Dica: Vai abandonar o LastPass? Saiba como importar as passwords para o Bitwarden
A decisão do LastPass de limitar a utilização da conta gratuita foi muito mal recebida. Muitos utilizadores vão optar por abandonar este serviço e simplesmente encontrar outro que consiga oferecer o mesmo, mas sem limitações.
Uma das propostas mais faladas é o Bitwarden, que está ao nível do que é agora oferecido pelo LastPass. Este tem sido um dos softwares que a maioria diz querer usar. Assim, veja por isso como é simples importar as passwords do LastPass para o Bitwarden.
O LastPass deu, segundo muitos, um passo que o vai fazer perder milhares de utilizadores. A decisão de limitar a utilização de contas gratuitas a apenas um tipo de dispositivos torna-se curto para muitos utilizadores.
Então, com todos a procurar alternativas, o Bitwarden surge como umas das boas opções.
Exportar as passwords do LastPass
Ao abandonar o LastPass, é imperativo exportar as passwords para que depois possam ser importadas para o novo serviço. Esta funcionalidade existe neste serviço, mas deve ser usada com cuidado, pois vai revelar todas as passwords.
Para isso devem aceder ao serviço, e no site escolher Advance options -> Export ou na extensão a Account options -> Advance -> Export e depois LastPass CSV File. Ao abrirem o ficheiro, vão ver todas as palavras-passe em claro.
Importar dados para o Bitwarden
Já com a conta no Bitwarden criada, devem aceder a este serviço para tratar da importação das passwords. Este está preparado para receber os dados do LastPass e de muitos outros gestores de passwords que estão disponíveis.
Escolham então Tools, no menu superior, e depois a opção Import Data, no menu lateral. Isso vai dar acesso à interface criada para importar passwords e por isso devem escolher LastPass (CSV) no ponto 1, o ficheiro exportado do LastPass no ponto 2 e por fim escolher Import Data.
Validar que tudo foi bem importado
No final do processo de importação vão ver surgir uma mensagem de sucesso. Esta será a garantia de que a importação foi terminada e que os dados foram carregados para o Bitwarden. Ao escolherem a opção My Vault vão ver todas as passwords carregadas.
Um último passo importante que devem tomar é a eliminação do ficheiro descarregado do LastPass. Devem aceder a esse ficheiro e depois apagar a cópia que têm. Desta forma garantem que caso o PC seja comprometido, as passwords não serão roubadas.
É desta forma simples que conseguem abandonar o LastPass e começar a usar o Bitwarden. Não esqueçam também de eliminar a conta do serviço para assim não deixarem as passwords espalhadas por mais um local na Internet.
Este artigo tem mais de um ano
já miguei para o Bitwarden. É tão bom quanto o lastpass a nível free. altamente recomendado. acredito que Lastpass não deveria ter agido desta forma. Poderia ter deixado os usuários antigos da aplicação sem alterações sendo que os novos adotariam a nova política. Mas ainda bem que para o momento termos substitutos a altura.
migrei antes de ontem
Usem ou NordPass ou Bitwarden.
De evitar serviços nos USA e UK
Já uso o Bitwarden há mais de 2 anos, excelente serviço.
Quanto ao tema deste artigo, existe um tutorial oficial no site do Bitwarden para o efeito: https://bitwarden.com/help/article/import-from-lastpass/
Podem também lá encontrar tutoriais para importar as passwords de outros sistemas.
A app do Lastpass contém os seguientes trackers (espiões):
-AppsFlyer
-Google Analytics
-Google CrashLytics
-Google Firebase Analytics
-Google Tag Manager
-MixPanel
-Segment
A quantidades de dados que são enviados a terceiros é inaceitável. Sendo uma app para gerir passwords torna esta situação ainda mais escandalosa. Bitwarden ou KeePass(XC) são boas recomendações.
Não vejo nada de escandaloso nisso. Qualquer bom produto comercial tem de ter uma plataforma de analytics por trás, para dar informação a quem gere o produto sobre como os seus utilizadores a usam. GA e GTM são dos mais usados no mercado e vais encontrar essa integração na grande maioria dos produtos que usas. O que não quer dizer automaticamente que vão vender esses dados, muito pelo contrário. Crashlytics serve para terem crash reports das apps, para poderem ter mais informação de quando a app crasha a um utilizador e poderem mais facilmente corrigir o bug, também nada de anormal aqui. Firebase Analytics é o mesmo que o GA mas para mobile.
O próprio site do Bitwarden tem integração com GA e GTM.
As pessoas exageram às vezes ou por falta de conhecimento ou só pela necessidade de criar polémicas onde elas não existem.
Tudo normal, escandaloso seria não ter pelo menos google analytics.
Também mudei recentemente do Lastpass para o Bitwarden e estou bastante satisfeito. A versão gratuita tinha tudo o que precisava mas decidi pagar os 10usd/ano porque vale o dinheiro e sempre se ajuda em futuros desenvolvimentos. Recomendo!