para iPhone assim que saiu o 12. E ate sou um utilizador relativamente avançado por isso imagino que qualquer cliente típico da Apple nao veja assim tantas vantagens num Galaxy S…
Qualquer smartphone hoje em dia só vai surpreender quando a autonomia for muito mais abrangente. E não estou a falar em ter que carregar o telemóvel 1x por dia com uma utilização quotidiana. Refiro-me em a capacidade da bateria durar pelo menos 48h com uma utilização alta. Para um miúdo hoje já é normal ter que carregar o telemóvel ao fim de 12h de utilização (mediana) , mas a realidade de quem nasceu de 2000 para baixo é outra. Outrora carregar o facto de ter que carregar o telefone todos os dias era impensável.
Resumindo: Na minha opinião uma melhoria para a apple e qualquer outra marca, é melhorar significativamente a autonomia. E não atirar areia aos olhos aos clientes com infinitas cameras e alterações clichê nas aplicações.
Hei, não tem Touch ID, mas tem Notch. Nem tudo é mau…
Eu acabei por comprar um iPhone 12 uma vez que estavam em promoção e estou super satisfeito, toda a vida a usar synbian e android
Mudar de iPhone 13 para Pixel nonsense, ainda se fosse para Samsung.
Ok não surpreendeu de iPhone 12 para 13, certamente até se compensar em termos de preço alguns em vez de um 13 compram o 12. Mas não me parece quem queira iOs va para Android.
O Pixel é o android que oferece a experiencia mais parecida ao IOS e para quem gosta de fotografia tem os melhores resultados. O pixel 6 este ano promete com um sensor 1/1.3 que é 4vezes maior aquele que usava no pixel 5 e mesmo assim tinha resultados fantasticos.
Quem quer iOS neste momento, será por uma questão de pseudo estatuto, iPhone é caro, só os inteligentes ricos é que usam, apesar de nem saberem 70% das suas funcionalidades. Errado. Muito menos Samsung, com marcas chinesas bem conhecidas a colocarem componentes de topo em telefones a metade do preço dos topos de gama da Samsung e Apple. Ao fim de alguns anos a usar android, decidi voltar ao iOS com o iPhone 12 Pro , mas sinceramente, não faço nem metade com este telefone e não tem funcionalidades como existem noutros países. Daí dizer que um iPhone em Portugal deveria custar metade do preço.
+1
Primeiro que tudo, quem optar por um iPhone 13, o melhor é protegê-lo com uma super capa, pois se o display precisar ser trocado, então esqueçam reparações fora dos agentes autorizados da Apple. O melhor é associar logo o Apple care, senão voltamos a pagar outro telefone só pela troca do display.
Mas o melhor é que, funcionalidades do tipo mapa 3D e siri em português de Portugal, continuam sem funcionar, mas o preço continua a ser mais elevado do que um que seja adquirido nos EUA e que inclui todas as funcionalidades. Já para não falar em todas as limitações impostas pela Apple para gerir ficheiros e negócios.
Pergunto: se tem metade das funcionalidades, porque motivo não custa metade do preço?
Será que reencaminhar o pessoal para o android? Então estão no bom caminho
A malta gosta paga e não se queixa Jorge… E ainda defende que tudo na Apple é perfeito, e assim sendo… Infelizmente a maioria tem palas nos olhos que só vê maravilhas e nisto a Apple vai enchendo os bolsos sem se esforçar a realidade é esta!
A única coisa de errado no novo iPhone é a designação, devia ser o 12s e não o 13.
Pelos vistos não são só os 73% dos leitores da Pplware a achar o mesmo…
Já é quase certo que o notch acaba no 14 e muitos novidades vão vir, só isso explica a opção de pular este ano.
Acaba como? A Apple pagou milhões de dólares pelas duas empresas que comprou para ter parte da tecnologia de calibre militar, investiu em novas patentes e fabricou um sistema muito bom, e vai-o abandonar? Nem pensar.