TikTok proíbe menores de 13 anos após tragédia em Itália
O TikTok é hoje uma das redes sociais mais populares do mundo. A possibilidade de realizar pequenos vídeos cheios de efeitos tem atraído miúdos e graúdos que ali dão asas à imaginação. No entanto, tal como as outras redes sociais, também no TikTok acontecem situações negativas.
Depois da rede social ter sido bloqueado em Itália após morte de menina de 10 anos, há informações de que a partir de terça-feira passará a proibir menores de 13 anos.
Rede social TikTok vai ter botão para denunciar crianças...
A rede social TikTok passou a estar bloqueada em Itália. De acordo com as informações de janeiro, uma menina de 10 anos morreu por asfixia, enquanto gravava um desafio para o TikTok. De relembrar que o registo desta criança na rede social “não foi recusado pela empresa” apesar da idade, que era inferir ao mínimo de 13 anos.
Tal situação tem levantado várias vozes críticas da rede social, tendo obrigado a uma restruturação de emergência da política de utilização. Segundo o que é revelado, a partir da próxima terça-feira o TikTok irá restringir na Europa o acesso a todos os utilizadores registados com menos de 13 anos.
Alexandra Evans, responsável pela segurança infantil da TikTok na Europa, referiu que está a ser criado um botão para que cada utilizador possa denunciar utilizadores que pareçam ter menos de 13 anos.
De relembrar que em janeiro a Autoridade de Proteção de Dados Italiana, determinou “bloquear a rede social chinesa” com efeitos imediatos até 15 de fevereiro, altura em que se estimava que o TikTok já tivesse correspondido às obrigações do regulador italiano.
Antonella, de dez anos, foi encontrada inconsciente pela irmã na casa de banho da sua casa em Palermo, depois de esta aderido a um desafio na rede social. Antonella colocou um cinto em volta do pescoço e tentou ficar sem respirar o máximo tempo possível. Depois de ter sido encontrada desmaiada, a criança foi levada para o hospital, onde acabou por perder a vida.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
por mim isto em portugal era banido.
Apenas deveria ser autorizado a pessoas de maiores de idade.
Nem maiores de idade querem usar isso, só menores mentais
Do pior “lixo” que pode haver. Transforma miúdos e não só em autênticos clones, marionetas que seguem as marés de qq “tiktoker” que tenha fama… Infelizmente há demasiada gente influenciável, não conseguindo pensar pela própria cabeça… Já enoja ver miúdos e não tão miúdos a terem “espasmos” em qq lado, parece um glitch, só pq não tiram estas tretas da cabeça… Miséria
Tbm apetece perguntar: Qual é o limite mínimo para se ter perfil em redes sociais? O problema maior passa pela falta de controlo por parte dos pais. O mais fácil é mentirem, terem um e-mail que permita a criação do0erfil. Os papas até acham graça, até dar raia… É mais fácil colá-los a um ecrã, sem se preocuparem com o que vêm ou fazem do que passar tempo com eles e educá-los. Até pq a maioria dos pais faz o mesmo… Não é de estranhar, portanto…
Dão brinquedos, deixam os filhos por conta própria porque educar, acompanhar, assumir o papel de pais dá trabalho.
A responsabilidade é só dos pais. Onde andam os pais para uma miúda de 10 anos ter tempo para fazer tudo o que fez ? Ser pai passou a ser uma moda em vez de ser uma enorme responsabilidade, e depois temos isto.
Dão smartphones aos filhos pois é mais fácil do que dar educacao.