É hora de atualizar! A Patch Tuesday de junho corrige 50 falhas em produtos da Microsoft
A Patch Tuesday reúne todas as melhorias que a Microsoft tem preparado para os seus sistemas e aplicações. Estas são na sua maioria correções de segurança e que deixam os utilizadores vulneráveis expostos a problemas.
Com a chegada da terceira terça-feira de junho, a gigante do software cumpriu o que é normal e lançou as atualizações. Estas são importantes e corrigem de uma só vez 50 falhas de segurança, com algumas delas a serem ativamente exploradas.
Mais uma Patch Tuesday com muitas correções
Foi há poucas horas que a Microsoft lançou um lote de atualizações que são obrigatórias para os seus sistemas e apps. Estas estão integradas na Patch Tuesday e corrigem de uma só vez mais de 50 falhas que estavam identificadas.
Os produtos que estão identificados como tendo problemas são muitos, abrangendo várias áreas. Para além do quase óbvio Windows, há ainda o Office, .NET Core & Visual Studio, Edge, Windows Cryptographic Services, SharePoint, Outlook e Excel.
Microsoft tratou de 50 falhas de segurança
Destas 50 falhas corrigidas pela atualização, 5 delas são marcadas como críticas e as restantes 45 como importantes pela Microsoft. Para piorar o cenário, 6 das falhas presentes estavam já a ser exploradas e a comprometer os sistemas dos utilizadores.
Quanto ao impacto que trazem, os problemas identificados conseguem quebrar vários pontos dos sistemas. Há casos em que se torna possível correr código aleatório, criar situações de denial-of-service, escalar de privilégios ou problemas de corrupção de memória.
Windows é só um dos vários sistemas afetados por problemas
No caso do Windows 10, a Microsoft tratou de melhorar a segurança na utilização de periféricos e na validação de passwords. Há ainda correções nas operações mais básicas do sistema operativo e também no armazenamento e gestão de ficheiros.
Todas as correções e atualizações estão já disponíveis nos sistemas afetados e devem ser instaladas de imediato. Apenas desta forma todas as falhas presentes ficam resolvidas e os utilizadores protegidos, como é suposto.
Este artigo tem mais de um ano
“Com a chegada da terceira terça-feira de junho, a gigante do software cumpriu o que é normal e lançou as atualizações.”
Estou a ver mal ou o esse dia ainda não chegou? Pelo meu calendário só vai ser dia 15.
Que eu saiba foi ontem… a não ser que tenhas um calendário diferente.
Que eu saiba ontem foi a segunda, não a terceira. Ainda há coisas que eu sei fazer. Ė fazer contas.
Ontem a 3ª terça ??
A minha app Outlook do Android na ultima atualização fez com que perdesse todas as configurações das contas e mesmo voltando a corrigir essas configurações, as mensagens teimam em não aparecer.
Lá tive de voltar a ativar o GMail.
Eh pá… Não digas isso… Ainda aparece um daqueles que nunca tiveram problemas com atualizações do W10 e ouves das boas 🙂
Eu tive que voltar a retirar os privilégios máximos às 4 tarefas do W. Defender, voltar a repor os horários dessas mesmas tarefas e voltei a ter que por uma exclusão para o defender não fazer scans a si próprio… Tudo para não haver bottleneck no meu HDD….e quando vier outra atualização…..
Digo e reforço. Eu sou um daqueles que em todos estes anos de windows 10 nunca tive problemas nas atualizações. Tenho em minha posse 4 computadores e nunca me queixei sendo que muito raramente demoro a atualizar. Assim que sai, atualizo.
Os “patch tuesday” da microsoft ocorrem na segunda terça-feira de cada mês e não na terceira. Pplware, corrijam a informação.
Aproveito para informar que o update de Maio origina um bug no Microsoft Teams e no Outlook.
Os utilizadores afectados recebem uma mensagem a informar que ocorreu um problema e em alguns casos pode surgir o erro 80080300.
Entretanto isto só está a afectar dispositivos com o update Windows 10 KB5003169 (versão 1909).
A desinstalação desta actualização, para já, resolve o problema.
21h2 necessita?
essa versão, no meu pc, precisou 🙂
não cabe aqui isso, mas aposto que não terá windows 11, mas apenas Windows.