Escassez de placas gráficas poderá durar pelo menos até ao final de 2021
Não é mistério nenhum para ninguém que o mercado dos componentes está a atravessar uma séria crise de escassez de stock. E um dos produtos mais afetados é, sem dúvida, as placas gráficas.
Mas, segundo as mais recentes informações, este falta de stock de GPUs poderá prolongar-se pelo menos até ao final do ano de 2021.
Se procura uma placa gráfica dos modelos mais recentes para desktop, então certamente que tem tido bastante dificuldade nesta tarefa. O mesmo acontece com os novos portáteis com os recém lançados chips gráficos da Nvidia,
O mercado das placas gráficas está de prateleiras vazias, e os modelos que vão estando disponíveis contam com um valor extremamente acima do lançado pelas marcas.
Uma das razões para esta escassez prende-se com questões de capacidade interna das fábricas, sendo que a pandemia da COVID-19 não ajudou em nada nesta dinâmica. Por outro lado, a valorização das criptomoedas levou a um crescente aumento da atividade de mineração de criptomoedas que, consequentemente, envolve a compra e utilização massiva de GPUs.
Escassez de GPUs poderá manter-se até ao final de 2021
De acordo com os últimos relatórios da rede de componentes, a escassez de placas gráficas irá durar até ao final deste ano. O motivo principal é a escassez de chips e de componentes o que, por conseguinte, levará ao contínuo a aumento dos preços destes produtos.
E como continua a aumentar também a prática de mineração das moedas digitais, os preços da placas gráficas vão manter um aumento de preço quase numa base semanal.
No que respeita à situação das fabricantes, Jeans Huang, presidente da MSI, espera que a receita consolidada da empresa atinja o nível mais alto da sua história no primeiro trimestre de 2021, permanecendo até ao segundo trimestre.
Já a Gigabyte Technology viu o seu lucro líquido aumentar 125% em comparação ao ano de 2019, conseguindo atingi 153,29 milhões de dólares em 2020. A marca está confiante de que as suas vendas no primeiro trimestre de 2021 vão manter o crescimento. Para além disso, a empresa conta com pedidos para pelo menos até ao segundo trimestre.
Por sua vez, a ASUS aumentou recentemente o preço das suas placas gráficas em 10% a 20%. E esse aumento deverá manter-se até ao segundo trimestre.
Este artigo tem mais de um ano
Se for só até ao final de 2021 é bom sinal. O problema é que o mais provável é a escassez de semi-condutores durar até 2023:
https://www.youtube.com/watch?v=3A4yk-P5ukY&ab_channel=LinusTechTips
Acho que a escassez e preços altos das gráficas só vão acabar quando a mineração deixar de ser rentável , aí além de deixarem de comprar gráficas os mineiros vão também as ‘despachar’ (já um pouco queimadas…)
Ahahahaha a culpa é sempre da mineração, antes do covid já havia mineração
Antes do covid19 já havia mineração mas não como agora mas de longe…
+1
Antes da pandemia havia até muito mais mineração. O problema tem sido a nvidia e a amd não contar com tanta gente querer comprar as gráficas e cpus, devido às pessoas estarem sempre em casa. A Intel não tem tanto este problema porque as vendas deles já estavam a cair.
Já foi estudado e mineração não tem culpa. Há um limite de chips, ponto! Ainda por cima num ano que todos compraram ou trocaram computadores. Sairam cpus, consolas, telemóvels, carros e graficas novas. Só há 3 empresas que produzem os chips em massa(intel, samsung e TSMC). Até estas empresas acabarem de construir as novas fabricas nos estados unidos e asia esqueçam. A maior parte delas só em 2023. Fewlizmente a Intel decidiu fazer competição à samsing e TSMC e também vai começar a produzir chips para outras empresas.
Podes dizer o que quiseres, mas para tua informação não te passa pela cabeça a quantidade de pessoas que me querem comprar 4 ou mais gráficas e alguns até disseram que ficavam com todas que eu tivesse… se não é mineração……
É para jogar em nvlink. /s
Eu acabei de comprar uma amd rx 560 só para ligar mesmo quase o monitor, pelo menos dá para jogar CS go 🙂 Comecei a montar um setup em Fevereiro, se fosse em janeiro ainda arranjava placas a um preço aceitável, agora é impensável dar mais de 500 euros por uma 1660 super… Mais vale esperar mesmo que alguém comece aí a despachar material.
E eu que vendi a minha 2060 por 300€ e pensei que era um bom negocio no final do ano…
E era, no final do ano…
Amarrar os “mineiros” e os scalpers a 10 toneladas de chumbo e larga-los aqui ( Fossa Laurentina ) era um óptimo começo !
nao sabes o que se esta a criar por de tras da cortina!
Reclama do que quiseres, mas os scalpers não é…..
a nível de distribuição as placas só estão a ser entregues para assembladores….
Agora aqueles que estão a comprar as máquinas completas para lhes tirarem as gráficas e venderem os restos dos componentes…. ui…..
Eu estou á espera de 12 gráficas, todas vendidas para 12 clientes e não consigo porque so entregam para assemblagem.
atenção, não é possível remover a subscrição de alerta de email a novas respostas…
dantes havia link, agora temos de gerir e quando entramos:
You are not allowed to access this page.
só queria poder jogar xD agora que posso comprar não há