Citroën Ami já chegou a Portugal! É um carro e compra-se na FNAC
O Citroën Ami já não é propriamente uma novidade para os leitores do Pplware. No entanto, este pequeno veículo já chegou a Portugal e pode ser comprado na FNAC.
Pode ser conduzido por jovens com idade superior a 16 anos com carta de condução da categoria B1. Conheça melhor o Citroën Ami.
Citroën Ami custa 7,350€ (valor base)
O Ami é a resposta da Citroën às suas novas necessidades de mobilidade, para viagens curtas e preocupações ambientais. É um conceito não convencional: 2 lugares, 100% elétrico, ultracompacto, confortável e personalizável. Atualmente podemos encontrar disponíveis os modelos AMI AMI, MY AMI Orange e MY AMI Khaki. O valor base é de 7 350€, mas pode ir até aos 8 710€.
Como já referimos aqui, o Citroën Ami pode ser conduzido com carta B1 a partir dos 16 anos.
A autonomia deste veículo é de 70 quilómetros graças à bateria de 5.5 kWh. Relativamente ao carregamento, pode ser feito em apenas três horas numa tomada elétrica normal doméstica (de 220 volts). O Citroën Ami pode atingir uma velocidade de 45 quilómetros por hora.
Com a aplicação MyCitroën é possível aceder a todos os dados do Ami (km, autonomia, entre outros). Este veículo é super compacto, pois ocupa apenas 2,41 m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura. O Ami é prático e ocupa metade de um lugar de estacionamento!
O Ami permite viagens seguras através da sua aderência ao solo, que lhe confere uma estabilidade perfeita. Com as suas portas e tejadilho, o Ami oferece maior proteção que um veículo de 2 ou 3 rodas e sem risco de queda.
À direita do volante, existe um espaço dedicado com uma tomada USB pensada para o seu smartphone. Assim, pode controlar todas as aplicações instaladas no dispositivo.
No habitáculo, cada recanto é explorado ao máximo! Existe um espaço localizado aos pés do passageiro que pode acomodar uma mala de cabine, caixas de arrumação, espaços dedicados para o seu smartphone e coluna de som ou diversos espaços de arrumação presentes na zona dedicada ao passageiro, especialmente na parte de trás e nas portas.
Este artigo tem mais de um ano
Por metade do preço, tornava-se uma solução muito interessante. Eles tem de baixar o preço.
Agora, por 8000€, já se compra um carro comum.
So compra carros de combustão quem for um violador ambiental.
Ou então, quem não tem dinheiro para comprar um carro electrico ou forma de o carregar, ou precise de fazer vários km num dia ( Ainda não são totalmente práticos por mais que queiram dizer o contrário).
Menos extremismo.
Um dia terei de trocar o da patroa que já vai com 2 décadas, se não tiver guito para um elétrico entro no registo de violadores ambientais? É isso!?
Elétrico é para quem pode e não para quem quer…e eu bem queria!
Vive numa tenda, assim ja nao es violadora ambiental. Esta geracao e uma vergonha
Numa gruta é melhor. E tem de recorrer à produção própria de forma biológica para comer, ou então num registo recolector. Sem electricidade, água corrente e afins. E não se esqueça de se cobrir com umas folhitas, para reservar o pudor.
Sinceramente ….. “violador ambiental”….
Malta so pensa en ser violado… desejos reprimidos?
ha-de dizer-me onde é produzida a sua energia eléctrica. 100% fontes renováveis? deve ser…
… e o equipamento informático que lhe permitiu partilhar o comentário….
… e todos os plásticos que fazem parte de um carro electrico devem ser de papel… para não falar das baterias… mas ok… havemos de lá chegar…daqui a 200 anos
ó cristina, enfim
“violador ambientar” lolol morri, este é sem duvida o melhor comentário de sempre no pplware!
Mais dia, menos dia, quem tiver um carro a combustão é preso lololol
Nem sei o que tás aqui a fazer, a gastar energia à toa. não poluas mais então!
Tão ótimo lá vou eu violar o ambiente… Com cada comentário..
Primeiro tens que deixar de usar o telemóvel ou o computador pois gera poluição
É por comentários radicais deste teor que o pplware nunca desilude.
Vai ver de onde vem o lítio da bateria da batata onde postaste essa pérola, e depois aproveita e cresce um bocadinho para a vida.
Quando fores comprar um produto qualquer que contenha uma bateria recarregável, pensa no que acabaste de postar…
A ideia é mesmo essa, acabar com as despesas tipicas de um carro comum.
Certo, mas 45km/h de velocidade máxima, parece-me um factor bastante limitador no target. Parece-me que existem outras soluções eléctricas bem mais atrativas, especialmente vindas da china.
Factores limitadores sao os 45km/h e o facto de não poder usar auto-estradas, o que é muito importante nas grandes aglomerações (Lisboa, Porto, …) visto serem as principais vias de entradas.
Esse último facto apresentado é precisamente o que me desincentiva a optar por esse modelo (DACIA SPRING)!
e 45 km/h é um novo papa reformas
Ao que já chegamos… (facepalm). 😐
Vale pelo conceito inovador.
Um papa reformas eléctrico
boa. isso mesmo. pensei de imediato o mesmo.
hahahahahah
Este tipo de carro é só para quem pode ter dois carros na garagem, este para as voltinhas e outro para viagens mais longas. Uma pessoa que não pode pagar dois carros e tudo o que isso implica dificilmente irá investir nisso, porque isto só dá mesmo para voltinhas. Já aqueles que podem ter dois e três carros na garagem também não os estou a ver a comprar este modelo, não os vejo a passarem por condutores de um papa reformas se em vez de Citroën tivesse o logo da BMW ou a estrela da Mercedes aí sim dava status e compravam aos montes, já os que não podem ter mais do que um carro por este preço até podia ser um Ferrari que com estas specs não o iam comprar. Imaginem Lisboa ao Algarve neste caracol
É mais um papa mesadas elétrico.
Pode ser tudo menos um carro. É não vejo vantagens para este lreco
E não é. É um quadriciclo. Mesma categoria que os papa reformas.
E só devia circular em locais específicos.
E anda. Todos os lugares menos onde não é permitido veículos B1 ou velocípedes, como Autoestradas.
Não, tu entendeste. Isto não devia andar na via publica como também não deviam circular na via publica os “papa-reformas”.
Nem as bicicletas, nem as trotinetas, nem os skates, nem os patins, nem os aceleras, nem os distraidos, nem os que não sabem conduzir, nem os chico-espertos, nem os otários que deixam os chico-espertos fazerem o que querem, nem os joggings, nem as carroças, “and soi on, and soi on”. Queres mais?
Estes são de certeza mais seguros que qualquer dos que referi acima.
Os ciclistas que com transito mais lento ultrapassam pela direita entre a viatura e o passeio, os distraídos definitivamente e principalmente os distraídos com o telefone, os que não sabem conduzir, naturalmente, os chico-espertos pelo que são, as carroças por causa do PAN, as trotinetas principalmente os que circulam à noite nas avenidas de Lisboa sem iluminação, sem capacete e que passam os semáforos ou andam na 2ª circular… São seguros estes ?
Pela tua lógica, só deve andar carros na via publica. Com mais de 200cv. Todos tem que ter garagem, e ninguém anda a pé na rua. Há cada cromo…
Isso não é um carro, é uma casca de noz, no máximo é um brinquedo.
É um Citroen, toca a desdenhar. Se fosse um iCar da Apple vendiam-se como cafés. Qto à bateria, está ao nível do meu iph e do meu aw…..uma porcaria. Mm assim n me importava nada de ter um como 2 carro pq vejo mtas vantagens. Tal como os gadgets q referi.
Nada se sabe sobre as vendas e ninguém aqui falou em outras marcas.
Não referiste quaisquer gadgets, referiste um tal de “iph” não sei o que isso é… E já agora um iphone é muito superior a um equipamento android, os valores estão até no mesmo patamar, tens Samsungs a 1k€, assim com Xiaomi como o 11 ultra, e comparando esses acho que o iphone é muito melhor por diversos fatores, claro que os androids têm as suas vantagens mas os equipamentos apple superam
O que é que isso tudo tem a ver com o Citroen Ami ? Sempre a mesma conversa da treta. Irra.
Para os gajos das entregas de comida e não só, vai ser um mimo.
Um carro feito para ficar “fechado” numa cidade!
É daqueles carros que detestava ir atrás, porque não sei se estou a olhar para a frente ou para a traseira!
Já fui adepto dos micro-carros “grandes” como o Smart, que eu acho excelente para fazer publicidade à empresa….. mas quando familiares médicos disseram-me que no meio médico o Smart é conhecido como parte-pernas……. é melhor não…….
Acho um erro apostarem em micro-carros eléctricos, não seria melhor apostarem em carros de grandes dimensões, até para permitirem mais autonomia?
Mas um Smart faz velocidades acima dos 140km. O Ami só faz 45km/h.
Sem dúvida, mas o ponto fraco dos carros pequenos é visível a baixa velocidade. É um carro citadino e pelos vistos os médicos de Lisboa, colegas da minha familiar, baptizaram o Smart de parte-pernas!!!!!
O Smart tem uma zona de absorção de choque muito pequena, apesar de ter uma estrutura de habitáculo bastante rígida e praticamente impenetrável, isto quer dizer que num embate frontal vai haver pouca absorção de energia por parte do carro, serão as pernas a fazer esse trabalho, em velocidades acima dos 30km/h essas forças já serão consideráveis e poucas pernas aguentam. Penso que quem compra um smart não dá tanta importância à segurança, o que na minha opinião não é muito esperto mas também há quem compre Dacias com sistemas de segurança passiva projetados há mais de 20 anos e completamente ultrapassados para poupar uns trocos, em caso de acidente pode ser a diferença entre esquecer o acidente passados uns dias ou ter de andar numa cadeira de rodas o resto da vida, são escolhas e prioridades que cada um valoriza mais ou menos.
Eu tive um smart for two, e era parte pernas porque conduziam os smarts à velocidade dos outros veículos normais. Parte pernas é dos choques frontais, e isso não tem nada a ver com visibilidade, tem a ver com a condução irresponsável. Se um quadriciclo não atinge mais de 45km, em que as estradas normais que anda são as localidades, a probabilidade de haver acidentes com essa gravidade é muito baixa.
Devagar ou rápido são carros para quem não tem a segurança como prioridade. Mas as motas são ainda mais perigosas e eu adoro motas, simplesmente não tenho uma porque já andei muito tempo e sei o perigo que são, o mesmo se aplica aos smarts e quadriciclos.
Embora ache que o gêmeo Opel está mais bonito, este estranha-se depois entranha-se.
O conceito é original.
Um carro mínimo para fazer o necessário e essencial.
Carrega numa tomada normal em 3 horas e faz 70 km.
Para mim bastava.
Fazer 40km por dia e de manhã estava carregado.
45km/h velocidade máxima garantiam que nunca apanhava multas por excesso de velocidade.
Pelo preço dava para juntar para comprar um carro de fim-de-semana melhor.
Sempre se poupa nas revisões e o AMI cabe em qualquer lugar.
Garantir que nunca apanhava multas? Não será bem assim. Nas zonas de 30km/h já dá para ser multado.
Multas por excesso de velocidade, mesmo neste modelo, podes apanhar. Em determinadas zonas com velocidade limitada a 30km/h, por ex., junto a zonas escolares.
Embora ache que o gêmeo Opel está mais bonito, este estranha-se depois entranha-se.
O conceito é original.
Um carro mínimo para fazer o necessário e essencial.
Carrega numa tomada normal em 3 horas e faz 70 km.
Para mim bastava.
Fazer 40km por dia e de manhã estava carregado.
45km/h velocidade máxima garantiam que nunca apanhava multas por excesso de velocidade.
Pelo preço dava para juntar para comprar um carro de fim-de-semana melhor.
Sempre se poupa nas revisões e o AMI cabe em qualquer lugar.
Gosto do título “É um carro”. Foi bom avisarem! 🙂
Isto deve dar uma pipa de pontos no cartão da FNAC.
Mas tirando isso, acho um conceito muito interessante. E será de facto uma alternativa muito válida aos famosos papa-reformas porque faz o mesmo mas a eletricidade. Creio que o principio é este e daqui se pode partir para outras soluções.
Creio que vai ser um sucesso pelo pessoal novo que usa papa-reformas na zona de Lisboa (área que conheço) e que faz deslocações pequenas.
Até acho o conceito engraçado… mas tem alguns problemas a meu ver: 1º Autonomia de 70km não deve ser real, 2º Velocidade máxima de 45kmh é perigosamente baixa (até uma moto 50cc anda mais), 3º Não tem Ar Condicionado… para os países do sul no verão é imperativo ter, 4º Preço ainda elevado, 5º o problema normal de carregamento… visto se tratar de um carro para a cidade apenas, a maioria das pessoas não tem sequer garagem, e com tomada 220v própria (ligada ao contador de casa) para carregar também não devem ser muitas! Não sou contra os carros elétricos, antes pelo contrário, mas assim vai ser complicado…
Como é que 45kmh é perigosamente baixa, se o máximo nas localidades é 50kmh? Muitos dos que comentam aqui são de Lisboa ou Porto, mas as outras cidades não têm as estradas rápidas que existem nas duas maiores cidades, é perfeitamente exequível andar nessas velocidades. Todos os prédios mais recentes são obrigados a ter tomadas nas garagens, e há muitos condominios que estão a atualizar as garagens antigas por causa dos carro elétricos. Autonomia de 70km não anda muito longe da verdadeira pelo reviews. Eu não tenho ar condicionado no meu e não morro, falamos de um veículo apenas para deslocações diárias. Preço elevado? É mais barato que a maioria dos quadriciclos a gasóleo. Vá-se entender a vossa lógica….
Já sigo o lançamento do AMI desde o início e acho sempre piada aos comentários sobre o que deve ou não deve andar na estrada. O conceito do AMI é mesmo uma alternativa ao que existe. Se se torce o nariz a isso é porque está tudo bem. Está?
De qualquer forma, a autonomia e a velocidade é suficiente para quem quer um veículo que o leve de ponto A a ponto B em qualquer altura do ano, num ambiente urbano, reduzindo nos custos de deslocação. Se isso se adapta ao nosso dia a dia, são outros 500.
A opção de leasing parece que ainda vai demorar uns 6 meses a chegar a Portugal. Por 2000 e poucos euros + 20€/mês, pode sem dúvida ficar mais atrativo.
Hell, deixem os youtubers desta vida pegar no AMI e de repente vira a prenda de natal dos próximos anos.
Bem vista a última frase. O tipo do boné “à batatoon”, se fizer a apresentação, as vendas são certas.
Estou deserto para chegar a opção ALD. Faço 20km diários, e sou obrigado a ter dois carros normais por causa disso. Dois selos, duas inspecções, revisões de dois carros e combustível dos dois carros. Para mim é uma excelente alternativa. Até já fiz a experiência de não passar dos 45km/h. Em vez de demorar 20 minutos, demoro 30m, e só porque tenho uma parte do trajecto que posso andar a 90km.
Infelizmente para mim não serve, se tivesse uma autonomia de 150klm e atingir os 90klm/h, para mim já estava bom.
Acho a autonomia um pouco justa, uma pessoa que trabalhe a 15klm de casa e for almoçar a casa, se tiver que ir fazer uns recados antes de voltar a casa ao final do dia está sujeito a ficar apeado, e também a 45klm/h para ir almoçar a casa não dá grande jeito.
Mas é bom que este tipo de carros vendam bem, pode ser que baixem mais o preço e com specs mais de acordo com cada um
No mínimo tinha que dar 55kmh, autonomia de 100klm e ter preço a volta 6000€.
Funcional para cidades planas, se tiver que subir 5 a 10 ruas/estradas por dia, lá se vai autonomia.
Na minha mota eléctrica com a bateria carregada, se fizer percursos planos faço média de 50klm, se fizer um percurso com 3 subidas acentuadas (1,16klm; 1,35klm; 680mt, inclinação percentual entre 20% a 25%) e restantes planas, faço média de 35klm.
Boa ou má, é mais uma opção para todos, o que é bom, mas o preço… “Mata” a ideia, pois por > 7.000 euros, existem outras opções no mercado. O preço deveria estar na metade, para ser viável… “Penso eu, de que”…
Quais são essas outras opções?
Este modelo, sendo um quadriciclo, pretende criar concorrência onde até agora só existia o Renault Twizy. Mas realmente, concordo com o facto de que uma velocidade máxima de 45km/h ser muito limitativo, fora isso, acho uma excelente opção!
Percorrendo vários vídeos no youtube em lingua francesa, França onde o AMI foi primeiro lançado e já há alguns meses, este utilitário veículo padece da alguns pequenos males.
No entanto, para nós e em Portugal, há um extremamente relevante: no inverno há condensação no vidro frontal e a ventilação do AMI não é suficiente nem está corretamente desenhada para lidar com o vidro cheio de condensação.
Se não me falha a memória, num desse vídeos também se critica a escova o limpa vidros, que abarca uma pequena parte do vidro e no inverno fica-se com menos visibilidade.
Sinceramente acho que este tipo de carros pode vingar, a autonomia devua ser de 100km e não 70, porqye nunca são os 70 que dizem mas um 50 ou 60km, por isso acho que 100km para dar uns 80km reais acho que era muito melhor, o preço devia ser 5/6k€. Mas acho que um carro destes mais barato e com mais autonomia podia ser um sucesso para cidades como Lisboa e Porto
A velocidade máxima de 45km/h foi intencional, porque assim a Citröen não é obrigada a cumprir com as regras de segurança impostas para os veículos convencionais. Não existem testes Euro NCAP porque a isso não são obrigados… Nem quero pensar na falta de segurança que esse AMI terá em caso de acidente… É que o AMI pode ir no máximo a 45km/h, mas pode levar com um embate de um veículo convencional, conduzido por alguém apressado, a mais de 70km/h…
Mesmo a 45Km/h não deve ser bonito, os carros “normais” fazem o teste Euro Ncap a 50km/h e ficam em ponto de sucata, imagina esta caixa de fósforos a 45.
Ficam aqui algumas imagens de alguns crash test de quadriciclos idênticos ao Citröen Ami para terem uma ideia da segurança que estes veículos NÃO tem: https://www.autopista.es/crash-test-euro-ncap-a-cuadriciclos_27614_113/3778993.html
Tudo 1 ou 2 estrelas, por acaso fiquei admirado pelo Twizy se sair tão mal visto que a Renault costuma ter bons resultados mesmo com os Twingos e Clios. A conclusão deve ser que é impossível (para já) fazer um micro carro seguro, consegue o Smart 4/2 umas respeitáveis 4 estrelas mas é bem visível a maior zona de absorção frontal em relação aos Smarts mais antigos e aos micro carros.
E imagens de um acidente com o Citröen Ami também já existem na net: https://drivetribe.com/gallery/VcURq4J4QYOBHeIDvK4HcA?mid=G5gMx-BwQbiVdqVVv01GGw
Eichhhhhh
EM França custa 6.000 mas em Portugal é só mais 1.350 mais caro!
Por que nos somos mais ricos da Europa!
nem que me pagassem 8000€ eu queria aquilo
Pela velocidade podemos estar descansados que não vai para a autoestrada…nem quero imaginar isto a 45km/h e um camiao passar por ele a 80km/h… eheheheh
E espaço para comer a patroa arranja-se? Agora com a chuva não pode ser no tejadilho, nem com os vidros abertos…
Carrega por USB-C, está na porta xD
6000eur por um papa-reformas, que está proibido de ir aos IC’s e AE’s deste país, sinceramente não compensa. Se é para trajectos de “subir a rua” está perfeito a semana toda. Mas lá está, quem quer mais paga o dacia spring ou o zoe. Mas vamos todos para os carrinhos a pilhas não tenham dúvidas disso.
Agora que estou a ver a máquina, acho que para entrar lá para dentro tinha que tirar a carroçaria e ficar só com as rodas e a parte inferior
Ficava um super descapotável, tipo Citroen Mehari, saudoso Mehari….
Tenho bem mais de 100 kgs, acho que o podia meter no bolso…
Isto faz me lembrar o carro do Mumbley, que se desmontava todo quando ele saía e quando chegava bastava assobiar e ele compunha-se imediatamente…