Projecto Colibri recebe atualização que permite exportar a fatura eletrónica
O Projecto Colibri é um software de gestão comercial certificado, que atua no mercado há mais de 20 anos e reúne mais de 10.000 clientes. A suite aborda as principais necessidades da área comercial de uma PME (pequena e média empresa), permitindo o controlo de compras, vendas, stocks e contas correntes.
Agora, o Projecto Colibri recebeu uma nova versão, a RCP14.1, que trouxe uma funcionalidade há muito esperada pelos utilizadores: a exportação da fatura eletrónica.
Um dos melhores software de gestão do mercado
Desde há vários anos que este software tem vindo a ganhar expressão no mundo empresarial e hoje é um dos melhores no seu segmento. Conforme já demos a conhecer em diversas alturas, o software Projecto Colibri utiliza a tecnologia JAVA, por isso, é multiplataforma - correndo em Windows, macOS e Linux - e também multibase de dados, sendo que permite ao software suportar vários tipos de base de dados como H2, MySQL e PostgreSQL.
Com a API do Projecto Colibri, as empresas podem integrar a sua aplicação ou a sua plataforma de e-commerce. Deste modo, as compras efetuadas na loja online serão automaticamente registadas no software de gestão comercial. Também tem a capacidade de integrar/importar os dados de outro sistema ou programa ERP como, por exemplo, artigos e os seus stocks, clientes e fornecedores entre outros.
Tudo isto é colmatado com uma equipa de suporte técnico, disponível de segunda a sexta, que oferece assistência técnica remota e telefónica.
Projecto Colibri traz atualização há muito esperada
Com a chegada da versão RCP14.1 do Projecto Colibri, chega também uma funcionalidade que é esperada pelos utilizadores, que sejam fornecedores de entidades públicas, a exportação do CIUS-PT. Esta que nada mais é do que a exportação da fatura eletrónica.
As faturas eletrónicas cumprem a mesma função das faturas tradicionais, mas, por se tratar de um documento em PDF assinado digitalmente, não é necessário serem impressas, assinadas e carimbadas.
O software de gestão comercial associa, na versão profissional, uma assinatura digital, autenticando-a através do uso de um certificado digital. Contudo, pode ainda ser adquirido um certificado extra através de uma entidade certificadora.
De qualquer destas formas, é assegurada, quer a autenticidade da emissão, quer a integridade dos dados que constam da fatura.
Software ajuda as empresas a estarem alinhadas com os requisitos fiscais
Na versão RCP14 o Projecto Colibri adiciona ainda a possibilidade de exportação dos documentos no formato CIUS-PT. Esta que é a norma portuguesa do modelo de dados propostos para os documentos de Faturação Eletrónica.
Esta é uma alteração à norma adotada pelo Comité Europeu de normalização que estabeleceu a norma UBL2.1 como Standard.
A versão 14 do Projecto Colibri já contém o QRCode – informação obrigatória apenas a partir de 2022. No entanto, todas as empresas devem introduzir estes elementos nos documentos fiscais.
Um das particularidades desta suite é permitir usar a sua versão gratuita com toda a qualidade. Se pretende conhecer o Projecto Colibri para validar que se encaixa nas necessidades da sua empresa, ou na sua necessidade profissional, descarregue a versão gratuita e use.
Este artigo tem mais de um ano
Publicidade … para quê ?
Mais um que está condenado. O futuro é software as a service e não me parece que esta aplicação de desktop funcione em SAS em cloud.
Não digas asneiras. Achas que não estão atentos ao mercado?
Uso o programa e já estou a trabalhar numa aplicação de lotes desenvolvido por eles toda na web.
Pior é que se tiver sucesso a Brisa espeta-lhes com um processo em cima já que são donos da marca Colibri.
A questão das marcas é complexa… e a BRISA não interfere num produto que está num segmento totalmente distinto… COLIBRI da brisa (criado muitos anos depois do Colibri “Software”) está no segmento de estações de serviço (logo, restauração e afins)
Colibri da Brisa não é apenas isso, eles já usam esse codename internamente há pelo menos 10 anos. No entanto acho que só registraram a marca em 2016.
Mas vai muito além do marketing que a populaçao conhece das AEs.
Nota se pelo português, o teu conhecimento em Software House
Pois é onde te enganas. Este software tem uma evolução que permite adaptar-se a vários cenários, entre eles a opção SAS em cloud. Além disso, a sua api permite integrar tudo é um par de botas.
Segundo me contou, em breves semanas haverá mais novidades e com a versão gratuita a ser sempre um bom cartão de visita.
A norma CIUS-PT refere-se a exportação da fatura electrónica em formato XML para envio para as plataformas de faturação publica.
https://www.espap.gov.pt/spfin/normas/Paginas/normas.aspx
A exportação em PDF assinado já existe em muitos outros programas há muito tempo….
Correcto. Só que esse PDF tem de passar a incluir o certificado digital senão não é considerado fiscalmente relevante.
Software muito e a assistência também comparativamente com outros concorrentes.
Muito caro
Muito bom, mas estaria em vantagem se permitisse na versão gratuita um pouco mais de 30 000 EUR. Há outras aplicações gratuitas com o mesmo limite.
Com limite ANUAL? Ou com limite PERPÉTUO? (são coisas muito distintas…)
Para usar o programa Colibri versão gratuito é necessário internet?
Para usar o programa Colibri versão gratuito é necessário internet?