Desafio perigoso no TikTok leva criança de 11 anos a ser internada em estado grave
Já por diversas vezes aqui alertámos para os perigos das redes sociais, em especial do popular TikTok. Nesta plataforma é habitual serem colocados alguns desafios que podem pôr em risco a vida dos utilizadores.
Hoje trazemos o caso de uma criança de 11 anos que foi internada em estado grave depois de um desafio perigoso na rede social chinesa. Segundo as informações, a criança engoliu acidentalmente bolinhas magnéticas, o que levou a que os médicos tivessem que cortar uma parte do seu intestino.
Criança internada por causa de desafio no TikTok
O caso aconteceu em Birmingham, Inglaterra, onde Ellis Tripp, uma criança de 11 anos, foi internado em estado grave em consequência de engolir acidentalmente cinco bolinhas magnéticas. O menor havia colocado os objetos na língua para simular piercings falsos, atividade que fazia parte de um desafio da rede social TikTok.
Segundo uma reportagem do Worcester News, a criança esteve durante uma semana a queixar-se de dores no estômago. A mãe levou Ellis para o hospital e os médicos suspeitaram de imediato de que se tratava de uma apendicite.
No entanto, depois de alguns exames, os especialistas ficaram surpresos quando os objetos foram atraídos pelos ímanes que se encontravam no estômago da criança. Como consequência, o menino ficou internado deste a passada quarta-feira, 19 de maio.
Para além disso, Ellis ainda passou por um procedimento cirúrgico que durou cerca de 6 horas. Este processo teve como objetivo retirar as restantes bolinhas magnéticas e, para tal, os médicos tiveram que cortar cinco centímetros do intestino da criança.
Amy Clarke, mãe do menor, ficou apavorada e diz estar a viver um pesadelo:
Esta mania do TikTok poderia tê-lo matado se durasse mais tempo. Fale com os seus filhos e diga-lhes como estes ímanes são perigosos. As bolas magnéticas são mortais quando ingeridas. Destrua-as.
Após o sucedido, os professores da escola da criança encontraram outros estudantes com as bolinhas magnéticas. Por sua vez, a família de Ellis conta que o hospital já havia anteriormente recebido outras quatro crianças na mesma situação.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Worcester News
Neste artigo: desafio, Ellis Tripp, rede social, TikTok
Ou melhor, controlar o telemóvel do filho menor e não deixar ele acessar apps que não são adequadas para ele? Não sei, não tenho filhos por isso não sei do que falo.
O que são apps que não são adequadas? Tik tok, e crias uma barreira à inclusão dos teus filhos, porque os amigos vão estar a falar de conteúdos desta plataforma?
Youtube, chrome, instagram, whatsapp, todas têm conteúdos perigosos. É preferível dar-lhes um Nokia 3330 que não tem internet.
Diria antes o contrário, que os pais devem aceder também ao conteúdo que os filhos acedem para poderem discutir os conteúdos. O caminho não se faz por não permitir acesso a informação.
Tu como pai/mãe, tens a obrigação de educar os teus filhos. AS novas tecnologias fazem parte dessa componente educativa. Mas é fácil de perceber que isso não acontece. O telefone, o tablet ou qualquer um outro gadget são hoje utilizados para “educar”. Por exemplo no restaurante o menino ou menina irrequieta é “acalmada” pelo telefone que lhe colocam nas mãos. E poderia enumerar uns não sei quantos exemplos…
Concordo que não se deve recorrer exclusivamente ao smartphone para se acalmar uma criança. Um smartphone pode conter desde conteúdos educativos até aos mais impróprios, tem que haver supervisão, daí sugerir que acompanhem as apps que os filhos frequentam.
Barreira de inclusão? O problema está mesmo aí, quem quer fazer as coisas bem acaba por ter dificuldades por causa de Pais que não têm consciencia das coisas!
“O caminho não se faz por não permitir acesso a informação.” Há informação que não é adequada para crianças, acha sensato por crianças pequenas com acesso a imagens chocantes ou pornografia? Sabe como é fácil uma criança ser manipulada por pedófilos ?
E deixa adivinhar, não deve ser pai pois nao?
” Não sei, não tenho filhos por isso não sei do que falo”
Exatamente.
Este ano é a segunda vez que leio esta noticia, e no ano passado li uma!
11 anos, não tem supervisão dos pais? Ainda vão dizer que a culpa é do aplicativo, ou da conexão à internet, ou…. Ou…. Enfim, lamentar a perda de mais uma vida
Com onze anos já deve andar na escola, já leva dinheiro. Nada a impossibilita de comprar esferas magnéticas e fazer esta perigosa brincadeira enquanto está na escola.
Ainda vão dizer que a culpa é da supervisão dos pais…
Em miúdo andava a brincar com 3 berlindes dentro de uma garrafa de plástico, meti na boca e lá foram os berlindes parar ao estômago. A solução do médico foi esperar “que saíssem”… e saíram.
Sim, a culpa é da educação que lhes é dada pelos pais. Nasceram selvagens e assim irão continuar a troco do que lhes aparece pela frente. Com 11 anos, qualquer pai é responsável pela criança. Se não entendes isso…pois muito se explica (o que para mim não é novidade nenhuma).
O que argumentas é tão falível que nem merece resposta. Desde o “nasceram selvagens” até “ao muito se explica”…
Não nasceram selvagens ? A sério que não ? Em que prateleiras do supermercado encontramos esses espécimes já educados e prontos para socializar ?
Obviamente que se uma criança de 11 anos anda a comer bolas magnéticas talvez não seja melhor dar-lhe um telemóvel para as mãos. Qualquer dia dizem-lhe para beber detergente… como certos e determinados ex-presidentes.
Esta juventude é uma desgraça, um bando de inúteis. Essa coisa do Tiktok é uma chinesice para criar uma sociedade de mentecaptos. A culpa é dos pais que não proíbem as crianças de usarem essas porcarias.
Se tu sem usares Tiktok és pior que mentecapto, o Tiktok não veio contribuir grande coisa nesse sentido. Criticas tanto a China e depois tens a mesma linha de pensamento e políticas do PCC lol.. Algo que cria alguns problemas, solução? Proibir LOL
“O meu filho faz coisas estupidas por casa de:_____”
2020’s : TikTok
2010’s : Youtube
2000’s : Internet no geral
1990’s : Televisão
Engraçado é que a culpa nunca é dos pais.
A minha mãe sempre me disse que a educação das crianças, ou falta, e dos seus pais. No entendo culpam internet e amigos.
Eu brincava as cartas Pokémon e Magic, apanhada, escondidas com outras pessoas e ao vivo
Hoje crianças estão na internet a querer ser alguém com likes, a mostrar o corpo, com maquilhagem, 12/14anos com mini saias… e os pus contentes porque tem filhos bonitos ou ‘famosos’ porque têm likes
Concordo contigo!!
A culpa é sempre dos pais que não se adaptam às realidades e preferem ignorar e negligenciar o seu papel deixando que outros os substituam na hora da educar os filhos. Ter filhos passou a ser uma moda. A escola deixou de ter poder e autoridade. Um professor é enxovalhado diariamente pelos alunos e ao fim do dia pelos pais. Um polícia é desrespeitado. Um profissional seja ele qual for é desautorizado. Todos reclamam direitos disto e daquilo. Ninguém tem obrigações. Ninguém imagina o que está para vir, mas calculo que será pior do que agora.
Isto é como nos acidentes nos aviões. A ulpa “nunca” é sempre de uma só coisa. Não sei porque se opina de forma binária sobre o tema, a culpa não é da educação que os pais lhe dão, nem é do tiktok, mas é de todos um pouco. Deve-se melhorar tanto quando possível em todas as dimensões.
Digo eu… mas pronto…. é mais giro entrar numa de dizer mal, seja de um lado, seja do outro.
Meu caro, a primeira “coisa” com quem a criancinha se depara quando vem ao mundo é a mãe e naturalmente o pai. O resto é-lhe dado por estas duas figuras por mais grotesco que isso te possa parecer.
Triste como os pais de hoje em dia são estupidos. Em vez de passarem tempo com os filhos, preferem da computadores, pads e telemóveis. Depois da disto…Está estranha geração que está aqui e fruto dos pais da minha geração (90s).
Vivemos a geração 90 e 00 que foi tao bom e passamos aos filhos informações totalmente diferente …
Também sou dessa geração. Essa generalização é perigosa, se também és pai/mãe então também serve para ti, se não és então são só bitaites. Na minha opinião vivemos na era da informação. É muito mais direccionada e isso faz com que um miúdo que comeu coisas que não devia noutra qualquer parte do mundo, chega-nos rapidamente até nós. Conheço montes de histórias semelhantes de altura em que não havia Tik toks nem telemóveis, só que eram coisas que aconteciam na minha terra e não no mundo.
Metade da culpa é dos pais.
Eu acho que é 43,5% de culpa dos pais.
Ah ah
Já deviam ter acabado com o TikTok há muito. Não uso, nem nunca usarei.
Não se trata de acabar com o que quer que seja. Morrem milhares de pessoas na estrada mas ninguém acabou com os carros. Tem de se ensinar a usar. Tem de se educar. Tem de se supervisionar. Mas tudo isto dá muito trabalho…
O “melhor” comentário que li até agora, extremamente “construtivo”, bastante “sapiente” e “profundo” na sua essência. Deve ter custado uns dois dias para se chegar à uma conclusão como esta. Simplesmente “admirável” até tenho os pelos em “pé” tal é a minha estupefacção por magnânima e impoluta inteligência.
Como diria o maior filósofo que alguma vez conheci enquanto “varreiamos” uns shots de bagaço na tasquinha do Xo Manel: “FAÇA-ME O FAVOR!”
Não usas saiotes, logo…
Ser pai é a mais complicada profissão dos nossos dias. Se o queres ser tens de ter as qualificações adequadas. Porque se não as tiveres esquece: ou paga o aborto ou compra um cão.
As redes sociais vieram estragar toda a sociedade, pois ela ja nao estava muito boa, agora quando ando na rua vejo mais pessoas com o smartphone nas patas do que sem ele, nem reparam onde metem as patas no passeio, nem olham para o transito, e depois de tempos a tempos la fica um com os cornos debaixo de um trem.
Por acaso tens razão. Ainda era mais ou menos antes dos smartphones, as redes sociais eram apenas usadas nos computadores e maioritariamente por adolescentes. Depois vieram os smartphones onde qualquer pessoa podia ter um computador no bolso. As redes sociais passaram a ser, graças à ferramenta de partilha de fotografia e segundo de opinião, o centro da vida das pessoas em todo o lado, seja no trabalho, nos transportes, em casa, na rua ou nos restaurantes com os amigos.
Não só as redes sociais mas também apps de mensagens como whatsapp ou fb messenger, fóruns dinâmicos como o reddit. Estas também são uma forma de rede social.
Basicamente as redes sociais controlam-te a vida, o teu estado de espírito depende do que vês ou fazes lá, de quantos e qual a resposta ao teu conteúdo.
I call that Natural Selection…and Darwin Awards nominees and it’s a good thing to trim the herd from the inept. Eu espero não falecer por uma parvóice!
TikTok’s,jogos da baleia,entre outros,é tudo um perigo para as crianças.Mas infelizmente já não há volta a dar.Estas gerações de há 30 anos a esta parte são as gerações que nasceram e cresceram com o advento e consolidação da Internet.O que se pode fazer é que os pais estejam mais atentos ao que os filhos andam a fazer,porque de resto não há muito mais a fazer.
A culpa é óbviamente dos pais, na altira da pandemia até li um comentário de uma mãe no Facebook a dizer que o estado devia pagar um súbdito ou salario por ela ter que ensinar o filho na escola.. Claramente esta abominação de pessoa nunca devia ter tido um filho, os putos não pensam vêm outros a fazer “desafios” nas redes sociais e fazem igual, para ganhar audiências, os pais não deviam deixar um miudo de 11 anos ter um smartphone, aliás o próprio estado devia proibir o uso de smartphones, tablets até uma certa idade sob pena de multa para os pais. Usam o pc para trabalhos da escola e um telemóvel simples só para ligar aos pais. Isto pouparia imensos problemas…