Samsung pode iniciar o seu fabrico de chips de 3nm já no próximo ano
Apesar de a taiwanesa TSMC ser a fabricante mais comummente associada aos avanços da litografia de 3nm, a Samsung está também nesta corrida com todo o seu empenho.
De acordo com as informações mais recentes, a marca sul-coreana poderá ter o seu próprio fabrico em massa de chips de 3nm já no próximo ano de 2022.
A Samsung dispensa apresentações e é uma das maiores empresas tecnológicas do mundo, especialmente no segmento da indústria de chips. Atualmente, a marca está focada na produção dos componentes nos quais é especializada, ou seja, chips fabricados em 5nm LPE (Low Power Early).
Mas as intenções da sul-coreana passam também pela aposta no processo de fabrico de 3nm. No entanto, a novidade que se esperava já para este ano, teve, à semelhança da rival TSMC, alguns obstáculos.
Produção de chips de 3nm da Samsung deve arrancar em 2022
De acordo com as informações, a Samsung adiou o fabrico de chips de 3nm e a produção em massa destes componentes deve começar em 2022. A agenda foi atualizada durante o evento Foundry Forum 2021, na passada semana. Neste sentido, a Samsung Foundry demonstrou que os processos de fabrico 5LPP e 4LPP serão usados para a produção massiva de chips em grandes quantidades, em 2021 e 2022.
Por sua vez, a tecnologia 3nm GAA (Gate-All-Around) da empresa não é mencionada. Mas um porta-voz da Samsung Foundry confirmou ao site AnandTech que a fabricante sul-coreana irá mesmo produzir os chips desta litografia em 2022. Para já, as informações indicam que a Samsung está em negociações com vários clientes para o efeito.
Anteriormente, a empresa havia referido que, comparativamente ao processo LPP (Low Power Plus) de 7nm, os chips de 3nm apresentarão um desempenho 35% superior. Para além disso prometem consumir metade da energia, sendo 45% menores.
Desta forma, resta-nos ir acompanhando as notícias relacionadas com a indústria da Samsung, pois 2022 já está quase aí à porta.
Este artigo tem mais de um ano
A apple este ano ja tem 3nm e a samsung ainda precisa de 1 ano e a intel ainda vai nos 14nm. A Apple realmente tem uma tremenda de uma inovacao que ninguem apanha, e quem diz mal tem cor de coto!
A Apple não tem nada. A Apple paga a tsmc para produzir os seus chips. Por isso a Apple não entra nesta guerra de litografia. Não façam comentários fora do contexto
Que eu saiba, a Apple não fabrica chips, apenas projecta. Já a SAMSUNG, projecta e fabrica: https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/samsung-vai-investir-17-mil-milhoes-de-dolares-numa-fabrica-de-chips-nos-eua/
Sabes la o que dizes, so disparates
Demonstra, então, onde ficam as fábricas da APPLE.
A Apple só terá os chips 3nm produzidos pela TSMC em 2022!! Antes de dizeres disparates #asdasa pensa e pesquisa um pouco 🙂
Até os ecrãs a Apple tem de sem comprar na concorrência
E de notar que este processo não vai ser comparável aos 3nm da TSMC. A Samsung tem processos de “4”nm e “5”nm que são apenas evoluções do processo 7nm, que por si já está atrás dos 7nm da TSMC. Na melhor das hipóteses este processo talvez consiga competir com 5nm da TSMC, e com as previsões e desempenho da Samsung sempre a deslizar já começo a duvidar até disso. A Samsung está uns 2 anos atrás da competição. Vamos ver se finalmente vão conseguir melhorar com GAA(ou neste caso GAE – gate-all-around EARLY, a sério Samsung?), que competição é sempre boa para todos mas ainda parecem ter um longo caminho pela frente.
ao que parece o GAA não vai ser tão bom como é dito no texto, já que a Samsung mudou as informações oficiais para valores mais baixos. Para além disso, segundo a Anandtech a Samsung só deverá disponibilizar produção a terceiros em 2023. Se houver produção em 2022 será só para a Samsung.
Penso que a Apple só vai usar 3nm em 2022
o m2 para os macbooks a 3 nm chega em novembro deste ano, o A15 dos iphones vai ser 4nm.
3nm é só em 2022
errado, os macbook m1 sairam em novembro e os m2 saem no mesmo mes deste ano. Os m2 serao 3nm, o m1x é que sera 5nm para os pro de 14 e 16 polegadas.
asdasa, em lado nenhum encontras informação de que o M2 será a 3nm. A Apple usa a TSMC para fabricar os seus processadores, e está mais do que estabelecido que a TSMC só terá o fabrico a 3nm em larga escala em 2022. Até lá o melhor que pode oferecer é 5nm, possivelmente 4nm no final de 2021 ou início de 2022.
És teimoso não há chips 3nm antes de 2022!!