Espetacular! Chineses constroem prédio em apenas 29 horas
Ainda se lembram quando a China construiu um hospital em 10 dias em plena pandemia? Desta vez há outra notícia a correr mundo e está relacionada com a construção de um prédio em apenas 29 horas.
De acordo com o que foi revelado, o prédio está pronto a ser habitado. Veja como tudo aconteceu.
Módulos pré-fabricados do prédio já tinham a parte elétrica instalada
O prédio foi construído pelo grupo Broad Group num tempo recorde de 29 horas (mais concretamente 28 horas e 45 minutos). O edifício está pronto para ser habitado e tem nada mais nada menos que 10 andares.
No processo de fabricação foram usados módulos pré-fabricados com 12,19 m de comprimento por 2,44 m de largura.
De referir que módulos pré-fabricados para a construção do prédio já possuíam toda a parte elétrica instalada e então foi quase "chegar e instalar". Segundo o comunicado do Broad Group...
A instalação é bastante simples e realizada no local. Para tal basta apertar os parafusos e ligar a água e a eletricidade. Até dez andares são possíveis de ser construídos num único dia.
Este é um tempo recorde para a construção de um prédio de 10 andares.
A empresa chinesa destaque-se pelo fabrico de unidades de ar condicionado. No entanto, nos últimos anos, tem apostado na construção modular. Tudo começou em 2012 quanto a empresa pretendia construir um arranha-céus de 220 andares. Este seria o edifício mais alto do mundo, no entanto, o projeto foi travado pelo Governo.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Esta notícia já vem um bocadinho tarde, que foi em Junho desde ano.
+1
Mas não deixa de ser impressionante.
Não diria construído mas sim montado como um Lego.
Exatamente.. Foi montado porque já estava quase tudo feito
E quantos dias para construir os modulos
Exatamente!
Espetacular… Eu é q n iria pra lá morar 🙂
Montado em 29 dias, também pode cair em 29 dias, eheh :-))
Os alicerces como serão?
Devem ser como esta ponte que eles fizeram no Quénia que nem chegou a ser inaugurada porque ruiu
https://pbs.twimg.com/media/DDPeQjoW0AAAg2C?format=jpg&name=medium
Quem não queria morar num destes prédios era eu…..
Se eles forem construidos com a mesma qualidade de construção das maior barragens chinesa( as 3 gargantas), já foste….. como o nome indica elas foram construdas tipo legos, e já há estuudos para uma reparação urgente na barragem que tem indicios de ruir, onde esse mesmo rio deixa cidades como WUHAN debaixo de água, que fica a uns bons KMS de distância
Quando a barragem estava a ser construída chamaram uma equipa de engenharia ocidental para vistoriar, e os peritos disseram que o cimento não tinha boa qualidade, e que havia problemas. Foram expulsos de imediato, acusados de racismo.
Pre fabricados. Só não dizem quanto tempo demorou a fazer os blocos.
Com uma autocaravana “construo” casa em 30 segundos.
Mais espetacular que isto, é pesquisar na internet por “tofu buildings”.
Adequados para vegans?
Fantástico para situações de emergência e realojamento rápido de milhares de pessoas, caso existam módulos em stock para montar umas dezenas de prédios. No limite podem reconstruir bairros inteiros em tempo recorde caso ocorram catástrofes naturais.
Excelente observação.
+1
Isto chama-se ver mais além.
…e catástrofes naturais é o que não vão faltar nos próximos tempos!! Bem visto!!
Bas aplicar o principio da construção tipo lego e aumentar a qualidade , o maior problema é não existir derrapagens lá se vai a corrupção.
Isto teria sido útil para realojarem os trabalhadores em Odemira, imagine-se a protecção civil a construir um mono destes para realojamento de emergência em 10 dias, ficaria tudo impressionado, e claro polémica pela altura e tal, mas o problema ficava resolvido, e depois poderiam desmontar (ou nunca desmontar que era o mais provável) quando a empresa tivesse uma solução definitiva.
E claro, com tantos edifícios que ardem ou do estado que estão em péssimo estado e tal e depois não há solução para aquelas pessoas, ou aqueles bairros que toda a gente se quer ver livre daquilo, incluindo muitas vezes até aqueles que lá moram, isto poderia resolver o problema de forma definitiva, ou temporária conforme as circunstâncias… se a qualidade dos materiais e a construção for boa isto tem potencial para durar décadas ou até mais com alguma manutenção mínima.
Claro que em Portugal teria aquela vantagem que os módulos já teriam se danificados por terem ficado num armazém qualquer a apanhar humidade, os ratos tinham destruído partes das instalações e malta teria entrado nos armazéns para furtar o cobre e tudo o mais que tivesse valor.
Já não existe diferença entre construir e montar?
É o futuro da construção, isto de ter serventes a andar a acartar baldes de massa feitos burros tem muito que se diga. Contudo, tendo em conta o ambiente e tal, não sei o que é pior a sobre exploração de minérios ou a industria do cimento, argamassas, pedreiras e extração de areias…….
Resta saber quantas horas aquilo aguenta…
Alegadamente mais de 1000 anos, com o mínimo de manutenção. Mesmo com mega terramotos, alegadamente, a estrutura deve aguentar-se de pé.
Tofu Buildings made in CHINA with the CCP
https://www.infobloom.com/what-are-tofu-buildings.htm
Construções pré-fabricadas com grande altura em zonas sísmicas como Portugal não será a melhor ideia, independentemente da qualidade da construção.
E ninguém está a dar o devido valor ao tempo necessário para a construção dos módulos em fábrica. Não é só mandar vir e tirar da prateleira para o cliente.
E sabiam que o betão das fundações precisa de 28 dias para atingir a resistência prevista em projecto?
Mas concordo que a pré-fabricação em construção evita muitos acidentes em obra, e em situações limite onde é necessária habitação rápida (desastres naturais, etc.) pode ser muito útil.