Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas
Esta semana no consultório Pplware temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:
Questões apresentadas
- Que distribuição Linux devo usar no meu PC mais antigo?
- Que mini PC devo escolher para usar no dia a dia?
- O que traz de novo a última atualização da Mi Band 6?
- Posso atualizar o meu PC para ter uma versão da TPM mais recente?
- Vou perder os meus dados se fizer a reposição do Windows 10?
- Quando vou poder testar o Windows 11 no meu PC?
Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.
A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos o máximo de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.
As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto, contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, para que estas fiquem o mais ricas e completas possível.
Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que foram recebidas no email oficial do Consultório Pplware.
Quer enviar uma questão para o consultório? Leia como o pode fazer no final deste consultório!
Que distribuição Linux devo usar no meu PC mais antigo?
Bom dia,
Desculpe estar novamente a enviar um e-mail, mas tenho uma dúvida simples que gostaria, se possível, que me ajudasse.
Eu tenho um portátil antigo da Toshiba:
- 2GB RAM
- Pentium dual 1.86 GHz
- 250 GB disco
------------------------------------
Como é um portátil que estava parado instalei o Ubuntu Mate. No entanto, ele está um pouco lento e trava entre aplicações.
Será esta distribuição Linux adequada ou haverá uma mais leve para que funcione tudo com fluidez?
Os meus cumprimentos.
Obrigado pela atenção.
Ricardo Campos.
Resposta:
Olá Ricardo,
As especificações que são apresentadas para o Ubuntu Mate são um pouco mais exigentes do que tem no seu portátil.
Em concreto, e do que revelam, será recomendado ter um processador Core i3, 4 GB de RAM e 16 GB de armazenamento.
Ora aqui temos a diferença na RAM, que pode ser a razão para esses bloqueios e para o facto do sistema não funcionar como pretendido.
Deixamos abaixo links de artigos do Pplware para distribuições linux preparadas para máquinas com menos recursos e mais antigas:
- 20 distribuições Linux para computadores fraquinhos (Parte 1)
- 20 distribuições Linux para computadores fraquinhos (Parte 2)
- 6 mini distribuições Linux para o seu PC antigo
- 5 distros Linux para fazer voar o seu computador antigo
[Respondido por Pedro Simões]
Que mini PC devo escolher para usar no dia a dia?
Olá!
Estou a pensar comprar um computador de secretária. Como já tenho um ecrã, estou a analisar os mini cpu.
Gostaria de saber é se são fiáveis e se oferecem tudo o que os tradicionais computadores de secretária oferecem.
O uso que faço é sobretudo office, consulta de internet e alguns trabalhos.
Gostaria de um computador com rapidez da internet e, no geral, que tivesse capacidades centrais razoáveis.
Qual a melhor marca? Apresento alguns exemplos. Qual o melhor?
- https://www.ftshopping.pt/product/beelink-gemini-t34-m-intel-3450-6gb-128gb-ssd-w10-mini-pc
- https://www.powerplanetonline.com/pt/chuwi-herobox-intel-celeron-n4100-8gb256gb-ssd
- https://www.banggood.com/Bmax-B3-Plus-Mini-PC-Intel-Pentium-Gold-5405U-8GB-DDR4-256GB-NVMe-SSD-with-Two-Channel-Speaker-Intel-9th-Gen-UHD-Graphics-610-Dual-Core-2_3GHz-BT5_0-HDMI-Type-C-Win10-WiFi-p-1628760.html?cur_warehouse=USA&DCC=PT¤cy=EUR
Cumprimentos,
Paulo
Resposta:
Paulo,
Começando pela adequação do produto ao propósito que pretende, um mini PC é perfeitamente adequado para Office, Web e trabalhos de pouca exigência. Tem ainda a vantagem de baixo consumo e muito compacto, e portanto muito prático para arrumar e transportar, podendo até ficar preso à traseira do monitor.
Agora, acerca da marca, digamos que é algo relativo. Apenas temos experiência continuada com a marca Beelink, mas tudo indica que as outras que refere terão uma qualidade de construção e fiabilidade semelhantes. Sem dúvida que qualquer uma delas será capaz de desempenhar o tipo de função que pretende.
Olhando depois ao desempenho e características, o BMAX B3 sai a ganhar, seja com o CPU 5405U ou com o i3-5005U. Os outros CPUs são menos poderosos. Depois, para que o possa utilizar por alguns anos sem grandes problemas de recursos, é importante escolher no mínimo com 8GB de RAM e 256GB de armazenamento SSD. Quanto ao NVMe, digamos que não é relevante neste caso, considerando a capacidade geral da máquina.
Há ainda o Beelink U57 com o CPU i5-5257U, disponível por pouco mais de 250€, mas é superior na maior parte das características. Se tiver esse orçamento disponível, ficará mais bem servido.
[Respondido por Hugo Cura]
O que traz de novo a última atualização da Mi Band 6?
Bom dia:
Acabei de receber um update de firmware para a minha Mi Band 6 via Xiaomi Wear. A versão instalada é 1.03.22. No entanto a Xiaomi (pelo menos através da app Xiaomi Wear), ganhou o mau hábito de não fornecer o change log do novo firmware. Já andei a pesquisar e não encontrei nada.... Vocês que costumam falar destes assuntos por acaso conseguem saber quais são as novidades desta atualização do Firmware.
No meu caso a atualização é feita através da app Xiaomi Wear no sistema Android. Acho que vou começar a protelar estas atualizações até saber que novidades trazem...
Desde já obrigado pela vossa atenção. Logo que possam façam um post com as novidades desta atualização. Eu sigo o vosso trabalho através de um cliente RSS FEED e por isso não me escapa nada. Ficarei a aguardar.
Os melhores cumprimentos.
Nuno Silva
Resposta:
Nuno,
Estivemos a verificar e este novo firmware está a ser agora distribuído pela Xiaomi para a Mi Band 6.
No nosso caso esta chegou com a mais recente atualização da app Mi Fit, sendo apresentada a indicação das novidades desta versão.
Do que podemos ver, são muito poucas as melhorias visíveis com a nova atualização. O changelog refere apenas a chegada de novos idiomas, a presença de uma nova opção para ver os dados de sono das noites anteriores e correção de bugs.
De forma prática, poderá encontrar na Mi Band 6 uma nova área, chamada Sono, perto do final, antes do Mais.
Ao abrir, tem os dados sobre a sua última noite de sono, bem como dos dias anteriores.
[Respondido por Pedro Simões]
Posso atualizar o meu PC para ter uma versão da TPM mais recente?
Tenho um notebook ThinkPad T61 com Windows 10 instalado, com a versão 1.2 do TPM. Gostaria de saber se é possível, e como, atualizar o firmware do TPM para a versão 2.0
Obrigado
Euclides Machado
Resposta:
Euclides,
Sim, de acordo com a própria Lenovo, é possível fazer a alteração do firmware do TPM da versão 1.2 para a versão 2.0, ou vice-versa.
Existe uma página de suporte da marca precisamente com a explicação e o passo a passo para o fazer:
Note que poderá ser preferível consultar a página em inglês, visto que a tradução para português tem alguns problemas que podem confundir na execução dos passos.
Não sei exatamente qual a razão que o leva a fazer essa alteração, mas poderá começar por tentar o que está descrito em “Workaround” e usar as opções da BIOS para fazer essa alteração. Apenas se não funcionar, deve recorrer à linha de comandos e executar os comandos indicados.
[Respondido por Hugo Cura]
Vou perder os meus dados se fizer a reposição do Windows 10?
Bom dia,
Tenho um portátil em que pretendo repor os dados de fábrica. Este portátil tem 2 discos, um SSD e um HDD em que o Windows está presente no SSD.
Como não queria que os ficheiros do HDD fossem eliminados com a reposição de dados, retirei-o do pc, contudo assim dá erro a meio da reposição de dados.
A minha dúvida é: Se manter o HDD no portátil, ao fazer a reposição de dados os ficheiros do HDD serão eliminados?
Cumprimentos
Gonçalo Costa
Resposta:
Gonçalo,
Isso só depende da opção que escolhe na reposição. Poderá ver que uma das opções indica que os ficheiros são mantidos aquando da reposição, onde apenas o sistema operativo é afetado por essa reposição.
Em todo o caso, é sempre importante ter uma cópia de segurança desses dados, com exemplo num disco externo ou mesmo na Cloud, quer por segurança adicional nesse processo de recuperação, quer pelo risco de a drive avariar.
[Respondido por Hugo Cura]
Quando vou poder testar o Windows 11 no meu PC?
Olá Pplware,
Tenho acompanhado com interesse a chegada do novo Windows, que a Microsoft tanto tem apregoado.
Adorei ver as novidades que mostraram, bem como o vídeo do evento. Claro que as vossas informações foram também importantes para conhecer melhor esta novidade.
A minha grande dúvida agora é quando vou poder ter acesso a esta nova versão, uma vez que está anunciada e, aparentemente pronta para ser usada.
Já há datas para o lançamento? Como posso ter acesso no meu PC a todas as novidades?
Obrigado pela resposta e pelo acompanhamento que têm dado ao Windows 11.
Francisco Nunes
Resposta:
Francisco,
É ainda muito cedo para que o Windows 11 possa ser testado de forma completa e em máquinas de produção para o dia a dia.
O que se sabe, anunciado pela Microsoft, é que o Windows 11 deverá chegar ao programa Insiders já na próxima semana.
Nesse momento, esta versão será colocada em testes públicos, para que seja avaliada e detectados problemas que eventualmente existam.
Do que foi até agora revelado, espera-se que a primeira versão final e acessível a todos seja apresentada ou no final de 2021 ou no início de 2022. Tudo dependerá dos resultados obtidos nos testes.
Quanto ao querer testar já esta versão, a alternativa é mesmo entrar para o programa Insiders, tendo a indicação de que são versões que podem apresentar problemas e que são naturalmente instáveis. Isto significa que não são recomendadas para a utilização no dia a dia.
Para entrar no programa Insiders deverá seguir as intruções do link que apresentamos abaixo:
[Respondido por Pedro Simões]
Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.
Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Pplware.
Falamos do email criado para esse fim: consultorio (arroba) pplware.com. Este é o único ponto de receção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.
Lembrem-se de usar o email consultorio (@) pplware.com para nos enviarem as vossas questões
Este artigo tem mais de um ano
Obrigado pelo feedback em relação á minha questão. Já instalei outra distro Linux (Mint) e o computador funciona bastante melhor, mas vou ver com atenção os artigos de qualquer forma.
Obrigado pela atenção.
O problema não está na distribuição em si, mas no DE – desktop environment – ambiente trabalho, interface usado.
Qto mais completo e moderno mais pesado, provavelmente tens de escolher um mais simples. menos completo mas mais leve, pois a maioria dos DE usam +/- 400 mb em idle e ultimamente até o xfce e lxde ficaram mais pesados.
Podes testar varios dentro da distro que estás a usar ou pega numa pen live e vai testando o ram usage da cena – por exemplo:
https://sparkylinux.org/download/stable/
Sim, eu testei algumas distros, até por curiosidade, fazendo a instalação de raiz.
É verdade que notei que a interface pesava muito na performance. As versões xfce, que são mais básicas, o PC fica mais rápido sem dúvida.
Instalei o Mint Mate e está a funcionar bem, não tão fluido como com a versão xfce, mas está bem mais rápido do que com outras distros que experimentei.