Há uma mudança a caminho! Firefox já recuperou o seu lugar no mercado dos browsers
Apesar de serem usados todos os dias, os browsers têm uma luta titânica e silenciosa para garantir o domínio. O vencedor habitual é já óbvio, mas a grande luta parece estar agora focada nas posições seguintes, com o Firefox e o Edge.
Apesar do Firefox ter estado a ocupar o segundo lugar por muito tempo, a verdade é que o Edge lhe roubou esta posição num passado recente. Agora, o browser da Mozilla parece estar a recuperar no mercado e volta a ser o número dois nas escolhas dos consumidores.
O Chrome continua a dominar este mercado
O domínio do Chrome no mercado dos browsers é já uma certeza há muitos anos. A Google criou uma proposta única e que todos se habituaram a usar de forma natural. É hoje um padrão da indústria e define as regras e as novidades que outros vão seguindo ao longo do tempo.
O grande interesse parece estar na sua concorrência direta, que tem tentado acompanhar o líder. Falamos do Edge e do Firefox, que têm ombreado nos últimos meses. O Edge dominava desde que chegou, tendo tudo uma ascensão meteórica.
Edge já terá sido ultrapassado pelo Firefox
O browser da Microsoft conseguiu ultrapassar o Firefox, tendo conseguido assumir a segunda posição. Os fatores são bem conhecidos e passam pelo destaque que a Microsoft deu ao Edge no Windows 10 e este ter-se tornado o browser padrão neste sistema.
Este cenário terá mudado agora, segundo os dados que surgiram pela StatCounter referentes ao mês de abril. O Firefox terá ultrapassado o Edge e recuperado uma posição que tem sido a sua ao longo dos últimos amos.
Firefox está um browser cada vez melhor
A Mozilla tem conseguido melhorar o Firefox, com novas funcionalidades e principalmente com uma muito maior estabilidade neste browser. Este é um movimento que acontece depois de queixas dos utilizadores e que todos os meses tem visibilidade nas atualizações.
Será interessante ver como esta luta entre o Edge e o Firefox vai evoluir. O browser da Microsoft tem um apoio único e uma plataforma bem implantada no Windows 10, uma vantagem que o Firefox não tem. Ainda assim, este salto mostra como agrada aos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
O Edge já foi ultrapassado pelo Firefox ?? Se há browser que é bom,mas muito bom é o Edge.Esta agora… 😐
ahahaha
deves usar sempre um browser 100% opensource
O povo não quer saber. A prova disso é o facto de um browser feito por uma empresa que literalmente faz $ com os dados das pessoas ser o mais usado!
E, claro, quem fala as verdades (leia-se: soma 1 + 1) das duas uma ou é paranóico ou então tem algo a esconder. Clássico!
Era capaz de apostar que se o facebook, mesmo com todas estas leaks e polémicas que têm surgido, lançasse um browser era um instantinho até estar no top 3.
Tenho pena do Brave Browser ainda não ter o reconhecimento merecido…
Pelos comentários presumo que a maioria do pessoal ainda nem sequer equacionou testar o mesmo. Recomendo dar uma olhadela tanto no mobile como em desktop.
usar um browser open source mas que só me dá problemas e é mais lento em relação aos outros?
não obrigado. fica lá tu com open source.
Que problemas diz lá? Ou nem tu sabes?
Na maioria das vezes o problema não está no software, mas está sim entre o teclado e a cadeira.
é o chamado erro picnic… Problem in Chair Not in Computer
Mas o problema está no software ó marmajão.
Chico-esperto deves te achar a ultima bolacha do pacote.
Eu não tenho culpa de um browser open source ser mais lento e incompatível com a maioria dos sites que visito.
Quiseste te armar levaste foi no pacote. Para próxima fechas o bico e poem-te esperto ó Goma.
ZeDosBois deixa mas é de ir sacar cracks para o teu software pirata!! O Firefox não tem problemas o problema é o teu computador e tu!!
A unica coisa lenta aqui é o teu cérebro…
Ao menos aqui onde trabalho (uma empresa no Brasil), o firefox é o browser que menos apresenta problemas no dia a dia. Apresenta pouca lentidão ao carregar os sites, mostra poucas propagandas, não quebra as páginas, não dá problema com certificado, entre outros motivos.
E no meu trabalho, é preciso acessar sites do governo e de outras empresas. Por mais incrível que possa parecer, abrir esses sites no IE ou Firefox, dá menos problema que abrir em outros browser (eu foco em usar o firefox, por estar recebendo melhorias, o IE já foi depreciado).
Já tive a paciência de ficar o dia inteiro acompanhando o trabalho de funcionários de diversos setores e o único motivo que leva eles a não usar o firefox, é porque ele não é do google.
O Firefox só não tem mais por duas razões MUITO SIMPLES de perceber, até uma pessoa que não tenha muitos conhecimentos, apenas básico consegue la chegar.
a) A Microsoft como todo o mundo sabe, possui o Windows logo pode por o Edge como default, isso não significa que seja bom, porem vai ganhar um “boost” enorme, e há utilizadores que nem sequer sabem instalar outro. Logo por ai já é um enorme Boost.
b) O Google Chrome, é da Google isto todos sabem, na altura foi feita publicidade no próprio motor de pesquisa e hoje em dia continua a ser feito nas primeiras pesquisas do Google quando se procura por browsers. Permitiu ao Chrome ganhar muito mas muito terreno nesses tempos.
O que é que o Firefox tem contra estas grandes rivais?
Nada! Como vão fazer um “boost” contra uma empresa que possui um Sistema Operativo, como vão lutar contra uma dos maiores motores de busca? O Google!?
Não significa que o Firefox não tenha qualidade, não tem é como dar aquele enorme “boost” como essas empresas têm.
Logo é diferente, não tem nada haver mesmo! Firefox ganha muito em Privacidade, não é ao acaso que o TOR o utiliza.
E também não é ao acaso, que o Edge usa o motor do Chrome. Logo Chrome e Edge são iguais, com modificações a nível de optimização e design, no fundo no fundo.
O Único que se diferencia é o Firefox no mesmo desses dois, por tanto o Firefox não é mau, e tu SANDOKAN és outro que só sabe dizer asneiras sem as saber.
Firefox la por ter 3% e tal não significa que é mau, simplesmente os utilizadores não vão instalar um Browser só para ir as redes sociais. Logo só por ai começa. 😉
Felizmente alem desses ainda existem outros com muitas mais funcionalidades.
Samsung browser? Estes dados são de telemóveis ou computadores?
Acredito que seja geral. Porque está lá 18% de Safari, e o share do mercado de computadores Apple é bem mais baixo.
Desktop + Mobile + Tablet + Console
@ Worldwide
Tens versões mobile de todos esses browsers e por isso faz sentido avaliar de forma global e em todas as plataformas
Há já largos meses passei a usar o Edge de forma frequente e deixei o Chrome, sinceramente surpreende me a rapidez estabilidade e o consumo de recursos que o Chrome utiliza.
+1
Another one.
Eu também mudei de navegador. Até o momento o Microsoft Edge não tem me decepcionado. Estava farto do Chrome, o meu notebook tem processador Intel Core i7, 8GB de RAM e placa de vídeo Nvidia. Com tudo isso achando que jamais iria me decepcionar por lentidão usando o Chrome, porém, aconteceu o contrário. Mesmo com ótimos componentes no notebook e usando apenas serviços de NUVEM o Chrome me decepcionou e resolvi abandonar.
Chrome sempre! Edge e Firefox não dão nem pro cheiro.
Não da? Ou tu não das? O Firefox abre páginas a mesma velocidade que o Chrome and guess what, não pertence a uma big data.
No chrome estas sempre a ser constantemente monitorizado, tudo é enviado para a Google, pesquisas, websites favoritos, tempo que visitaste tudo tudo vai para a Google.
E vais me perguntar para que eles querem isso? Fácil Tools de Marketing
Ex: Google Ads.
Não precisas de agradecer, ou criticar a mim, critica antes ao Google Chrome pois ele esta a absorver informação tua e a ganhar dinheiro com isso.
O Chrome é tão bom, que o TOR usa como browser o Firefox.. O JonDo – the IP changer – JonDonym é outro 😉
Felicidades.
E tu achas mesmo que a Firefox e a Microsoft ou seja lá quem for não fazem o mesmo? és um ingênuo…
Mas eu disse que usava Edge? Se tivesses que escolher um para recolher dados quais escolhias?
Firefox
Google Chrome
Edge
Qual destes é o mais mortífero? Vejo ai dois…
É a mesma coisa que tiveres 3 caminhos, desses 3 caminhos qual é o melhor pelo qual deves ir!?
A ver se entendes, nunca disse que a Microsoft não fazia o mesmo. Alias até dei entender que o faz. 😉
Andas a ler ao inverso só pode!
Que bruta pancada esta cena de falar mal de browsers.
O Sr não percebe que se só existisse um e não houvesse concorrência seria você, o utilizador, o prejudicado?
Não seja pequenino…
É preciso uma lupa para entender este gráfico!
Segues o link que está no texto e tens a imagem com dados frescos e que podes ler da forma que entenderes
E so ficar disponivel a 100% na xbox e fica em segundo.
Continuo achar curioso a quantidade de noticias deste site a Playstation, nem uma acerca da xbox ou nintendo.
Quanto é que vos pagam?
A nós não nos pagam nada, mas mesmo que pagassem, tu não precisavas saber, de certeza 😉 podia-te fazer mal. Mas falando de coisas sérias, as análises aos títulos com recurso às consolas da Sony são em maior quantidade porque a Sony disponibiliza as consolas para testes, os títulos para análise. A Microsoft não, e sem ovos, não há omeletes. Vão aparecendo de todas as plataformas, mas com maior incidência naquelas onde as marcas tiveram a atenção de disponibilizar o hardware e o software. Mas mesmo assim, fala-se de tudo um pouco. 😀
Abraço jovem André.
Repara que isso aconteceu quando chegou ao Windows 10, com todo o alcance que este tem. Rapidamente foi revertido e agora tens o Firefox a recuperar o que era dele.
Quanto ao resto, estamos a falar de browsers e não de consolas logo não parece fazer sentido essa comparação.
Finalmente o meu browser favorito voltou a ocupar o ser lugar!!
Utilizo o Firefox há anos e não troco por nenhum outro.
+1
também gosto muito, mas ultimamente tenho tido alguns problemas em alguns sites que visito regularmente. Entretanto experimentei o vivaldi para ter uma alternativa e gostei muito. Tem algumas funcionalidades que gostava de ver no ff (separadores agrupado p.e.)
Por aqui, Opera como principal e Firefox como secundário.
No telemóvel, Opera.
Quem aprecia o Opera tem obrigatoriamente de experimentar o Vivaldi Browser e a mudança é quase certa, e basta saber quem criou o Opera o deixou pelos motivos que já sabemos e resolveu criar o Vivaldi que não para de surpreender em funcionalidades que possui em que mais nenhum browser o acompanha.
Vivaldi? Vou experimentar. Também usei Opera durante muito tempo.
uso o Vivaldi para alternativa ao FF. é do antigo dono do Opera.
Usei o Firefox durante muitos e muitos anos. Depois passei para o Google Chrome (era mais rápido), já usei o Brave Browser e o Vivaldi.
Neste momento uso o Edge Canary em Windows 10 e no Android 11 e é surpreendente a rapidez em ambiente Windows e em Android.
Muito rápido mesmo, estou a gostar bastante.
Para mim neste momento é o melhor e mais rápido. De vez em quando vou ao Firefox e Chrome, mas viciei-me no Edge Canary build, com algumas flags alteradas.
Para além dos navegadores, seja chrome, firefox, edge, usem duckduckgo como página inicial e motor de busca. Porque não guarda/usa nem vende as informações pessoais, não apresenta anúncios com base nas tuas pesquisas porque não guarda nem rastreia o histórico, seja em modo normal ou privado.
A nível de resultados indexados, apresenta as mesmas capacidades de pesquisa de sites e tópicos como o google. Mudei há pouco tempo e não sinto falta do google, apesar de ainda continuar a usar o gmail, o tradutor, drive, tenho-os na barra de favoritos.
Para quem ainda quiser uma internet sem anúncios pode usar o DNS da adguard (com ou sem controlo parental) para deixar de ter anúncios, bloqueia ainda mais que o adblock. O dns com controlo parental bloqueia os websites de pornografia e também a caixa de comentários do youtube bem como vários tipos de conteúdos no youtube.
Uso o adguard pro em ambiente windows e Android.
Não tenho problemas de publicidade e add-on I don’t care about cookies! Chateia-me cada vez que visito um site estar sempre a levar com o pop up dos cookies para aceitar. O adguard tem este filtro mas não funciona muito bem.
Em Android YouTube Vanced, sem publicidade e funciona com o ecrã desligado.
scp, podes-me explicar como funciona esse assunto do dns?! gostaria de fazer isso que dizes, de bloquear a publicidade e tudo mais, porque já por várias vezes, tentei e nao consegui. obg
@scp,
https://adguard.com/pt_pt/adguard-dns/overview.html
Segue o link que o Raul pôs, nem é preciso instalares o navegador da adguard, só tens de alterar o servidor DNS primário e alternativo. Podes fazê-lo no Windows, Mac, smartphone. Essa página tem instruções onde aceder dentro de qualquer dispositivo para alterar.
O Firefox, sincroniza bem os favoritos, palavras passe etc, como o chrome?
AS palavras passe ficam seguras? Onde são guardadas?
Claro que sim. Sincroniza e a segurança é um dos pontos fortes do Firefox. Sincroniza também os addons. Experimenta antes de mudar que vais ficar surpreendido.
Uso o Edge num Mac m1 e não tenho razões de queixa, super rápido, com todos as extensões disponíveis do Chrome.
User-friendly para definir que tipo de privacidade pretendemos
Aconselho a colocar a cache em “read only”.
Uso o Firefox há anos, é muito rápido e a nível da gestão das senhas é também imbatível, para mim é o melhor, mas, como todos sabemos, no mundo digital ser um dos gigantes não significa ser o melhor, apenas o mais usado!
Sempre usei o firefox e nunca me deixou mal, no desktop. No mobile ha paginas que ficam lentas a abrir, mas uso na mesma.
Firefox sempre !!! (A não ser que se “venda” a outros interesses, claro. Até ver não é o caso)
E não é por ser “fanboy”, mas sim, por “navegar” na “net” à muitos muitos muitos aninhos…
Quem quiser usar os outros, é livre, claro. Mas comodidade, privacidade e a “moda”, tem preço… A conta chega sempre, mais cedo ou mais tarde… Bom proveito!
O seguidismo é algo lixado, para uma grande parte dos jovens parece mal não ser do comboio, então vai tudo ao mesmo. Que falta de personalidade.
Façam os ajustes no firefox e depois comentem, não sejam maria vai com as outras.
Minha frequência de uso: 1 – Brave, 2 – Firefox, 3 – Edge.
palemoon