COVID-19: Saiba em que nível de risco está o seu concelho
De acordo com os números que têm vindo a ser revelados, a pandemia por COVID-19 cresceu bastante em Portugal nos últimos dias (especialmente ao nível de novos casos). Os números revelam que é preciso manter as regras "apertadas", apesar de o número de mortes ser agora mais reduzido comparativamente a outros meses.
Hoje a DGS disponibilizou mais um relatório com o nível de risco de cada concelho português. Saiba como está o seu.
A Incidência Cumulativa a 14 dias de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada, por concelho, a 31 de dezembro de 2019, pelo Instituto Nacional de Estatística, IP. Habitualmente é expressa em número de casos por 100 000 habitantes.
Exemplo: Nos 14 dias anteriores ao dia de análise, 50 casos de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 foram atribuídos a um determinado concelho, com uma população residente de 150 000 habitantes.
Qual a Incidência cumulativa da COVID-19 do seu concelho?
Há 4 níveis de risco:
- > 960: Risco Extremamente Elevado
- > 480 até 960: Risco Muito Elevado
- > 240 até 480: Risco Elevado
- < 240: Risco Moderado
A data utilizada corresponde à data de notificação do caso confirmado, constante na informação do inquérito epidemiológico, na primeira notificação clínica referindo um resultado positivo ou na primeira notificação laboratorial com resultado positivo.
Para a atribuição do concelho ao caso, é utilizada a morada de ocorrência identificada no inquérito epidemiológico ou na primeira notificação clínica com indicação de resultado positivo. Nos casos em que a morada de ocorrência é omissa, é utilizada a morada de residência do caso, registada no Registo Nacional de Utentes do Serviço Nacional de Saúde.
De acordo com os números hoje apresentados, três concelhos de Portugal registam uma incidência superior a mil casos por 100 mil habitantes.
O número de concelhos que regista casos acima dos 240/100 mil habitantes é agora 84, mais 18 do que na última análise. Há ainda 36 concelhos no total que estão no segundo mais grave nível de risco, ultrapassando os 480 casos por 100 mil habitantes.
Este artigo tem mais de um ano