Descoberto easter egg no Windows 95 que esteve escondido por 25 anos
Não é anormal, sempre que são criadas novas aplicações, que sejam colocados pequenos segredos pelos programadores. Qualquer um destes easter egg traz informações ou algum divertimento para os utilizadores, sendo apenas para os entreter.
A Microsoft tem um historial grande de colocar easter egg nas suas apps. O mais recente apareceu agora num dos mais antigos sistemas operativos que lançou falamos do Windows 95, que teve agora uma curiosidade revelada, ao fim de 25 anos.
Um novo easter egg no Windows 95
Apesar de estar já descontinuado há muitos anos, o Windows 95 parece ser ainda objeto de estudo para muitos utilizadores. Este foi um dos sistemas que mudou por completo a informática e que abriu os utilizadores para novas interfaces e para novas aplicações.
Desta forma, e dando continuidade a algumas análises, foi descoberto um novo easter egg. Desta vez estava escondido na app Internet Mail do Windows 95 e até agora nunca tinha sido revelado e como tal registado em nenhum lado.
App Internet Mail tem este pequeno segredo
Foi o hacker e programador Albacore que o anunciou ao mundo a sua descoberta recente, através de um simples tweet. Do que mostrou nessa rede social, existe uma forma de aceder a uma nova janela na app Internet Mail do Windows 95.
Essa mostra depois uma lista dos programadores que participaram no desenvolvimento desta app. Este easter egg é similar a muitos outros que foram encontrados ao longo dos anos e que ajudavam a reconhecer quem participava nestas apps
Esteve escondido por 25 anos
Do que é descrito, basta abrir o separador Acerta e depois escolher um dos ficheiros dll presentes nessa lista. Ao escrever depois a palavra MORTIMER o utilizador tem finalmente acesso à lista dos programadores nessa nova janela.
A utilidade deste easter egg é nula como se esperava. É apenas uma lista de nomes que surge ao utilizador, mas mostra que muito código com opções similares está ainda escondido e por descobrir. Neste caso demorou 25 anos a ser revelado, mas provavelmente muito outro demorará ainda mais a ser encontrado.
Este artigo tem mais de um ano
Afinal é considerado Easter Egg? Por acaso já tinha visto isto algures em 1998 quando tive o meu primeiro PC e andava a mexer em tudo e mais alguma coisa por curiosidade. 1998-2000 foram os anos em que mais vezes instalei o Windows porque mexia tanto para tentar perceber que matava o OS No processo descobria coisas engraçadas como estas coisas. E havia mais programa em que a equipa do projecto era apresentada dessa forma.
Acho que essa foi a forma que muitos aprenderam muita coisa.
Lembro-me que o Win95 tinha uma ferramenta para comprimir o disco rígido, de forma a ter-se mais espaço. Explorei tanto essa ferramenta que dei cabo do disco… lol
Andei a ver na máquina virtual e não encontrei essa aplicação. Ainda assim, encontrei referência no regedit, mas nada da localização ou nome do ficheiro. Na pasta dos programas, nada.
Sim, também me lembro de já ter encontrado isso, não considero easter egg, descobri isso porque na altura não tinha acesso à internet nesse computador e tal como o ISheepNot, mexia em tudo até o sistema dar o berro, mas já descobri muito mais tarde, já existia o xp e eu como era criança ficava com a máquina antiga.
Chamar “app” a um programa do Windows 95…
A seguir vão chamar tiktok a um video clip, mp3 a um gira discos, e selfie ao auto-retrato do van Gogh. Lol
Fica aqui a página da Wikipedia para veres o quão estás enganado. Boas leituras:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_aplicativo
E não é uma app (aplicação)? Então? 😀 é cada um!
Eu percebo a reação do @Anti-Parvos, ninguém chamava app até aparecerem os smartphones, principalmente as pessoas do tempo do ZX Spectrum. Era um programa ou programa de computador.
https://en.wikipedia.org/wiki/Application_software
Tudo muito certo, mas o mundo evoluiu, eu também tive o meu Commodore 64 e, hoje, como tu sabes, uma app é o que é e o teu link é um exemplo disso.
Abr.
Vitor, tens toda a razão, app no seu conceito geral. a terminologia da palavra indica isso, mas ainda sou apologista do antigo Software….
digamos que o conceito de app e software deveria ser melhor definido, pois a mim não faz sentido de chamar app a um Dreamweaver, a um Visual Studio ( sem ser o Code), a um IntelliJ etc…
Assobios! Posso chamar o João com uma assobio, mas tecnicamente chama-se João, o assobio é mais generalista e não é o mais educado. A etimologia do termo técnico App está bem explicado aqui https://www.techopedia.com/definition/28104/app
Exatamente, “An app is computer software”… nem era preciso tanto.
E calhou bem ser perto da Páscoa 🙂