Carros importados com quilómetros adulterados renderam 2,2 milhões
Uma boa percentagem dos carros usados vendidos anualmente em Portugal têm os quilómetros adulterados. Tal pode ser "controlado", pedindo uma Certidão no IMT (Instituto da Mobilidade e Transportes) com as quilometragens registadas aquando das inspeções.
Em Portugal, uma rede de stands adulterou quilómetros de carros importados para lucrar 2,2 milhões.
Carros eram vendidos por todo o país...
O mercado dos carros usados gera muito dinheiro. É verdade que se conseguem fazer bons negócios, mas também existem desconfianças "naturais" no negócio. Uma das dúvidas mais frequentes é saber se de facto o número de quilómetros apresentado é real.
Segundo revelações do JN, uma investigação da GNR permitiu desmantelar um grupo de stands que vendia carros com quilómetros adulterados. De acordo com as informações, os carros eram importados e foram vendidos por todo o país (e com fugas ao Fisco). O Ministério Público acusou o principal arguido de 356 crimes.
Sabe-se também que em alguns carros foram tirados mais de 100 mil quilómetros, para os valorizar e vender a particulares. O processo de importação também era ilegal, pois confirmou-se havia fuga ao pagamento de IVA e de IRC e as vendas não eram declaradas.
A rede, liderada por dois casais, das zonas de Mafra e Torres Vedras, com a cumplicidade de três elementos de um centro de inspeção automóvel, um GNR, um despachante aduaneiro e empresários, foi desmantelada pela GNR.
O Ministério Público de Sintra acusou-os agora de centenas de crimes de burla, falsificação de documento, abuso de poder, corrupção e fraude fiscal. O Estado reclama-lhes perto de 2,2 milhões de euros que terão lucrado com os esquemas, entre 2016 e 2020.
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Depois vemos pessoal a dizer que os injectores ou turbo foram de viola aos 120.000K em BMW e Mercedes importados, claro são carros com 250.000K já em cima ou mais e metem como se tivessem 20.000K “como novo” 😀
“Como novo” num carro com mais de 100 mil Km é dos primeiros sinais de burla
Dois anos atrás na Zona de Loures fui ver um veiculo, que após consulta do VIN no AutoDNA tinha mais 50 Mil em cima, após queixa no site de referencia o carro desapareceu do site, e foi para Coimbra para outro Stand, é uma máfia imensa.
Comprar carros em stands fora da marca, como eu comprei e quase toda a gente compra, é uma aventura, um risco. Comprar naqueles vendedores de beira da estrada aí então é pedir para ser enganado. Isto é só vigaristas.
Tens toda a razão. A minha irmã comprou um carro usado que só em arranjos já vai em mais de €6000. O meu pai tem a certeza que o carro ia para abate e foi redirecionado para venda…é uma tristeza.
Também eu já fui enganado, quando percebi já era tarde demais, só me apetecia matar o gajo, matar mesmo a facada. Quem vende carros conhece mil e um truques para enganar os clientes. Deixo aqui duas dicas: em carros usados só um test drive não chega e caso seja possível façam sozinhos, se o vendedor insistir em acompanhar não o deixem falar durante a viagem nem ligar o radio. Carros usados que tenham ambientadores pode ser um truque para disfarçar cheiros, seja tabaco ou animais.
Carros que estão parados há muito tempo ou com infiltrações de agua no habitáculo, tendem a ganhar cheiro a mofo e aqui o ambientador também surge como um truque para disfarçar os cheiros. Um ambientador que é uma coisa tão inofensiva e comum nos carros pode esconder problemas bem dispendiosos.
Isso já existe a pelo menos uns 8 anos
Como se este esquema já não fosse conhecido por alguns ou até muita gente. A mafia rende bastante dinheiro, é como os cafés, choram perante o governo que está mal, mas agora já ninguém os ouve falar/reclamar. Quem não chora não mama. Não me admira que somos classificados como o pais do lixo, e o governo aplaude pela misérias que as pessoas passam. Enfim, agora os indivíduos ou vendedores de carros irão arranjar outra estratégia para prejudicar o comprador. É como se diz, quando a tática é a mesma é hora de mudar para outra para voltar a prejudicar o comprador, e assim é numa bola de neve.
Este deve pensar que nos outros países não há esquemas deste tipo, que é tudo gente séria… mais um anjinho. Se estás mal, já sabes, uma semanita no Brasil que isso passa…
E que tem os outros também serem assim? Portugal não devia ser maior que os outros? Já dizia o Camões…
Devia e deve, mas dai a não ter defeitos vai uma grande diferença…
Até parece que o Brasil é exemplo para alguma coisa.
A palavra “Ironia”, tem algum significado para ti?
O que eu acho mais incrível no meio disto tudo são as marcas continuarem a compactar com esta adulteração de Km’s! Ou seja, facilitam estes esquemas ao não alterarem a segurança dos seus sistemas… Hoje em dia é fácil comprar um aparelho que se ligue ao OBD e alterar os Km’s para o desejado! Principalmente nos importados que não passaram pelas inspeções em Portugal e onde não há qualquer registo. Para alem de que é um desprestigio para uma marca andar meio mundo a dizer que o carro X ou Y só dá problemas e que tem apenas 100mil Km’s…. (quando na realidade tem +200mil)! A única marca que tenho conhecimento que os Km’s são realmente os reais são os Teslas, já que aquilo é um computador que está ligado à casa mãe!
Que importa os kms num tesla? Importa é a bateria, se for um tesla novo e tiver a bateria de um tesla com 8 anos é igual a comprares um carro com 500 000kms.
Tem razão, mas penso que não é qualquer um que muda uma bateria de um Tesla e tendo o carro de comunicar com a central é muito mais complexo conseguir instalar uma e deixar tudo a funcionar e a comunicar com a central sem red flags, em comparação, carros não elétricos a coisa é muito mais fácil de modificar também pela experiência e conhecimento que existe neste ramo.
Em electronica e informatica é tudo uma questão de tempo e equipamento.
Eu não disse ser impossível. Será é raro em comparação com os não elétricos.
Como é que o IMT tem registo de Km de um carro importado quando os mesmos foram feitos “lá fora” ?
Não tem.
O primeiro paragrafo não tem que ver com o título…
E mesmo assim, num carro totalmente PT quando o carro tem <4 anos e ainda não fez qualquer inspeção podem tirar-lhe os km à vontade que não irás saber pelo IMT. A marca poderá ajudar a saber.
Há uns anos, li algures que na Alemanha têm oficinas próprias onde “reparam” velocímetros.
Muitos deles já trazem a alteração de lá.
Outros fazem cá.
Acho que já está na hora de exigir aos nossos políticos medidas para que a real quilometragem esteja disponível gratuitamente para um futuro comprador.
Trata-se de uma questão de segurança e vida ou morte em artigos que são a segunda compra mais cara que qualquer um de nós faz.
Estão lá para defender os direitos de todos e não dos vendedores automóveis.
Se o lucro vem de manipular números então mais vale fecharem a porta e deixarem de inflacionar preços que muitas vezes são ruinosas para um comprador médio.
Uma dica, querem comprar carros usados no estrangeiro comprem-nos no proprio pais.
O unico carro usado que alguma vez tive comprei directamente na alemanha, fui lá vi carros usados das marcas e privados, tomei a minha decisão, paguei e contratei serviço de transporte para PT, também há quem venha a conduzir, chegando cá é só legalizar o carro e pagar os devidos impostos.
Querem comprar carros de alta gama a preços baratinhos .. é bem feito !
O tuga chico esperto só tem o que merece ..
Deixo a minha experiência e alerto que todo o cuidado é pouco!
Em 2019 andava a ver peugeot`s 308 sw para comprar. Depois acabei por comprar uma nacional… e estou até hoje satisfeito com a compra! Experimentei e fui ver, sem exagerar, pelo menos 8 viaturas (todas importadas). Em todas, sem excepção, os klms tinham sido alterados. Desde os 30.000 (foi a mais baixa, vinda de Espanha) até uma viatura de alguém conhecido e recomendado – com mais de 100.000 em cima do que o que registava o conta-klms.
Recomendação de não ser “lerpado” – Esses sites “auto-dna”, etc e com o Vin ir às próprias marcas – se houver registos de manutenções nas próprias marcas (normalmente há nos primeiros 2/3 anos devido à garantia) conseguem perceber se pode haver alteração de klms!..
Para quem compra carros decentes, as revisões ficam todas registadas na chave e no computador de bordo, incluindo quantos kms tinha, data e tudo o que levou novo.
Enquanto o carro tem garantia da marca ninguém é burro para ir fazer revisões fora da marca e por isso podem consultar o registo, quase como se tivesse a consultar as faturas da oficina.
Sempre que se vai ver um carro usado os kms acumulados que apresenta deve ser a última coisa a ser vista, mesmo nos nacionais. É preferível ver o estado geral do carro (saber onde procurar, levar mecânico ou alguém minimamente entendido) e mesmo assim nada é garantido.
a blockchain resolvia este problema de forma facil!
+1
Mais vale comprar a particulares do que a stands.
Tudo que seja carro que dê uma média de menos de 10 mil km/ano nunca acredito.
Houve uma altura em que deixava o carro parado vários dias por semana e mesmo assim fazia sempre 10 mil km ao ano.
Carros de 2013 com 50 mil km… Isso não existe, se existir é porque o carro consome imenso ou alguma coisa tem para nem valer a pena tirá-lo da garagem.
tudo depende o meu quando o comprei com 19 anos estava 83.000 km o carro era um 2º carro e só andava as vezes,fui buscalo a quinta onde o dono morava até hoje 5 estrelas ainda o tenho esta impecavel neste momento 130 000 o carro é de 1993.
Há particulares e “particulares”
Percebo o que dizes e é natural que se pense assim. No entanto cada caso é um caso, o meu carro de 2017 (novo) tem neste momento 21000 kms (em casa temos dois carros da empresa). Mas admito que não é normal assim ser.
O meu carro foi comprado em 97 novo e só tem 187 000, por isso isso não se aplica muito o que dizes.
Desde os finais dos anos 90 que esta pratica ja existia com menos visibilidade é certo mas aqui ou ali ja se ouvia falar disto especialmente em carros importados da Alemanha.
https://youtu.be/5SBTp8RyA_o